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  • #1

    melhorar tork do opala 4cc




    e ae galera do forum o negocio e o sequinte estou com um motor de opala 4cc num jeep 72 4 marchas gostaria de sugestoes para aumentar o tork desde ja grato

  • #2
    Amigo existem várias receitas, depende até quanto gastar? o quanto quer ganhar de Cv?

    Se for só para ganhar mais torque em baixa, passa ele para 2.8 e coloca tuchos mecanicos, dar uma tachada também ajuda.

    Agora se quer apimentar mesmo, comando no maximo 272, trabalhar cabeçote. Turbo e Blower apimentam mais ainda.

    Obs.: Deve pensar no restante da mecanica, não adianta ter motor forte se o restante não está preparado.
    Jeep Willys 1951

  • #3
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    2.8

    Um amigo tranformou o 4cc 2.5 dele num 2.8 fez tudo direitinho como manda o manual.

    E num da pra sentir diferença nem uma, parece que ele num fez nada.
    Murilo Beltrame

  • #4
    Citação Postado originalmente por Felipe NATAL-RN Ver Post
    e ae galera do forum o negocio e o sequinte estou com um motor de opala 4cc num jeep 72 4 marchas gostaria de sugestoes para aumentar o tork desde ja grato
    Porque ñ começa rebaixando um puoco o cabeçote, coloca um escapamento dimensionado, melhora a carburação e sistema de ignição. Com isso vc já teria bons resultados sem gastar muito e nem comprometendo muito a vida útil do motor.

  • #5
    Usuário Avatar de decoolimpia
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    caro amigo, to com o mesmo problema fiz varias coisas ajudou maisa chei que ficou fraco ainda, fiz o seguinte.
    1 - rabaixo de cabecote, maximo que pude
    2 - comando 272
    3- ignicao eletronica
    4 - 4 x 1
    5 - carbura 2e
    6- gicle num sei qual colocarao
    7 - pneus 31 sem fronteira, pesado, por isto fiz as modificacoes
    8 - cambio da c20
    9 - diferencial rural longa 4x2
    bem melhorou mais estava no forun para justamente ver se consigo algo mais,ficou assim, o desenpenho, em alta sobra, em baixa tenho que trabalhar com giro mais alto, demora um pouco para dar a resposta...flw,

  • #6
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    Bom a unica coisa que vi até hoje fazer o opala 4cc ficar ágil de aceleração e melhorar o torque é injeção eletronica, memso monoponto com uma programável tipo pandoo...

    o Rodrigo do CJcheckup fez isso e é bem interessante como ficou esperto o motor sobe giro rápido e um bom torque em baixa dá rpa andar na "casquinha" sempre...

    Mas é um investimento caro...

    Fora isso um DIS ou alguma ignição mais forte pode ajudar, o resto é superchagrer ou turbo mesmo...

    A vantagem do supercharger, turbo, DIS ou injeção é que se mantém o motor original, sem comando sem nada muito aburdo pra sentir um certo ganho. É claor que comando, converter em 2.8 ou 3.0 ou mesmo taxar o bixo tem lá suas combinações interessantes, mas o resultado não é tão fantástico como eu vi nas outras soluções citadas

    enfim
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #7
    Usuário Avatar de eniomurara
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    Eu iria direto no Carburador ....

    Explico ... meu mecanico boto no meu Jeep um carburador 3E.
    Meu motor tbm é Opala 4cc.

    Mexido por ele mesmo, resumindo, o Jeep viro num bixo bravo.
    Depois eu voltei pro simplão e o carro voltou e ser "comportado".

    Ele abria o giro do motor muito rapidamente.
    Exemplificando seria como 2 motos sendo uma 2 tempos e outra 4 tempos.
    A 2 tempos abre o giro em instantes ja a 4 tempos vai abrindo e ganhando velocidade aos poucos. Acho que minha explicação ficou boa.

    O PROBLEMA ... ele andava muito mas tbm BEBIA muito.
    Numa trilha 3 jeeps de tanque cheio, na volta a surpresa.
    1: motor opala 4cc caburador simples ......... 12 litros
    2: motor opala 4cc carburador 3E mexido .... 22 litros ... MEU JEEP
    3: motor V8, nem cabe explicações ............ 24 litors.

    Aí voltei pro carburador simples que pro meu braço ta bom d+.

    Detalhe ... se não ficar do seu agrado vc volta a configuração antiga rapidamente, sem extress de ter gasto uma grana preta e não ter chegado aonde vc pretendia.

    Abraço.....ENIO

  • #8
    Usuário Avatar de eniomurara
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    Benedito Novo/SC
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    Detalhe ...

    Esqueci de mencionar ....

    Toda essa pressão dentro do motor tem que sair mais rapidamente.
    Um dimencionado vai muito bem nessa hora. 4x2 ou 4x1.
    Conforme o "Rubensx" ja citou.

    T+

  • #9
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Eu faria:
    taxar cabeçote (pela idade do motor já deve ter sofrido alguma retifica no cabeçote conferir as medidas pra saber se já não está no limite)
    carbura corpo duplo , tem que achar um MECÂNICO pra regular isso.
    distribuição, cabos, velas e igniçao decente (isso faz uma diferença absurda , pricipalmente se o seu estiver sem manutenção nessa parte)
    Tem que avaliar também se seu motor já não está cansado, vazando compressão em valvulas e tal. Vc não especificou muito
    sei que o motor de opala em bom estado e bem regulado dá conta de muita coisa ....

    Mas derrepente tá td em dia, vc já mexeu um pouco e não ficou do seu gosto:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm

    Abç

  • #10
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Dae pessoALL,

    Tenho um opalina 4cc preparado...2.8, cabeçote trabalhado, comando 278, escape 4x2, carbura 446 a álcool e etc...

    Mesmo com o motor embaralhando (trupicando) por causa do comando, nunca precisei de mais torque do que ele tem em baixa rotação isso com caixa 3m original e diferencial 9x44...

    Não adianta culpa o motor se a relação de caixa e diferencial não ajuda...

    OBS: aqueles que acham o opala 4cc fraco, experimentem andar com um AP... vão achar o opalinha uma maravilha...
    Christian Ullmann


  • #11
    Usuário Avatar de NKaneda
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    Acho que nosso amigo esta se referindo em torque em baixa rotação, acredito que um comando de valvulas jah ajuda bem.
    A Indeco tem comandos para torque no Opala segue o Link:
    http://www.indeco.com.br/?pagina=jpf_racing.php

    Espero que ajude, Abraços

  • #12
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Citação Postado originalmente por NKaneda Ver Post
    Acho que nosso amigo esta se referindo em torque em baixa rotação, acredito que um comando de valvulas jah ajuda bem.
    A Indeco tem comandos para torque no Opala segue o Link:
    http://www.indeco.com.br/?pagina=jpf_racing.php

    Espero que ajude, Abraços
    Só comando não adianta muito, é preciso mexer por completo...

    E para ter torque em baixa jamais use comando com graduação acima de 278... um 272 ou 270 é até mais indicado para se obter mais torque...

    Porém é preciso junto com o comando, usar tucho mecânico, taxar o cabeçote, melhorar o escape e alimentação... só comando não da resultado...

    Um aviso...

    Desaconselho adquirir comado da indeco...

    Comprei um como sendo eixo bruto, coloquei no motor com tuchos novos e o comando com 1 ano e meio de uso aredondou... sem garantia tive que joga fora...

    Comprei mais um deles e tive problemas com a roseta do distribuidor, estourava uma atrás da outra... isso só no acerto do motor... liguei lá, mandei o comando de volta para análise, me mandaram de volta dizendo que o comando estava perfeito e que o problema era no eixo do distribuidor, ou na roseta ou até no trabalho do mecânico...

    Tirei fora o comando da indeco, comprei um SAM CAMS que ficou uma maravilha...

    IDECO é uma mer*a.... principalmente como tratam seus clientes... como no meu caso o problema podia ser tudo menos na peça deles... joguei meu dinheiro fora comprando deles...
    Christian Ullmann


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