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  • #13
    Usuário Avatar de Bercan
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    22/09/2010
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    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Se achar me avisa, pois estou atras destas molas faz tempinho e esferas também!!! Olha o meu topico se avisa se achar, ok?? abç

    parceiro,

    tbm procurei muito este "reparo" (molas e esferas) e não encontrava na net... ficava andando com a alavanca da reduzida amarrada no banco... foi então que encontrei um meca das antigas q mantem uma loja de peças em Baixo Guandu - ES, ele tem muita coisa.... estoque de época, ele revisou a T-case da minha viatura e trocou este "reparo".... creio que ele tenha, ou possa te indicar de qual fornecedor ele comprou... ele e gente fina!!!

    se quiser pode ligar pra ele, fala q vc e de longe e pergunta se ele te da o contato do fornecedor....
    creio que ele não vai negar...
    ou se ele tiver, pergunta se ele te manda por sedex....

    Mecânica Santa Luzia - Oficina do Chinês - Baixo Guandu ES
    Tel: (27) 3732-9434

    abraço... se alguém souber onde encontrar na net.... posta ai!!!
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
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  • #14
    Usuário Avatar de gabriel-cj61
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    19/10/2010
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    Amigo, me aconteceu isso a pouco tempo atrás! fui no mecânico e como era sexta ele quis dar um bolo falando que a lataria tava empurrando a alavanca, mas em 4 anos nunca aconteceu isso e daí só andando na rua, sem torcer nada ela escava a cada 5 metros que andava... e era umas escapadas nervosas mesmo, dava até dó! teimei que não era aquilo mas mesmo assim abrimos um buraco no assoalho, não adiantou nada! daí o idiota foi lá e amarrou ela na posição certa, mas daí ela ia pra escapar e como estava amarrada arranhava lá dentro. Enfim, deixei o jeep lá, e ele deu o diagnóstico que poderia ser a mola e a esfera, e que era pra eu torcer pra ser isso. Quando abriu a caixa, tinha uma duas engrenagens banguelinhas de tudo hahah, aí fui atras das engrenagens e ele me deu a dia de não comprar da willyparts pq não aguenta e falou pra procurar num ferro-velho e tal. Mas daí ele fuçou lá e achou na oficina dele umas usadas, mas zeradinhas, daí como ele não tinha ideia de preço, peguei na internet o preço das duas da willyparts pra ele ter uma base e fez um precinho bom Com mão-de-obra e peças ficou em 500 latinhas! Achei caro pq eu tava puto pq fazia uma semana que o jeep tinha saído da oficina depois de alguns meses de enrolação lá pra adaptar o motor e eu tinha pedido pra ele revisar tudo, tudo mesmo e ele disse que tinha revisado e estava tudo certo já! me cobrou... e caro, e agora em mais ou menos 5 depois, to tendo que refazer quase tudo que ele fez... Fica aí a dica, espero ter ajudado!
    abração e boa sorte
    TOYOTA SW4 3.0 TURBO DIESEL 1997
    ex - Jeep Grand Cherokee limited LX 5.9 1998
    Ex - Jeep Willys CJ-5 1961 - Falcon 3.6

  • #15
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    Não adianta trocar as molas pois são os encaixes das engrenagens que estão gastas veja bem não são os dentes das engrenagens como provavelmente o Leopoldo falou que é impossivel restaurar (neste caso concordo com ele) e sim o entalhado interno da engrenagem, na reduzida tem uma engrenagem que faz o acoplamento com o carretel que faz a redução (aquele que tem o famoso pino "chorão") então esta engrenagem (é uma grande com dentes retos) "corre" no eixo entalhado da reduzida e quando reduzimos ela engata na engrenagem pequena do carretel (dentes retos) e quando colocamos direto ela encaixa na engrenagem "louca" (dentes inclinados) e é este encaixe que gasta e é onde fazemos a retifica mudando o ângulo do desgaste deste encaixe, fica bom pois onde é trabalhado não fragiliza em nada as engrenagens.

  • #16
    Usuário Avatar de lucar
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    Pois bem senhores... hoje a tarde fui levar uma pessoa até uma cidadezinha ao lado da minha e resolvi levar o que tinha me sobrado por aqui para tentar achar algo que pudesse suprir a minha necessidade. Fui numa auto peças e comprei o retentor sabó da caixa de redução Numero Sabó 02038 BRG, não tinha o feltro e eu não sabia o Numero/Codigo, isso para o vazamento do cambio/reduzida. Quando estava saindo lembrei das peças da tampa e retornei mostrando para o vendedor o mesmo mostrou para o "Jedi" da loja que foi la para o estoque e depois de uns 10 min voltou com um Reparo de caminhão. Nele veio 3 calços de metal, 3 esferas e 3 molas. As molas são maior (tenho 3 para acertar a tensão de 1...posso testar 2) , as esferas perfeitas, os calços vão para lata de trecos. Sem demonstrar satisfação perguntei o preço... o vendedor procurou no cadastro/estoque e nada de achar....foi e perguntou para o "Jedi" o cara olho e mandou. " Ahhhh....Cobra R$10,00 pois isso estava em uma caixa lá no fundo da loja faz muito tempo. Nem sei de que caminhão é!!!" kkkkkkkk Matou meu problema.....saí de casa sabendo que hoje ia achar..kkk vai saber, né?? ainda mais a hora que passei em casa antes de ir para levar aquilo que tinha como comparação!

    Sorte ou não depois posto a foto do reparo, pois pode ser útil para mais pessoas!

    Cidade pequena vale a pena garimpar peça para os veteranos guerreiros.....

    abç!!!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
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  • #17
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Não adianta trocar as molas pois são os encaixes das engrenagens que estão gastas veja bem não são os dentes das engrenagens como provavelmente o Leopoldo falou que é impossivel restaurar (neste caso concordo com ele) e sim o entalhado interno da engrenagem, na reduzida tem uma engrenagem que faz o acoplamento com o carretel que faz a redução (aquele que tem o famoso pino "chorão") então esta engrenagem (é uma grande com dentes retos) "corre" no eixo entalhado da reduzida e quando reduzimos ela engata na engrenagem pequena do carretel (dentes retos) e quando colocamos direto ela encaixa na engrenagem "louca" (dentes inclinados) e é este encaixe que gasta e é onde fazemos a retifica mudando o ângulo do desgaste deste encaixe, fica bom pois onde é trabalhado não fragiliza em nada as engrenagens.
    Bem, eu também fui vítima desse problema crônico...

    O meu problema começou na estrada, imaginem eu a 110 km/h voltando de um passeio, numa BR, em comboio com a galera e de repente numa ultrapassagem o jeep dá aquela acelerada solta... aí enconstei no acostamento... o velhinho de guerra mais uma vez no meio dos modernos... a galera para junto (só carro novo)... aí descobri quase que na hora o problema da reduzida... engatei a marcha de novo e fiquei imaginando o que teria provocado isso... e continuei a viagem... e mais na frente aconteceu novamente... aí parei de novo e engatei novamente, mas dessa vez a mulher foi com o pé escorando a alavanca... mecânico levanta logo a possibilidade de ser a carroceria, mas estava longe... dá a velha "regulada" nas molas e esferas... mas também não resolve e aí sobra a velha engrenagem... resultado, como já havia lido aqui no fórum que cortar não é o ideal... comprei uma engrenagem na sucata... e instalei... resultado... minha caixa de transferencia ficou roncando e muito quando reduz... ou seja... as engrenagens que não eram casadas agora fiquei com um par de engrenagens desencontradas, é igual a coroa e pinhão... tem que ser o par... e pra meu espanto... em pouco tempo de novo aconteceu a mesma coisa com a outra engrenagem.. aí não teve jeito tive que forçosamente ($$$) mandar cortar a bendita... e até hoje não tive mais problema com isso... e faz tempo... faz 3 anos já.

    É isso, só queria dar meu testemunho aos amigos...
    Essa de ser as esferas... eu não acredito nisso... sempre é a engrenagem... ou a carroceria realmente que esbarra e solta a alavanca... mas normalmente é a engrenagem...


    Forte abraço!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #18
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Claro que o leopoldo estar certo!!! Mas, peças da segunda guerra aguentam corte sim. Quem nao aguenta sao as engrenagem de hoje feitas de "latas de cervejas" Que carro novo vc tem hoje? Daqui a 46 anos ele será o que?

  • #19
    Usuário Avatar de lucar
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    Opa conforme prometi as fotos do reparo de caminhão estão aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...cronizado.html

    Se esta escapando dessa maneira provavelmente é engrenagem...Não custa tentar ajustar as molas e esferas.
    Já no meu caso foi oleo que baixou mesmo e ficou duro de passar a marcha e para não forçar eu saquei as molas e esferas que foram furtadas junto com uma caixa de ferramentas minha que estava no jeep! Por isso que estava procurando pelas peças!
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  • #20
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Claro que o leopoldo estar certo!!! Mas, peças da segunda guerra aguentam corte sim. Quem nao aguenta sao as engrenagem de hoje feitas de "latas de cervejas" Que carro novo vc tem hoje? Daqui a 46 anos ele será o que?

    É o que sempre falo e comento, quando os caras dizem assim... troller é o carro... é isso e é aquilo... aí eu penso comigo mesmo... quero ver é se daqui a 50 anos, os primeiros, do ano 2001 (vamos colocar - eleger somente os à diesel...) estarão ao menos andando pra contar alguma história de tradição, uso e resistência... Tô cansado de ir pra trilha e ver o que os monstros conseguem fazer... realmente enfrentam obstáculos com braveza... mas tradição é tradição... quantos diferenciais um troller bem usado não já terá trocado daqui a 50 anos? o meu ainda é original de fábrica... então assim... bota lata de cerveja nisso!!!!
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  • #21
    Jeep Willys é caso de amor a tradição, ele vem nos servindo a + de 70 anos, tenho um troller, novo gosto dele, mas se tiver que vender, vendo ele dez vezes e nenhuma o meu "Vilette" (CJ-5 1961), onde tenho centenas de horas de trabalho realizado

  • #22
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Alemao4x4 Ver Post
    Jeep Willys é caso de amor a tradição, ele vem nos servindo a + de 70 anos, tenho um troller, novo gosto dele, mas se tiver que vender, vendo ele dez vezes e nenhuma o meu "Vilette" (CJ-5 1961), onde tenho centenas de horas de trabalho realizado
    X2...

    É o meu mesmo sentimento... não vendo ele por nada, ainda por cima que tenho fotos com 6 anos em cima do bixão (faz tempo viu)... então assim é um membro da família... como um filho, não se vende, nem dá, nem empresta... Concordo que quanto ao troller ser um bom carro, nunca duvidei disso, tem garra, força, e anda muito bem, bem mesmo... mas nunca trocaria... e aliás nunca compraria um, pois não me atende, por causa da família...

    Forte abraço!

    Pablo
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  • #23
    ontem eu estava andando com meu jeep 1952, era meu, agora eu dei ele para o meu filho de 19 anos, mas os consertos e despesas ainda são meus, e um senhor, me fez parar e perguntou, "vende o jipinho", eu pra fazer graça respondi vendo, ele perguntou, quanto, 50 mil foi a resposta, logico que não vale tanto, porem se ele topasse eu estaria ferrado, com certeza meu filho não venderia, ele tem este jipe, ou anda nele desde os 4 anos de idade.
    Jeep não tem preço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reduzida escapando-dvc00221.jpg  

  • #24
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    Também fresei o engate da terceira marcha do meu Jeep. Postei o relato num outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ml#post1748141) , só agora to lendo esse tópico aqui onde a resposta se enquadraria melhor.
    Concordo com isso que o georgevalle falou: não se trata de fresar os dentes da engrenagem realmente, ninguém faz isso depois que a engrenagem já tá pronta, mas sim os engates dela na luva ou, no caso da CT, o entalhado externo da engrenagem da marcha "direta", junto com o miolo da engrenagem da "reduzida", que faz o papel da luva.
    Willys Overland 1953
    "Quando vou de Jeep, acabo pegando o caminho mais longo..."
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=78743

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