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  • #1
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    Motor OHC à ÁLCOOL




    Tenho um motor ohc a gasolina gostaria de saber se houve esse motor a álcool e se fica bom e o que precisa fazer para que fique bom (sem gambiarra) lembrando que meu carburador e o simples.

  • #2
    Citação Postado originalmente por rodrigo vasconcelos Ver Post
    Tenho um motor ohc a gasolina gostaria de saber se houve esse motor a álcool e se fica bom e o que precisa fazer para que fique bom (sem gambiarra) lembrando que meu carburador e o simples.
    Oi Rodrigo, sim, esse motor saiu em 82/83, no finalzinho da saga do CJ5. Peças pra ele são difícieis de encontrar. Pra ficar bom, tem que trocar pistões (só aí são 700 pilas pelo menos) e fazer tudo certo, a começar pelo pé-na-jaca do carburador simples. Eu retifiquei o meu ha pouco, cogitei essa possibilidade, mas desisti logo nos pistões.
    Desculpa a honestidade, mas é mexer em cacho de abelhas, mais fácil achar um OHC original a alcool pra comprar, ou então bota logo um GM no menino.

    [s], de OHC a gasolina com bura corpo simples.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Rodrigo
    Como disse o caca , use assim até onde puder e coloque um GM151 alcool original , com NF e baixa ou , se anterior a 1990, com NF e sem bronca.

  • #4
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Ae Rodrigo , o meu OHC , anterior ao que uso hoje , era a gasolina e o que fiz foi o seguinte : troquei o carburador simples por um de corpo duplo ( tem que levar no mecãnico pois tem que colocar uma "garganta" mais estreita no carbura e trocar a giclagem ) e SÓ isso . o bicho ficou trabalhando redondo e fazia em média 4 Km/l entre o caminho pra trilha e na trilha. Detalhe , colocava um pouco de gasosa , pouco mesmo tipo 5% pra não pipocar enquanto estava mais frio , além disso deixe um pouco de gasosa numa garrafinha para eventuais partidas difíceis de manhã . Outro detalhe é que existem dois tipos de base de carburador que se encaixam na tubagem e isso vc vai ter que procurar num ferro velho pois o carbura de corpo duplo exige. Acredito que valha a pena pois todas as tubagens são aquecidas.
    Quando esse motor estourou , comprei dois OHC, um a gasolina que já usa retentor e um outro a alcóol que estava desmontado . usei do a alcool só os pistôes que estavam bons ( examinados na retífica) e medida stander , o bloco foi encamisado para stander , e a parte de baixo foi prá 0,25 o motor ficou zero .
    do antigo e primeiro motor ainda uso a tubagem de admissão e o carbura. ficou muito bom e uso alcool puro, faz em média na pista 6 Km/l . mas dá pra melhorar ...
    espero ter ajudado

  • #5
    Citação Postado originalmente por Gustavo de Olliveira Ver Post
    Ae Rodrigo , o meu OHC , anterior ao que uso hoje , era a gasolina e o que fiz foi o seguinte : troquei o carburador simples por um de corpo duplo ( tem que levar no mecãnico pois tem que colocar uma "garganta" mais estreita no carbura e trocar a giclagem ) e SÓ isso . o bicho ficou trabalhando redondo e fazia em média 4 Km/l entre o caminho pra trilha e na trilha.
    Gustavo, vc rodou com álcool só trocando o carburador? Não queimou a junta do cabeçote não?

    [s],
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #6
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    Cacá, desde já agradeço sua atenção, qual a referência deste carburador?
    Por acaso seria o H-34 seie?

  • #7
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Não Rodrigo, a junta não queimou , alias acredito que no caso deste motor não há diferença nas junta para alcóol ou gasolina. Quanto ao carburador realmente é o H34. Por curiosidade , onde fica Sococó da Ema ?

  • #8
    Citação Postado originalmente por Gustavo de Olliveira Ver Post
    Não Rodrigo, a junta não queimou , alias acredito que no caso deste motor não há diferença nas junta para alcóol ou gasolina. Quanto ao carburador realmente é o H34. Por curiosidade , onde fica Sococó da Ema ?
    Faaala Gustavo, legal? Sococó da Ema fica pertinho de Patópolis, onde mora o Tio Patinhas .


    [s],

    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #9
    Gustavo,
    Por que voce nao usou o comando e balancins do motor a alcool no bloco a gasolina ? fiz isso e senti a diferenca!

  • #10
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    E ai Carvalho ...
    O motor a alcóol que comprei estava desmontado , e infelismente o cabeçote todo ( válvulas, comando, balancins ) não estava em boas condições, a ferrugem já estava comendo o comando ... .Já o outro a gasolina estava em excelentes condições ...
    No lugar que comprei o motor a gasolina o cara melhorou o preço se eu desse o meu motor estourado ( base de troca ) , daí juntei o bloco condenado de um com esse cabeçote a alcóol e mandei embora . Ainda me sobrou um cabeçote completo e outras pecinhas para reposição .

  • #11
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    Motor OHC à Álcool

    Pessoal sou novo no forum e estou interessado na compra de um cj5 82 com o motor original à Álcool o carro está é de unico dono e está em ótimo estado mas gostaria de uma indicação se o motor é confiável e se o valor não está muito acima do mercado 25.000,00 e nada melhor do que vcs que sabem de 4x4 para responder....Obrigado meu nome é Leandro.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por lcAngeloti Ver Post
    Pessoal sou novo no forum e estou interessado na compra de um cj5 82 com o motor original à Álcool o carro está é de unico dono e está em ótimo estado mas gostaria de uma indicação se o motor é confiável e se o valor não está muito acima do mercado 25.000,00 e nada melhor do que vcs que sabem de 4x4 para responder....Obrigado meu nome é Leandro.
    Preço depende do estado e do conjunto montado na viatura. Não dá pra falar se está caro ou não sem saber como ele foi montado e como está o acabamento.
    Em relação ao motor, não há com o que se preocupar. Eu tenho um motor OHC 2.3 1982 no meu Willys 60 e funciona que é uma beleza. Nesse inverno não tive nem problema na partida (tem um injetor da gasolina - mas pegava na primeira tentativa). Tem feito média de 5 km/l. O motor é bom, e se este que está comprando estiver em boas condições, pode confiar: o danado é valente no asfalto e na trilha.
    4X4 Brasil
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