Muito grato amigos. Na minha próxima folga vou aplicar vossas recomendações e informo o desfecho.
Versão Imprimível
Muito grato amigos. Na minha próxima folga vou aplicar vossas recomendações e informo o desfecho.
Caros, de volta à luta. Este final de semana desmontei novamente o carburador, fiz limpeza e aparentemente está injetando normal. Com auxílio de uma lupa verifiquei que estava com giglês 14 e 29. Coloquei o original 26, verifiquei as velas e continuam novinhas e secas. Chega faíscas em todas as velas.Infelizmente o problema continua. Lenta normal, meia aceleração normal, mas a viatura falha nas acelerações máximas e nas subidas íngremes sobe com muita fraqueza.A luta continua. Poderiam me dar uma luz para qual o próximo passo a seguir? Como o motor foi aberto para troca de anéis , faz sentido verificar ajustes das válvulas neste caso? Pelo orifício das velas e auxílio de uma boa lanterna dá para diagnosticar alguma coisa errada no motor? Saudações a todos !
Hélio Silva.
Helio, faça um teste: fecha um pouco a borboleta do afogador, e tenta forçar o Jeep lomba a cima. Se melhorar, é sinal de pouco combustível, se piorar é exesso. Verifique também se a bomba da gasolina está com uma boa pressão.
Verifique a coloração das velas...se estiverem muito brancas tá pobre a mistura, se estiver muito escuras e com depósisto de carvão, tá muito rica.
Olá Hélio!
O meu Jeep também estava com alguns sintomas bem parecidos com o seu, ai resolvi fazer algo que acho que poucas pessoas fazem, mas no meu caso deu certo e eu te recomendo a fazer pois faz parte da manutenção do Jeep!
Regular as Válvulas!!!
Antes de regular as válvulas o meu motor estava um pouco fraco e um cilindro quase não funcionava (além do alto consumo de combustível) depois além de melhorar muito o funcionamento e a força do motor, até o consumo diminui consideravelmente!
Fica ai uma boa dica!
Caros amigos. Problema resolvido. A falha principal era na danada da BOBINA porém para complicar, o cabo que ligava a bobina ao distribuidor, embora novo, também estava com defeito. Não havia sido prensado no terminal e em alguns momentos exigia ainda mais esforço da coitada da bobina para gerar a faísca.Descobri por acaso. O que ocorria na verdade era o seguinte: Em marcha lenta e até mais ou menos 50% de aceleração o motor funcionava normalmente. Ao exigir carga máxima do motor e nas subidas íngremes a bobina não gerava a faísca necessária e em alguns momentos chegava a cortar a corrente de maneira intermitente.Bobina devia estar com baixa isolação/fuga de corrente/curto entre espiras, essas coisas. Substituí a bobina e a paz voltou a reinar. Na identificação do problema contei com a colaboração do mecânico Gilson de Guarapari que sabe tudo sobre funcionamento do motor Willys, sem enrolação e ao vivo. Possui uma pequena e simples oficina que fica próximo à rodoviária da Itapemirim.
Agradeço a colaboração de todos amigos que me deram dicas.
Forte abraço a todos.
Hélio Silva.
que bom, que foi uma coisa simples.:
pipoca::pipoca:
Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desistalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.
A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!
Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...
O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!
Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..
borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...
como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?
alguma dica diferente?
Grato
Amigo, coloque o multimetro entre o polo positivo e o negativo da bateria. Tem que aparecer 12V quando a chave estiver girada e quando vc bater arranque.
Já no polo negativo da bobina, vc coloca o multimetro entre ele e o polo positivo da bateria, e vai girando o motor com a mão. A tensão tem que variar de 0 - 12 - 0 - 12V...
Caso isto esteja ocorrendo, esta parte está ok, portanto verifique se o aterramento da bateria está bom e se o cabo positivo que sai do motor de arranque até a chave de ignição não está com mal contato. Já teve casos que a falta de aterramento ou falta de positivo, baixam muito a tensão na bobina e o motor não pega.
Agora tem uma, vc testou a parte do distribuidor? platinado, ou módulo caso tenha?
eu nao fiz o teste de girar o motor com a mão... mas eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas? o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
grato
Bom dia prezado ! pelo sintoma seu módulo "sifu" :parede: com o motor parado deveria apresentar 8 - 9Vcc ( com resistor ) ou 12Vcc ( sem resistor ) e durante o funcionamento do motor pulsar entre esses valores e 0 Volts, pelo jeito o transistor do módulo está em curto, seria como o platinado "colado", acredito que a solução é colocar o resistor e trocar o módulo ou então fazer como eu, não instalei o resistor ainda, uso uma bobina para platinado, funciona normalmente só não aproveita o potencial todo da ignição eletrônica, boa sorte !
caro marcelo, posso lhe dizer que o meu willys, estava com os mesmos sintomas do seu, e eu uns 7 meses andando com ele apresentando esses sintomas, que vê entao pra arrancar, dava tipo uma empipocadinha sabe, mas depois q levantava o giro limpava bem, ou seja dava de andar normalmente com o willys, o meu é um 74 tbm com o ibf - 161, desvendei o problema,
1º uma valvula queimada, a do 5º cilindro, ou seja quando levantava o giro a valvula flutuava e ficava td certo, mas sempre tinha q m anter o giro mais alto
2º 1 anel alinhado desse mesmo cilindro e os outros querendo alinhar.
oque posso lhe dizer, andei esses 7 meses com o jipe nesse estado, e não arrumei o motor, pois o mesmo ja estava na ultima medida 0,60, e o motor willys não compença fazer, pois sai o mesmo preço de vc arrumar outro, entao toquei o pau valendo, e domingo passado agora, eu voltanto de uma trilha, estava na BR ja, começou a bater o motor e eu tava a quase 130Km/h e continuei acelerando só pa ver o tamanho do estouro, resumindo, salto uma biela haha
coisa mais linda de se ver hahahaha
oque descobri tbm, apesar da fumaça ser minina, o oleo do motor não tava baixando nada mesmo, e a agua do radiador tava indo pra dentro do motor, oque possivelmente gerou um cauço hidraulico, e resultou na quebra do bloco.
entao, eu num havia trocado de motor antes e nem me preocupado em arrumar o meu pelo cusco que não era viavel pra mim, e porque meu motor era muito solto e forte, depois q levantava o giro pense na força do willys...
qualquer duvida é só mandar. abraço
Seguinte...teste os cabos e velas do Caroço e todos esta dando faísca. Mas, ao retirar os cabos do 2º e 6º cilindro não faz diferença nenhuma na aceleração. Já c/ os outros cabos a queda é nítida. Então, chegueia a conclusão certeira de que não está queimando no 2º e 6º cilindro.
Bom, isto explica pq. ele não tem força pra subir uma rampinha xula....
Agora a pergunta: O que pode ser que está acontecendo????
Pq. que não queima somente neste dois....eu testei todas as velas e estão todas funcionando perfeitamente.
P.S: As velas não estão meladas de olho...estão todas um pouco pretas mas todas secas...
abço,
Matraka