Estou com as seguintes duvidas abaixo.
Possuo um Ford Willys 76
O que eu acredito que seja o defletor e flange da junta universal, de acordo com o esquema anexo, quebrou.
É o disco externo que fica na saida do diferencial traseiro e envolve o eixo cardã. (Item 3 do esquema). Como se fosse uma tampa.
Acertei o nome da peça? :?:
Estou rodando normalmente sem esse disco, por enquanto somente na cidade.
1 - É normal essa peça quebrar?
2 - Já aconteceu com mais alguem?
3 - Quais a implicacoes de não ter essa peça (e suas devidas consequencias)?
o Vazamento/Esgotamento do oleo do diferencial ?
o Entrada de residuos em geral no diferencial?
o etc.
Para realizar a troca dessa peça é necessário desmontar o diferencial?
Essa peça é o defletor do pinhao nao é? Creio que nao pode ficar sem nao, pois é ele que veda a entrada de qualquer resíduo para dentro do diferencial. Pelo menos é o que penso.
raivil,
1 - Não sei se é normal, mas em 19 anos, nunca vi quebrar!
2 - segunda parte da resposta acima.
3 - Na cidade acredito que não haverá nenhum problema, a curto prazo, pois não tem areia, barro, etc, para agredir a face externa do vedador do pinhão. Acho que dá pra agendar uma troca para daqui alguns dias, sem exagero. Mas com o uso prolongado, provavelmente estragará o vedador e a flange, ocasionando vazamento do óleo do diferencial. Excetuando a água, resíduos normalmente não entram por aí, nem com o vedador vazando. Mas não sei se depois de anos, de tão ruim, pode ser que entre resíduos sólidos. Mas acho que o óleo vazaria todo antes...
4 - Não, a troca da peça é feita externamente.
4X4 Brasil
Homero Hermida
Troller 2016
Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942
Não sei se é normal quebrar, mas no meu eu tirei porque tava muito torto, velho, amassado...
Na realidade esse defletor proteje o retentor do pinhão do barro e galhos mas tb dificulta a limpeza, ou seja o barro entra entre ele e o retentor e não sai, por esse motivo não coloquei de volta.
Trocar é super facil, basta retirar a flange e soldar de volta.
Ja troquei as peças.
Troquei o retentor do pinhao pois estava vazando oleo e aproveitei pra trocar a flange tb, pra ficar com a proteção contra barro melhor e aproveitar pra colocar uma peça nova na viatura. A antiga tava meio desgastada ja.
Baratti, nao precisou soldar nao. O disco externo da flange, que protege, é fixado na pressão mesmo.