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  • #1

    Respiro do diferencial




    Pessoal tive observando, meu diferencial traseiro está sem o respiro, tem os bujões p/ escoamento e reposição de óleo, e aí tem algum problema? pois no dianteiro existe os bujões e o respiro. Alguém pode me ajudar?

    Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) parado ainda, acho que é o arranque.

  • #2

    Respiro Dif Tras

    Américo,

    Procure pelo conector do respiro no próprio eixo, não na bolota do diferencial. Nos eixos traseiros normalmente é assim.

  • #3
    Valeu Daniel,
    Mas você poderia me dizer mais ou menos em que parte do eixo? fica próximo a que? Espero não está exigindo muito.

    Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01)

  • #4
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    respiro do diferencial

    Américo
    Há pouco montei o sistema de snorkel do diferencial e caixa com total ajuda do pessoal aqui do fórum, principalmente o Giovani .
    O respiro do meu CJ5 66 é, quem olha por trás, a Esquerda do diferencial, bem por cima do eixo . O que acontece, mas não deveria, é que as vezes, algum mexânico coloca um parafuso no lugar do respiro . Vê se este não é o seu caso .
    Espero ter ajudado.
    Um abração
    Alexandre

  • #5
    Uai!

    Não sei que eixos vc usa, aí vareia. Se for o Dana 44, o respiro fica no próprio eixo, no lado maior.

    Explicando, veja o cano maior, que sai da bolota do diferencial e vai pra roda. Nele tem um lugar, apontando + ou - pra cima, na vertical (um pouquinho tombado), que vc conecta a mangueira.

  • #6
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por dptucunduva
    Não sei que eixos vc usa, aí vareia. Se for o Dana 44, o respiro fica no próprio eixo, no lado maior.
    Fala Daniel !!!

    Mas todos os cj's não são Dana 44???

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #7
    Falou Daniel, vou verificar mas diante mão, no meu diferencial tem um nº 44 bem visível pelo lado onde se conecta o eixo cardã.

    Obrigado
    Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01)

  • #8
    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Mas todos os cj's não são Dana 44???
    Nope!

    Vc tá esquecendo dos construídos! )) Eixo de toyotas, Dana 46, Dana 60...... :P

    E os CJs mais antigos não são Dana 44. CJ2A por exemplo é 23 ou 41 atrás e 25 na frente. O CJ3A saiu com Dana 41 também. Só depois de algum tempo de produção que virou Dana 44.

    Mas os CJ5 nacionais são todos com Dana 44 atrás, os mais velhos canela fina e os mais novos canela grossa (que aguenta até V8 fácil fácil).

  • #9
    Pedro,

    Acho que o diferencial do seu jipe é diferente, o respiro é só um minúsculo furo que fica na parte traseira do diferencial do lado esquerdo, olhando o jipe por traz.

    O respiro como conhecemos acho que foi implementado no jipe após 60.

    Abraço..

  • #10

    Respiro do diferencial - IMPORTANTE SABER

    Citação Postado originalmente por ribon Ver Post
    Pedro,

    Acho que o diferencial do seu jipe é diferente, o respiro é só um minúsculo furo que fica na parte traseira do diferencial do lado esquerdo, olhando o jipe por traz.

    O respiro como conhecemos acho que foi implementado no jipe após 60.

    Abraço..
    Desculpe Ribon, mas creio haver uma certa confusão aí...

    No catálogo "Master Parts List for Willys Trucks and Trailers" (editado em 1943 e cobrindo os modelos MA, MB de 40 a 43) aparece o suspiro (pág 106) como "diferential vent plug" - part Nr A-870.
    Já no "Parts List Jeep" (modelos CJ-2A e 3A) essa peça é chamada de "breather" (respiro) com o mesmo nr A-870.
    No manual do CJ-3B (cara de cavalo) também aparece referência ao "respirador de mola". Em todos estes modelos o suspiro ficava na tampa da caixa do diferencial.
    A certa altura da produção (creio que nos primeiros DANA 44) o suspiro passou para o tubo mais longo e não na tampa. Mais tarde, voltou para a tampa.

    Portanto é o mesmo suspiro e já existia em 1940 (e nunca deixou de existir).

    Como as tampas "parecem" intercambiáveis, muitos mexas as trocavam sem atentar para essa particularidade. Essa a razão de alguns CJs não terem suspiro.

    MAS TODOS TÊM DE TER e, se o JEEP/RURAL/F75 etc, de algum dos meus amigos não o tem (quer no tubo, quer na tampa) faz-se urgente que o instalem.

    Para instalação, o mais simples é:

    1- Remover a tampa de cada diferencial (depois de drenar o óleo);
    2- A tampa tem uma parte plana logo acima do bujão de enchimento pelo lado de dentro deve ser soldada (a "metal") uma pequena chapa de 20x20x3 mm (1/8") para engrossar a parede.
    3- É aí que se faz um furo passante de 8,75 mmØ (11/32");
    4- Com um macho de 1/8"-27 NPT (rosca gás), abre-se rosca;
    5- Usando um flexível de freio bem comprido (compatível com esta rosca), instala-se o "snorkel" cuja outra extremidade deverá ficar a um nível acima do ponto de "vadiagem" (fora da água);
    6- Use a sua criatividade para o "chapéu" nesta extremidade.
    Obs- Caso não se encontre um flexível suficientemente longo, podem ser "emendados" vários, até o comprimento conveniente, lembrando que o "snorkel" deve ter uma folga (curva) para os deslocamentos (máx/min) do eixo.

    Se o seu diferencial estiver completamente desmontado (inclusive sem os eixos) pode ser instalado em um dos tubos, seguindo-se o passo-a-passo de 3 a 6 e tendo o cuidado de limpar as limagens de dentro do tubo.

    ATENÇÃO A TODOS! OS "SUSPIROS" TÊM DE SER VERIFICADOS COM FREQUÊNCIA PARA REMOVER A SUJEIRA (acúmulo de óleo e barro) para permitir o seu funcionamento. NENHUM LAVADOR DE POSTO FAZ ISSO, portanto tem de ficar a cuidao do jeepeiro


    ABRAÇO A TODOS E BOA VADIAGEM!!!...

    Alexandrino

  • #11
    Usuário Avatar de Carlos ZN
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    Olá pcervieri,

    Como o amigo Pedro esplicou está é a função dos balões, segundo o fabricante:
    A vantagem é diminuir as 3 mangueiras dos respiros dos diferenciais e redusida e não ter o risco de entrada de agua e sujeira, e foi testado, infla de 1 mm em uso extremo, sua capacidade de inflar é de 3 mm.
    4X4 Brasil Razão: Erro de ortografia.
    Abraços
    Carlos Andreoli
    São Paulo – SP Zona Norte

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Essa história de deixar entrar água é uma meio-verdade.

    pq?

    porque no ar atmosférico existe vapor de água .... então, quando vc monta o eixo, já tem vapor lá dentro.

    O certo é descrever como: não deixa entrar água de fora para dentro, mas mantém o que já estava ..... porém, não sei estimar a elasticidade/vida da jepeta (chupeta para jeep).

    Caso ela endureça com o tempo, como é de costume com os materias plásticos, corre-se o risco da mesma ser expelida pela pressão ou simplesmente não funcionar e bloquear a ventilação .... é só uma suposição.

    Eu penso até que alguns jipeiros costumam usar as mangueiras de cambio/redução e diferencial levemente pressurizadas para passar dentro d'água.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

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