Pessoal vou fazer uma pequena reforna no 51, e estou com duvidas em como fazer a ligação entre dois tanques, porém será um na posição original e outro na traseira abaixo do assoalho.
Duvidas:
-Pretendo colocar o bocal de abasteciamento da RD350 (já tenho), no paralama traseiro lado motorista e tampar o bocal original, como fazer a ligação de abastecimento dos tanques?
-A bóia coloca no tanque traseiro ou dianteiro, ou nos dois tanques com uma chave para indicar os niveis dos dois para o mesmo relogio
Os dois tem q estar exatamente no mesmo nível, mesmo assim é uma bronca esse negocio de dois tanques pois o fluido (combustivel) tende sempre ao nível, portanto em um caso de inclinação do veículo pode secar um tanque e transbordar outro. Eu não aconselho esse trabalho. Tem que ser muito bem estudado e projetado... é a minha opinião pessoal.
tenho uma pampa 4x4 que funciona do jeito que vc quer, mas o abastecimnto é feito em cada um dos tanques, pois como ja foi postado aqui para eles encherem por igual teriam de estar no mesmo nivel e a ligação entre eles ser feita com encanamento bastante grosso, nomeu carro tem uma chave atras do banco que seleciona o tanque a ser usado, mas como não gostei muito do sistema fiz um furo em baixo de cada tanque e fiz um encanamento bastante resistente pouco mais grasso que a puxada, e boia só uso no de traz que é mais alto, significa que o de tras chega uma hora que ele fica vazio e o da frente sobrou contados 10 litros, mas isso funcionou pois as duas bocas do tanque estão na mesma lateral e na mesma altura senão a mais baixa transbordaria ate no abastecimento.
na minha opiniao vc deve fazer como o original da pampa uma boia em cada tanque com chave seletora, chave seletora de combustivel, e abastecimento individuais, ou esqueça tudo isso e faça um tanque com acapacidade dos dois que é mais facil
Tanque original novo no local original.
Adicionei um tanque do Atos 55 litros na traseira do CJ (não uso bancos), coloquei um niple na parte inferior do tanque secundários trasendo a mangueira a um T conectando ao tanque original.
Na manqueira do tanque secundario adicionei uma torneira, a qual abro e ele abastece o tanque principal. Simples barato e sem a necessidade de ligação de boias, bombas etc.
Acompanho no marcador, o tanque está cheio fecho a mangueira.
Funciona muito bem, mas é um sistema que depende da intervenção do dono do Jeep. Não é uma coisa funcional. Mas tudo bem, Jeep é Jeep, é o dono quem anda e ponto final. Cada um faz do jeito q acha certo e se adapta as suas condições.
Obrigado pessoal pelas dicas, mas esqueci de mencionar, tenho um console entre os bancos dianteiros e abaixo do banco carona uma caixa de ferramentas, no banco traseiro tenho outra caixa de ferramentas. Tenho essas duas para levar ferramentas, cinta, macaco, chave de rodas e peças sobreçalentes.
Realmente essa ideia de abastecimento individuais é interessante, pois os tanques tem niveis diferentes.
Os tanques em niveis diferentes podem ter problema de entrada de ar mesmo usando o cash tank?
Eu manteria o abastecimento onde está, afinal é num ponto bem alto, assim não precisa mecher na lata, depois ligaria a saida do tanque original, na entrada do tanque traseiro com uma mangueira limitada por uma valvula (registro / torneira), de modo que qdo o tanque principal (traseiro - mais baixo) estivesse quase vazio, eu desceria do carro e transferiria toda a gasolina (ou parte dela) para o tanque mais baixo, é um processo lento, mas sem erro, o combustivel sempre vai do mais alto pro mais baixo, mas de modo manual, necessitando da intervenção do motorista. Poderia tambem pensar em colocar uma bomba eletrica que levaria a gasolina de um tanque ao outro mais rapidamente, sem ter problemas com desniveis.
Deste modo acho qinteressante ter boia somente no tanque traseiro, o original ficaria como uma reserva (de 40 litros)
Willys 1957 - vermelho
GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild) Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!