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  • #1

    Ajuda - Troca da última travessa CJ




    Oi, pessoal. Em breve terei de trocar a última travessa do Lineu.
    Tenho algumas dúvidas:
    1) A peça de reposição tem a mesma furação da original?
    2) Que tipo de rebite é esse original? Pode ser serrado e substituído por
    parafusos com arruela de pressão sem prejuízos?
    3) Quantos calços vão nessa travessa? 2 ou 4?


    Por enquanto é só. Mas a hora que enfiar a mão no cacho de abelha vai aparecer mais

    Saudações a todos, Palmeirenses inclusive
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    E precisa trocar mesmo? que que houve?

    1- é para ter a mesma furação, mas...
    2- sim
    3- 4

    []s
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #3
    Oi Alexandre, beleza?

    A travessa tá toda retorcida do lado esquerdo, tem uns babadinhos,
    tá feia. E para completar o antigo dono do CJ fez um suporte de estepe
    pesadíssimo e fincou um argentino recapado. O trem tava desabando
    em cima da tal travessinha e o pior: o calço era uma borracha que,
    salvo ledo engano, era um pedaço de Havaianas.
    Quero botar essa coisa em ordem pra alinhar o Lineuzinho, entendes...

    É isso, amanha eu posto ums fota de biquini aqui, falow?


    Abração,
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #4
    Uma sugestão, já que vai trocar procure uma mais grossa, com uns 5mm no mínimo, a original deve ter uns 2mm e não aguenta nd mesmo.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #5
    Sobre a furação, vc percisa ficar atento pois os CJ 5 tiveram uns 3 modelos se eu não me engano: os chassis americanos os nacionais e os ultimos ford são diferentes veja o seguinte: quantos rebites tem na parte superior quantos tem na face vertical e quantos tem na parte inferior, me reponda isso que eu te digo se vc vai encontrar ou não no mercado. Digo isso pq normalmente se faz um unico modelo e depois a galera tem que se virar, veja aí que depois eu vejo se tem como te fazer uma com a furação certa e mais grossa aqui da Iron Parts,
    sobre os rebites, tem um tipo de parafuso conhecido popularmente como "parafuso cravo" que é na verdade um prisioneiro com cabeça arredondada, segura legal e ainda fica com a aparencia de rebite
    tinha umas fotos por aqui se encontrar te mando
    [],s

  • #6
    Olá, Rafael, obrigado pela dica. A travessa tem 1 rebite em cima, 1 na frente e 2 embaixo em cada longarina. Preciso trocá-la pq senao nao consigo alinhar a carroceria de maneira a não dar mais problemas, saca? Aproveitando, acho que dá pra perceber pq eu nao comprei os calços ainda né...


    Abração,
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #7
    Fernando, valeu o toque. Vou ver se acho alguma solução em um chassizeiro aqui de Valinhos. Quem sabe... essa original é quase um papel mesmo...


    Abraço,
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #8
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    os "rebites " na verdade são parafusos cravos e voce encontra em lojas que trabalham com molas de caminhao
    uma dica- a furação tem que ser 3mm menor que o diametro do parafuso para que ele entre cravado

  • #9
    Beleza, Nil. Valeu pelas dicas. E esse "entrar cravado" é com um rebitador tesourão ou entra na porrada mesmo?


    Abraço,
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    sem repetir o que já foi respondido, acrescento:


    2) Que tipo de rebite é esse original? Pode ser serrado e substituído por
    parafusos com arruela de pressão sem prejuízos?

    O rebite original é batido pneumáticamente e à quente.

    Serrado não dá. O velho deve ser removido da seguinte forma:

    a- com uma esmerilhadeira, remova a parte achatada que fica em cima do material da travessa.

    b- com um punção, faça uma marcação para poder furar o corpo cilíndrido que sobrou. Não bata antes de esmerilhar a parte achatada, pois a mesma é dura demais para o punção; só vai estragar ele. Só depois de removida a parte achatada que vc terá acesso ao aço mais mole.

    c- faça um furo passante no meio do corpo cilíndrico, com uma broca de 5/16, depois repasse com brocas maiores até chegar a 3/8.

    d- neste ponto, a parede de rebite que sobra é bem pouco, então bata com um punção extrator no sentido de remover. Se ele não sai, tente bater com uma talhadeira apoiada na cabeça abaulada que fica por dentro da travessa....que ele deve voar longe.

    e cuidado nessa hora !

    ATENÇÃO:

    a- nunca remova os rebites simplesmente batendo na talhadeira, tentando remover os rebites na marra, pois vc poderá deformar o furo e muito provávelmente trincar o chassis.

    b- oque pode-se usar, ao invés dos rebites: parafusos allen cabeça abaulada e porcas parlock. Use M10 rosca fina e para isso, vai precisar repassar com a broca 10mm.

    Antes de apertar os parafusos, tenha certeza que o jeep está alinhado e iguale as distâncias da travessa ao solo, calçando o chassis.

    c- SE o jeep tem a travessa em V, e vc vai usá-la, para soldá-la nesta sua nova travessa, coisa que se fáz SOMENTE depois de tudo montado e apertado, mantenha o jeep alinhado e nivelado,

    senão depois de tudo feito, vc poderá ter deixado o jeep torcido.....para sempre


    3) Quantos calços vão nessa travessa? 2 ou 4?

    Vão 4 mas, eu colocaria só os 2 (mais de dentro).

    Pois os externos forçam demais a caixa da carroceria e com o tempo, os suportes estouram ou a carroceria racha.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Ultima travessa do chassi - comprar ou fabricar

    Preciso trocar a ultima travessa do chassi que ta bem ruim, e estou em dúvida. Comprar as que estão a venda nas lojas 4x4 (em torno de 170,00) que parecem tão fracas ou fazer um com uma chapa um pouco melhor. Outra dúvida, pode ser fixado com parafusos ao invés dos rebites originais?
    Alguma dica?
    Abrs
    Edison - Mp3
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

  • #12
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Estou com o mesmoproblema aminha está todatorta depois de umas trilhas...heheheVou ficar de olho aqui para ver o que seria melhor..

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