x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 57
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Fala Giovani !!!

Cara, vou aproveitar que tu já fezeste isso no jipe no teu irmão e te fazer uma pergunta: como eu devo proceder para inverter a conicidade do furo do terminal??? Eu pergunto isso pois não sei ainda se a gente vai passar o cj3a do meu pai para SPOA, e se não o fizer, vou ter que inverter a conicidade dos terminais, como no jipe do teu Brother... :P

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Inverter os terminais...

Citação Postado originalmente por mauro2br
    :Cara, vou aproveitar que tu já fezeste isso no jipe no teu irmão e te fazer uma pergunta: como eu devo proceder para inverter a conicidade do furo do terminal???
    Grande Mauro!

Vc precisa de um torneiro mecânico. Fure pelo diâmetro maior, fazendo um furo "reto". Então um torneiro faz uma bucha cônica e prensa no furo. Não é difícil, mas precisa ser bem feito, pois é item de segurança!
    []'s

Usuário Avatar de Ricardão4x4
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR

Lingüetas em CJ 5 SPOADO

Pessoal ,

Tirei umas fotos de uma adaptação feita no Jipe de um amigo, que manteve o sistema de direção original mas, como o CJ está SPOADO, seguimos os conselhos acima adaptando lingüetas, só que com reforço = nervura mais chapa com furo que utiliza o furo côncio do munhão para mais um ponto de apoio. As barras de direção ficaram na posição horizontal, diminuíndo a influência do balanço da suspensão ou do veículo na direção das rodas.

Como se trata de item de segurança, aqui vão duas fotos que espero ajudem a entender.

Um abraço,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02385_447.jpg   -dsc02387_198.jpg  

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    TENHO BOAS RESSALVAS QUANTO A ESSA ADAPTAÇÃO !

No período de 1992 a 1999 eu usei um sistema semelhante ao proposto e depois de alguns problemas resolví abandonar esse tipo de adaptação.

Histórico:

Durante algum tempo depois de ter colocado so pneus 9.00x16, fiz o SOA e como muitos tiveram, eu também, a de bater de frente com o problema do barramento que vai para a caixa. Dá interferência com a mola.

Numa 1º tentativa, usei o terminal central de direção do jeep no munhão direito, conjugado com uma barra em S, como no kit FESS, mas depois da fratura desse terminal de direção abandonei esse sistema.

Comprei um pedaço de barra de AÇO 4340 e mandei plainar segundo um desenho que eu fiz e criei uma peça que poderia ser parafusada na parte de cima do munhão, usando os 4 parafusos 3/8 UNF como ponto de ancoragem e usinando os furos cônicos na outra ponta. Vide foto abaixo.

IMPORTANTE:

1-por critério de segurança e resistência mecanica, não recomendo outro tipo de aço. Só o aço SAE 4340. TEMPERADO E REVENIDO de preferência

2-nunca fazer a montagem por sobre o pívô original do jeep. As forças envolvidas são consideráveis visto que nem preso diretamente sobre o munhão a peça fica firme.

Bom, continuando a história:

Na primeira tentativa, usei os próprios parafusos originais do munhão, 3/8"x1" UNF. Depois de alguns meses de uso, o jeep começou a ficar instável na direção e percebí que os parafusos ou soltavam ou rompiam na interface.

Então alarguei o furo do barramento e instalei 4 prisioneiros de aço 12.9 no munhão, com trava química, e na medida M11x60 ... com porcas parlok.

A fixação melhorou mas mesmo assim, percebí que mesmo torqueados os prisioneiros, os espaçadores do munhão começaram a ser esmagados e sairem pela interface, criando folga no rolamento e na direção.

Infelizmente os calços tem de existir e estarem instalados

De 6 em 6 meses tinha que trocar os calços do munhão e reapertar os prisioneiros.

Assim, a minha conclusão é que essa aplicação não é muito válida para jeep com pneus iguais ou maiores de 33" e que existe uma insegurança inerente nesse sistema.

Para quem for se arriscar, use aço de boa qualidade, e insista numa programa de inspeção permanente pois ele solta sózinho

A opção com ancoragem no próprio munhão como na foto em que a peça apresenta-se como um X é mais confiável pois há uma distribuição das forças de esterçamento.

Só que nesse jeep ai de cima , a diferença de altura é exagerada e complementado, em termos de engenharia, é uma peça com problemas estruturais de engastamento pois a linha de centro dos parafusos está ortogonal com o sentido da força aplicada. É como voce estar de pé e alguém sempre empurrando e puxando. Como a base não é um sapato, e sim parafusos, alguém vai quebrar e isso será a cabeça dos parafusos pois a peça age como um saca-rolhas sobre eles. O momento fletor de esterçamento sobre eles causa enormes tensões normais.

São grandes as chances de romper os parafusos num fora de estrada, se a roda receber um golpe. O ideal seria uma peça mais "baixa".

Agora, revendo o tópico ví a adaptação do Giovani. Parece ser mais razoável em relação a essa última observação porém, aqui vai um lembrete para todos:

MAURO, GIOVANI E OUTROS:

Não se deve soldar esse componente montado no próprio jeep !

mesmo que a peça fosse feita da sua maneira (MAURO) - o que não é necessário, veja a minha peça, ou da maneira como fazem no SUL - a solda só deve ser feita com a peça isolada numa bancada e não no próprio eixo, pois corre-se o risco de fazer passar corrente elétrica pelos rolamentos e destruí-los, dependendo de onde seja feito o aterramento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barra_507.jpg  
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    a solda só deve ser feita com a peça isolada numa bancada e não no próprio eixo, pois corre-se o risco de fazer passar corrente elétrica pelos rolamentos e destruí-los, dependendo de onde seja feito o aterramento.
    ???????
    Leopoldo... explica isso melhor por favor... nunca ouvi dizer que corrente eletrica danifica rolamentos??...

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Se você for soldar algo no munhão e pinçar o aterramento no grampo da mola, está passando corrente elétrica do grampo para a mola, da mola para o a carcaça do eixo e/ou tubeira, da tubeira para a capa do rolamento, da capa para os roletes, dos roletes para o cone, do cone para o pino mestre/parafusos e daí para o munhão..........

Parabéns, soldou o munhão e faiscou tudo pelo caminho.

Como a pista de rolamentos é muito sensível, queimou a pista e microfundiu as áreas de contato dos roletes.

Ganhou um rolamento soldado.

Nunca viu isso?

Veja o manual de manutenção e falhas de rolamentos da TIMKEN Co. ou SKF.

Lá tem algumas fotos.

Citação Postado originalmente por Leopoldo
    Veja o manual de manutenção e falhas de rolamentos da TIMKEN Co. ou SKF.
    Caro Leopoldo onde acho isso , tenho curiosidade sobre o assunto , quem sabe não tem umas cacas que fazemos ou coisas que deixamos de fazer p/ preservar nossos caro$ rolamentos
    []'s

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Valeu Leopoldo... bacana saber disso... acho que tem muito "mexanico" por ai que tambem nao sabe... heheh

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Nesse caso que comentei, os manuais de inspeção de rolamentos, normalmente com uma boa cantada a engenharia passa via correio. Não sei se já estão disponíveis via eletrônica.

Outra fonte são os revendedores de rolamentos.

Recomendo as seguintes:

Timken - how to recognize and prevent tapperred roller bearing damage. Excelentes fotos. Esta publicação não tem nº. de referencia.

http://www.timken.com/industries/aut...s/techtips.asp

http://www.timken.com/products/bearings/techtips.asp

FAG - danificações em rolamentos. Muito boa também. Referência WL82102PB

FAG - montaje de rodamientos - Referência WL80100/2 S/PB

SKF - falha de rolamentos e suas causas - Referência BR7604-1991

Mas veja que isso é regra de bom senso.....tal como não soldar tanque de combustível cheio de vapor, ou usar aliança ou pulseira quendo se mexe com baterias e cabos ...... etc .....

bom senso.

Agora, se você me perguntar sobre itens mais gerais ........ só a experiência pessoal.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Fabil
    ... acho que tem muito "mexanico" por ai que tambem nao sabe...
    Não acho - tenho certeza.

e tem mais (lá vou eu de novo provocar a ira alheia e receber um monte de email malcriado de gente ofendendo ou se justificando)

quem falou que eles sabem ler?

Citação Postado originalmente por Leopoldo
    Nesse caso que comentei, os manuais de inspeção de rolamentos, normalmente com uma boa cantada a engenharia passa via correio. Não sei se já estão disponíveis via eletrônica.
    nesse caso vou dar um pulo ali no visinho p/ ver se descolo um ...
    []'s da R. eng. mesquita sampaio

Usuário Avatar de AMANETO
    Entrada
    14/06/2005
    alguem pode me dizer o que é SPOA????
    Nunca ouvi este termo antes..., desculpem a ignorancia.
    Amaneto

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17