x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 63

Hybrid View

Remoção de semi-eixo quebrado

Amigos,
    o semi-eixo esquerdo do meu CJ-5 1959 quebrou bem na metade - entre o cubo e a carcaça do diferencial. Estavamos tentando dar um tranco no Jeep, aí ouviu-se um estalo e a roda ficou meio bamba. Coloquei no meu mecânico aqui no Rio, mas até agora ele não conseguiu remover o semi-eixo (que ele chama de bengala... deve estar certo também). Segundo o mecanico - que não tem experiencia com Jeeps -, já foi um parto de ouriço gêmeos remover o rolamento... mas o semi-eixo, está impossível. Um colega aqui do fórum com quem conversei, sugeriu arranjar um espaço pelo lado da carcaça do diferencial e bater com alguma coisa para soltá-lo, mas espaço não há. Eu sugeri que o mecanico tire o semi-eixo direito porque aí talvez seja possível desmontar aquela traquitana toda (coroa, pinhão, etc) e bater o eixo pra fora. Mas ele disse que não tem como... ou não está vendo como fazer. Outro colega me falou que seria possível sim, tirando outro eixo, remover um pino que fixa ou mantém posicionado um componente dentro da carcaça (não sei se ele estava falando dos satélites ou o que), e aí daria para empurrar o eixo pra fora. Bem... até tirei umas fotos com o celular, mas não estou conseguindo baixa para o micro... estou aceitando sugestões. Quem pode dar uma dica ?

ps. Estou pensando seriamente em partir para um flutuante. Entretanto o meu Jeep é canela fina, e parece que precisa ser canela grossa, não ? Além disso, acho que para colocar o flutuante eu vou precisar decidir se pego um pronto ou se mando alguém que conheça fazer um. E eu estou querendo colocar o Jeep operacional o quanto antes. Então a idéia é consertar o que quebrou e depois pensar melhor sobre como fazer com o flutuante.

Obrigado.
    4X4 Brasil

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Amigos,
    o semi-eixo esquerdo do meu CJ-5 1959 quebrou bem na metade - entre o cubo e a carcaça do diferencial. Estavamos tentando dar um tranco no Jeep, aí ouviu-se um estalo e a roda ficou meio bamba. Coloquei no meu mecânico aqui no Rio, mas até agora ele não conseguiu remover o semi-eixo (que ele chama de bengala... deve estar certo também). Segundo o mecanico - que não tem experiencia com Jeeps -, já foi um parto de ouriço gêmeos remover o rolamento... mas o semi-eixo, está impossível. Um colega aqui do fórum com quem conversei, sugeriu arranjar um espaço pelo lado da carcaça do diferencial e bater com alguma coisa para soltá-lo, mas espaço não há. Eu sugeri que o mecanico tire o semi-eixo direito porque aí talvez seja possível desmontar aquela traquitana toda (coroa, pinhão, etc) e bater o eixo pra fora. Mas ele disse que não tem como... ou não está vendo como fazer. Outro colega me falou que seria possível sim, tirando outro eixo, remover um pino que fixa ou mantém posicionado um componente dentro da carcaça (não sei se ele estava falando dos satélites ou o que), e aí daria para empurrar o eixo pra fora. Bem... até tirei umas fotos com o celular, mas não estou conseguindo baixa para o micro... estou aceitando sugestões. Quem pode dar uma dica ?

ps. Estou pensando seriamente em partir para um flutuante. Entretanto o meu Jeep é canela fina, e parece que precisa ser canela grossa, não ? Além disso, acho que para colocar o flutuante eu vou precisar decidir se pego um pronto ou se mando alguém que conheça fazer um. E eu estou querendo colocar o Jeep operacional o quanto antes. Então a idéia é consertar o que quebrou e depois pensar melhor sobre como fazer com o flutuante.

Obrigado.
    Já desmontou o diferencial? Pelo ano do seu jeep, o semi-eixo pode ter uma chaveta que o prende lá dentro da caixa satélite.

[]'s

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Já desmontou o diferencial? Pelo ano do seu jeep, o semi-eixo pode ter uma chaveta que o prende lá dentro da caixa satélite.

[]'s
    Aí o burro do mexânico (com todo respeito) vai forçar até quebrar outra coisa...

Por isso que falo que a gente só deve levar em quem tem conhecimento das bagaças....

Vlw

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Julinot,
    Ainda não entendi o que querem dizer com "precisa usinar", eu tenho flutuante enfer e canela fina, eu que montei. A unica coisa que usinei foi o resalto da manga, não retirar todo o resalto, mas diminuir um pouco o diametro do resalto.
    Quando montei fiquei com o c@ na mão, mas é muito simples ! arruma dois cubos dianteiros, duas mangas e os semi-eixos, isto é o grosso das peças.
    Vai faltar rolamentos, retentores, juntas, graxa, parafusos, revisão dos freios, etc....

Quanto a desmontar e principalmente remontar, vai como os amigos disseram, antes de trocar quelquer peça, troca de mecanico, senão, pode fazer os semi-eixos de adamantium que o mecanico vai conseguir arranjar uns "pingos" de solda eletrica para ajustar o conjunto !

colega fernando... e o que um mecânico inteligente faria nesse caso ?
    é possível desmontar o diferencial com a bengala presa lá dentro ? é possível desmontar a bengala direita que está ok e de alguma forma conseguir empurrar o outro que está preso ?

obrigado.

Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Aí o burro do mexânico (com todo respeito) vai forçar até quebrar outra coisa...

Por isso que falo que a gente só deve levar em quem tem conhecimento das bagaças....

Vlw

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4
    é possível desmontar o diferencial com a bengala presa lá dentro ? é possível desmontar a bengala direita que está ok e de alguma forma conseguir empurrar o outro que está preso ?

obrigado.
    1-.....
    2-abre a tampa do diferencial e veja o que está acontecendo, porque semi-eixo preso....;
    3-é possivel sim.

ps: tira umas fotos e posta aqui.

Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

a tampa foi aberta.
    não dá para ver coisa alguma.
    a minha opinião é que não dá para sacar a bengala quebrada pela tubeira.
    dá para ver a bengala quebrada pelo lado da tubeira, mas é impossível tirá-la por ali. para mim tinha que tirar o que tem dentro da carcaça do diferencial, de alguma forma, e aí tirar a bengala. hoje não tive contato com a oficina. amanha é feriado mas talvez haja trabalho.

obrigado.

Citação Postado originalmente por junior braga Ver Post
    1-.....
    2-abre a tampa do diferencial e veja o que está acontecendo, porque semi-eixo preso....;
    3-é possivel sim.

ps: tira umas fotos e posta aqui.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

obrigado.
    Veja a foto. O semi-eixo é desse modelo?

Os semi-eixos são os itens 23 e 10. Abra a tampa do diferencial, remova o pino nº 22, em seguida o nº 27. Então retire os calços, nº 30.
    Assim vc poderá empurrar o semi-eixo quebrado para dentro da tubeira e removê-lo. Verifique se não quebrou algo dentro do diferencial.
    E não deixe esse mecânico fazer a montagem.

[]'s

obrigado, colega. não tenho certeza, mas vou verificar. com o desenho fica mais fácil.

Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Veja a foto. O semi-eixo é desse modelo?

Os semi-eixos são os itens 23 e 10. Abra a tampa do diferencial, remova o pino nº 22, em seguida o nº 27. Então retire os calços, nº 30.
    Assim vc poderá empurrar o semi-eixo quebrado para dentro da tubeira e removê-lo. Verifique se não quebrou algo dentro do diferencial.
    E não deixe esse mecânico fazer a montagem.

[]'s

Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post

Vlw
    Fernando, é coisa simples, básica.
    Imagine um "T", a perna longa é o eixo do cardã, cada haste do "t" é um semi-eixo (o direito e o esquerdo).
    Ao abrir o diferencial, você vai ver o encontro das três hastes, a perna longa do "T" e o encaixe de cada semi eixo.
    Teoricamente, ao afastar a ponta do eixo principal (cardã), o semi eixo fica solto. É só empurrar... Ele não tem nada que o prenda. Não precisa martelo, não precisa fazer força, nada, nada e nada. Se ele estiver preso, não é eixo ou semi eixo, pois ele deve girar....e livre!
    Meu 0,00000001% de contribuição: muda de mexânico.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    A uns tempos atrás quando troquei o retentor do eixo traseiro do Jeep de um amigo (eixo chavetado), eu não pelejei pra sacar o cubo, igual todos falam que é fhoda.

O bicho pegou foi pra tirar o semieixo (foto), onde o rolamento grudou na tubeira que não saía nem a pau! Depois de algumas tentativas com um saca, ele saiu.

Não tem nada lá na ponta do semi que impeça ele de sair.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02860.jpg  
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Não tem nada lá na ponta do semi que impeça ele de sair.
    Como ele está quebrado, pelo esforço que fez, pode ter encravado as estrias na planetária. Aí não se consegue puxar mesmo, só batendo do outro lado.
    Isso se não moeu tudo...

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem