x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/11/2009
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Problema com burrinho de freio




    Tive problema de ficar sem freio rodando por ai por causa do burrinho do freio traseiro que estourou. Levei pra oficina e corri atras de um novo. Resolvi trocar logo o par traseiro, mas o da roda que estourou, ja foi colocado 3 burrinhos diferente da Controil e vazaram tambem dentro mesmo da oficina. Então retirei tudo de dentro de um burrinho novo e coloquei na carcaça do velho e deu certo. Mas o problema que passou duas semanas e reparei na garagem da minha casa que andou pingando oleo do tambor na roda.. acredito que esteja vazando.. isso tudo na mesma roda que vazou da primeira vez. Algum problema cronico ou azar?

    Obrigado.. E sou novo aqui na comunidade.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    16/11/2009
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Esqueci de informar.. é um willys ano 59.

  • #3
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo , bem vindo ao Forum4x4Brasil
    Primeiro passo troque de oficina. (tá louco meu)
    Depois observe na roda que está vazando os patinhos de freio, não sabe oque é ?
    são aquelas peças de ferro em formato de meia lua que seguram as faixas/lonas de freio, Na parte que entra em contato com o burrinho, aquele bico,... ele deve estar gasto demais, ai mesmo que as lonas estiveremm novas , acaba não dando a distancia correta entre as lonas e a panela e vaza.
    Pra arrumar .... enche esse "bico" de solda pra aumentar o tamanho de novo. se as faixas estiverem gastas coloque a medida 3x , a que dá certo no willys são as da s10, só que precisa refurar os patinhos
    Abc

  • #4
    é...a 1a. é trocar o mecanico hehehe....troque os patins (e lonas obviamente), encher com solda ali? desculpe, mas se mecanico bom já e dificil soldador bom então nem se fala, esquece isso. O CILINDRO DE RODA (Burrinho que vc se refere) da Controil é excelente, se vc trocou e deu problema, peça a garantia da peça que eles dão.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/10/2012
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    44
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Estou com esse mesmo problema... Como foi, afinal, solucionado?

    No meu caso coloquei os 4 burrinhos e cilindro mestre novos. Troquei as lonas mas não troquei os patinhos. Outro detalhe que não sei se influencia em algo é que coloquei os tambores do CJ3 e o meu é CJ5. O mecanico disse que não tinha diferença.

    Acontece que quando dá pressão o óleo vaza pelo burrinho. E detalhe, em 3 rodas vazou. Acho que foi erro na montagem, no entanto, o que será que está montado errado?

  • #6
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Aquiles Melo Ver Post
    Estou com esse mesmo problema... Como foi, afinal, solucionado?

    No meu caso coloquei os 4 burrinhos e cilindro mestre novos. Troquei as lonas mas não troquei os patinhos. Outro detalhe que não sei se influencia em algo é que coloquei os tambores do CJ3 e o meu é CJ5. O mecanico disse que não tinha diferença.

    Acontece que quando dá pressão o óleo vaza pelo burrinho. E detalhe, em 3 rodas vazou. Acho que foi erro na montagem, no entanto, o que será que está montado errado?
    É o seguinte, eu nunca vi isso acontecer... agora eu já vi e aconteceu comigo é que na hora de montar o intelejumento do mecânico (no meu caso fui eu) pode sem querer usar a chave de fenda para colocar a mola dos patins e acabar por ferir aquelas borrachas que seguram a cabaça de freio (aquele cilindrozinho do burrinho)... isso aconteceu ainda bem que foi com a peça usada e não a nova... por vezes os mecânicos desmontam o cilindro, não sei pra quê e montam errado as borrachas que tem dentro... por serem ignorantes imaginam o sistema ao contrário... isso acontece muito quando se troca somente os reparos, que eu não entendi o porque que o colega acima não o fez... já que é metade do preço (assim não compensa recuperar um antigo, mas o cilindro do amigo era novo)...

    Fiz um desenho esquemático para quem se interessar em ver de perto como é a montagem correta, se inverter a posição, como mostra a figura, vaza óleo e não freia... além das borrachas que devem estar integras (as que vão na cabaça até a carcaça do cilindro (antipoeira)). E reparo só se a parede do cilindro estiver íntegra, sem arranhões ou fresados... dependendo da situação pode-se brunir, que é lixar com uma lixa 400 até ficar lisinho lisinho... caso contrário, cilindro novo.

    Problema com burrinho de freio-montagem-cilindro-de-rodas.jpg

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Ah e eu já o contrário, colocar o do moderno no 51, ao contrário eu não sei... para ter certeza, tem que ver as medidas dos dois...
    Na foto da gama abaixo, mostra a diferença de preço e o porque que eu na época coloquei o do moderno... me pareceu que tive que colocar também os patins do moderno, espelho e cilindros de roda... enfim, tudo. Me parece!!!

    Na foto da pra identificar qual vc comprou!!!

    AbraçosProblema com burrinho de freio-campanas-de-freio.png
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #8
    Usuário Avatar de juleymar73
    Entrada
    23/07/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    46
    Posts
    782
    Agradecimentos: 0
    Ola pessoal, tem algum aoutra peça estragando o burrinho , ou e o mecanico mesmo que e ruin , pois ja tive esse problema com mecanico.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/10/2012
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    44
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Pablo.Pinto2007 vi que é de Fortaleza. Chamei outro mecânico para olhar o problema, vou aguardar o que ele me diz. Mas, me fala onde vc me recomenda que eu leve o Jeep para fazer essas "revisões". Detalhe: Estou terminando de reformar o meu e está faltando a parte elétrica. Alguma dica de eletricista aqui em Fortaleza que seja em conta?

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Aquiles Melo Ver Post
    Pablo.Pinto2007 vi que é de Fortaleza. Chamei outro mecânico para olhar o problema, vou aguardar o que ele me diz. Mas, me fala onde vc me recomenda que eu leve o Jeep para fazer essas "revisões". Detalhe: Estou terminando de reformar o meu e está faltando a parte elétrica. Alguma dica de eletricista aqui em Fortaleza que seja em conta?
    Rapaz... essa de freio faz tempo que faço eu mesmo... mas na oficina onde conserto (coisas que não sei) é no Novaes, onde hoje, tem dois mecânicos Novaes e Cláudio, pode falar com qualquer um deles que eles resolvem seu problema... mas cuidado, pois todo mecânico hoje em dia gosta de dar dicas de adaptações e algumas vezes eles tentam empurrar uma adaptação que o dono às vezes não quer... o Novaes principalmente vivia me instigando a colocar freio a disco nas 4 rodas... sei que é uma tendência, mas eu escutei meu bolso primeiro e fui colocando devagarinho... (e na verdade fui eu quem instalei os dois sistemas)... onde está sua viatura? quem sabe posso ir ver se detecto algo, pra vc ficar mais tranquilo... em relação à elétrica eu indico o Júnior, faz muitos anos que ele trabalha com jeep, então se tem alguma coisa que ele sabe fazer bem é instalação de jeep (do zero) e reparos também (inclusive de outros carros, é claro)... o antigo apelido dele era Gambiarra, mas esse apelido foi aos poucos desapegando!!!
    Não conseguimos te passar uma MP, pra te passar as informações em off... mas se vc quiser me passa um e-mail e a gente combina: pablo.pinto2007@hotmail.com

    Qualquer coisa, se quiser que eu faça uma visita a gente pode marcar algo!!!

    Pablo
    4X4 Brasil
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #11
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Citação Postado originalmente por Gustavo de Olliveira Ver Post
    Olá amigo , bem vindo ao Forum4x4Brasil
    Primeiro passo troque de oficina. (tá louco meu)
    Depois observe na roda que está vazando os patinhos de freio, não sabe oque é ?
    são aquelas peças de ferro em formato de meia lua que seguram as faixas/lonas de freio, Na parte que entra em contato com o burrinho, aquele bico,... ele deve estar gasto demais, ai mesmo que as lonas estiveremm novas , acaba não dando a distancia correta entre as lonas e a panela e vaza.
    Pra arrumar .... enche esse "bico" de solda pra aumentar o tamanho de novo. se as faixas estiverem gastas coloque a medida 3x , a que dá certo no willys são as da s10, só que precisa refurar os patinhos
    Abc
    Sem dúvida que este bico estando gasto o burrinho tem que abrir mais para freiar e com isso, pode vazar. Mas apenas para lembrar, não é isto que regula a distância das sapatas de freio e o disco, quem regula essa distância são dois parafusos concentricos (um por dentro do outro), que possuem uma saliencia no lado de dentro do freio que pega nas sapatas e afasta ou aproxima do tambor. A parte de fora do sextavado você folga para permitir que a parte interna mova e altere a posição da saliencia e com isso a distância das sapatas.
    O ajuste é girar até prender o tambor, depois voltar até soltar, fazer isso com as duas sapatas, pronto está ajustada a distância das sapatas de freio ao tambor.

  • #12
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Idade
    48
    Posts
    634
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Sem dúvida que este bico estando gasto o burrinho tem que abrir mais para freiar e com isso, pode vazar. Mas apenas para lembrar, não é isto que regula a distância das sapatas de freio e o disco, quem regula essa distância são dois parafusos concentricos (um por dentro do outro), que possuem uma saliencia no lado de dentro do freio que pega nas sapatas e afasta ou aproxima do tambor. A parte de fora do sextavado você folga para permitir que a parte interna mova e altere a posição da saliencia e com isso a distância das sapatas.
    O ajuste é girar até prender o tambor, depois voltar até soltar, fazer isso com as duas sapatas, pronto está ajustada a distância das sapatas de freio ao tambor.
    Pois é Sydney66 as vezes (muitas vezes) vc coloca a regulagem do parafuso no máximo e não dá a distância para regular . Ai também há de se encher com solda no patinho onde se faz essa regulagem, apenas aumentando e permitindo a regulagem. Mecânico veio sabe do estou falando e faz isso naturalmente para por um sistema antigo e desgastado para funcionar como novo. Quando digo solda , neste caso não é a união de duas peças mas apenas um cordão da própria vareta de solda para aumentar a espessura.
    abç

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade