Powered by vBulletin

CJ5, motor original BF-161, pouca força na subida, velas molhadas...Qual o problema?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/09/2010, 23:47
    HÉLIO SILVA
    Muito grato amigos. Na minha próxima folga vou aplicar vossas recomendações e informo o desfecho.
  • 26/09/2010, 20:02
    HÉLIO SILVA
    Motor falhando na alta e fraco na subida.
    Citação:

Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Pois é Helio, achei que o seu problema era que o motor estava afogando, mas pelo jeito é o contrário.
    Agora, se com a bóia baixa ele molha vela, seu giglê deve estar muito grande ou o sistema de ignição está gerando uma faísca muito fraca.
    Derrepente deve ter exesso de gasolina na lenta e falta na alta por secar a cuba muito rápido.
    Tenta erguer um pouco a boia e compra alguns giglês próximos do original (para + e para -), depois vai diminuindo e aumentando até sentir que o motor ficou do seu agrado.

Caros, de volta à luta. Este final de semana desmontei novamente o carburador, fiz limpeza e aparentemente está injetando normal. Com auxílio de uma lupa verifiquei que estava com giglês 14 e 29. Coloquei o original 26, verifiquei as velas e continuam novinhas e secas. Chega faíscas em todas as velas.Infelizmente o problema continua. Lenta normal, meia aceleração normal, mas a viatura falha nas acelerações máximas e nas subidas íngremes sobe com muita fraqueza.A luta continua. Poderiam me dar uma luz para qual o próximo passo a seguir? Como o motor foi aberto para troca de anéis , faz sentido verificar ajustes das válvulas neste caso? Pelo orifício das velas e auxílio de uma boa lanterna dá para diagnosticar alguma coisa errada no motor? Saudações a todos !
    Hélio Silva.
  • 27/09/2010, 09:33
    Rafaminc
    Helio, faça um teste: fecha um pouco a borboleta do afogador, e tenta forçar o Jeep lomba a cima. Se melhorar, é sinal de pouco combustível, se piorar é exesso. Verifique também se a bomba da gasolina está com uma boa pressão.
    Verifique a coloração das velas...se estiverem muito brancas tá pobre a mistura, se estiver muito escuras e com depósisto de carvão, tá muito rica.
  • 27/09/2010, 14:28
    tulliomf
    Citação:

Postado originalmente por HÉLIO SILVA Ver Post
    Caros, de volta à luta. Este final de semana desmontei novamente o carburador, fiz limpeza e aparentemente está injetando normal. Com auxílio de uma lupa verifiquei que estava com giglês 14 e 29. Coloquei o original 26, verifiquei as velas e continuam novinhas e secas. Chega faíscas em todas as velas.Infelizmente o problema continua. Lenta normal, meia aceleração normal, mas a viatura falha nas acelerações máximas e nas subidas íngremes sobe com muita fraqueza.A luta continua. Poderiam me dar uma luz para qual o próximo passo a seguir? Como o motor foi aberto para troca de anéis , faz sentido verificar ajustes das válvulas neste caso? Pelo orifício das velas e auxílio de uma boa lanterna dá para diagnosticar alguma coisa errada no motor? Saudações a todos !
    Hélio Silva.

Olá Hélio!
    O meu Jeep também estava com alguns sintomas bem parecidos com o seu, ai resolvi fazer algo que acho que poucas pessoas fazem, mas no meu caso deu certo e eu te recomendo a fazer pois faz parte da manutenção do Jeep!
    Regular as Válvulas!!!
    Antes de regular as válvulas o meu motor estava um pouco fraco e um cilindro quase não funcionava (além do alto consumo de combustível) depois além de melhorar muito o funcionamento e a força do motor, até o consumo diminui consideravelmente!
    Fica ai uma boa dica!
  • 05/10/2010, 20:58
    HÉLIO SILVA
    Jeepeiro não desiste nunca. Problema resolvido.
    Caros amigos. Problema resolvido. A falha principal era na danada da BOBINA porém para complicar, o cabo que ligava a bobina ao distribuidor, embora novo, também estava com defeito. Não havia sido prensado no terminal e em alguns momentos exigia ainda mais esforço da coitada da bobina para gerar a faísca.Descobri por acaso. O que ocorria na verdade era o seguinte: Em marcha lenta e até mais ou menos 50% de aceleração o motor funcionava normalmente. Ao exigir carga máxima do motor e nas subidas íngremes a bobina não gerava a faísca necessária e em alguns momentos chegava a cortar a corrente de maneira intermitente.Bobina devia estar com baixa isolação/fuga de corrente/curto entre espiras, essas coisas. Substituí a bobina e a paz voltou a reinar. Na identificação do problema contei com a colaboração do mecânico Gilson de Guarapari que sabe tudo sobre funcionamento do motor Willys, sem enrolação e ao vivo. Possui uma pequena e simples oficina que fica próximo à rodoviária da Itapemirim.
    Agradeço a colaboração de todos amigos que me deram dicas.
    Forte abraço a todos.
    Hélio Silva.
  • 05/10/2010, 21:59
    Alex-RJ
    que bom, que foi uma coisa simples.:

pipoca::pipoca:
  • 12/01/2011, 21:40
    lostensos
    Uma ajuda em especial
    Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desistalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.

A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!

Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...

O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!

Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..

borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...

como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?

alguma dica diferente?

Grato
  • 13/01/2011, 07:58
    Rafaminc
    Citação:

Postado originalmente por lostensos Ver Post
    Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desistalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.

A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!

Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...

O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!

Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..

borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...

como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?

alguma dica diferente?

Grato

Amigo, coloque o multimetro entre o polo positivo e o negativo da bateria. Tem que aparecer 12V quando a chave estiver girada e quando vc bater arranque.
    Já no polo negativo da bobina, vc coloca o multimetro entre ele e o polo positivo da bateria, e vai girando o motor com a mão. A tensão tem que variar de 0 - 12 - 0 - 12V...

Caso isto esteja ocorrendo, esta parte está ok, portanto verifique se o aterramento da bateria está bom e se o cabo positivo que sai do motor de arranque até a chave de ignição não está com mal contato. Já teve casos que a falta de aterramento ou falta de positivo, baixam muito a tensão na bobina e o motor não pega.

Agora tem uma, vc testou a parte do distribuidor? platinado, ou módulo caso tenha?
  • 20/01/2011, 21:59
    lostensos
    eu nao fiz o teste de girar o motor com a mão... mas eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas? o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
    grato
  • 21/01/2011, 07:18
    Jacimar
    Citação:

Postado originalmente por lostensos Ver Post
    eu nao fiz o teste de girar o motor com a mão... mas eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas? o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
    grato

Bom dia prezado ! pelo sintoma seu módulo "sifu" :parede: com o motor parado deveria apresentar 8 - 9Vcc ( com resistor ) ou 12Vcc ( sem resistor ) e durante o funcionamento do motor pulsar entre esses valores e 0 Volts, pelo jeito o transistor do módulo está em curto, seria como o platinado "colado", acredito que a solução é colocar o resistor e trocar o módulo ou então fazer como eu, não instalei o resistor ainda, uso uma bobina para platinado, funciona normalmente só não aproveita o potencial todo da ignição eletrônica, boa sorte !
  • 21/01/2011, 13:38
    antoniofilipi
    caro marcelo, posso lhe dizer que o meu willys, estava com os mesmos sintomas do seu, e eu uns 7 meses andando com ele apresentando esses sintomas, que vê entao pra arrancar, dava tipo uma empipocadinha sabe, mas depois q levantava o giro limpava bem, ou seja dava de andar normalmente com o willys, o meu é um 74 tbm com o ibf - 161, desvendei o problema,
    1º uma valvula queimada, a do 5º cilindro, ou seja quando levantava o giro a valvula flutuava e ficava td certo, mas sempre tinha q m anter o giro mais alto
    2º 1 anel alinhado desse mesmo cilindro e os outros querendo alinhar.
    oque posso lhe dizer, andei esses 7 meses com o jipe nesse estado, e não arrumei o motor, pois o mesmo ja estava na ultima medida 0,60, e o motor willys não compença fazer, pois sai o mesmo preço de vc arrumar outro, entao toquei o pau valendo, e domingo passado agora, eu voltanto de uma trilha, estava na BR ja, começou a bater o motor e eu tava a quase 130Km/h e continuei acelerando só pa ver o tamanho do estouro, resumindo, salto uma biela haha
    coisa mais linda de se ver hahahaha
    oque descobri tbm, apesar da fumaça ser minina, o oleo do motor não tava baixando nada mesmo, e a agua do radiador tava indo pra dentro do motor, oque possivelmente gerou um cauço hidraulico, e resultou na quebra do bloco.
    entao, eu num havia trocado de motor antes e nem me preocupado em arrumar o meu pelo cusco que não era viavel pra mim, e porque meu motor era muito solto e forte, depois q levantava o giro pense na força do willys...
    qualquer duvida é só mandar. abraço
  • 16/03/2011, 14:18
    matrakaum
    Ajuda!!!
    Seguinte...teste os cabos e velas do Caroço e todos esta dando faísca. Mas, ao retirar os cabos do 2º e 6º cilindro não faz diferença nenhuma na aceleração. Já c/ os outros cabos a queda é nítida. Então, chegueia a conclusão certeira de que não está queimando no 2º e 6º cilindro.
    Bom, isto explica pq. ele não tem força pra subir uma rampinha xula....
    Agora a pergunta: O que pode ser que está acontecendo????
    Pq. que não queima somente neste dois....eu testei todas as velas e estão todas funcionando perfeitamente.

P.S: As velas não estão meladas de olho...estão todas um pouco pretas mas todas secas...

abço,
    Matraka
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:38.