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  • #1
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Como deixar a direção de um CJ5 segura?




    Tenho um CJ5 com motor 6cc turbinado. Muito forte!!! Porém ao acelerar o bruto, começa a "dançar" e ficar "bobo" na mão. Alguém tem alguma sugestão de como deixar ele mais na "mão" e transmitir mais segurança?
    Só para completar a caixa de direção é hidráulica do Alfa Romeo!

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Quais medidas de pneus vc está utilizando? E amortecedores e molas, quais são?
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #3
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por Paulo Fogaça Ver Post
    ...ao acelerar o bruto, começa a "dançar" e ficar "bobo" na mão. Alguém tem alguma sugestão de como deixar ele mais na "mão" e transmitir mais segurança?....
    Paulo, ele fica "leve" e difícil de controlar?
    Ou ele fica "doidão", com uma baita de uma tremedeira?
    O segundo sintoma pode ser shimmy!
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #4
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Boa noite,

    Os pneus são 35", modelo New Frederico da 3K.
    Amortecedor Rancho 9000
    Molas Toyota
    Eixo F75

    Sds,

  • #5
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Citação Postado originalmente por Flaibam Ver Post
    Paulo, ele fica "leve" e difícil de controlar?
    Ou ele fica "doidão", com uma baita de uma tremedeira?
    O segundo sintoma pode ser shimmy!
    Flaibam, ele fica leve e difícil de controlar, como se estivesse com muita folga na caixa ou nos terminais, porém é tudo novo.

    Sds,

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Quais medidas de pneus vc está utilizando? E amortecedores e molas, quais são?
    Boa noite,

    Os pneus são 35", modelo New Frederico da 3K.
    Amortecedor Rancho 9000
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    Sds,

  • #7
    Usuário Avatar de Robertux
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    A partir de qual velocidade ele começa a ficar dificil de controlar?
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    A partir de 60 / 70 km/h.

  • #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Paulo Fogaça. seu motor é 6cil. opala, a direção hidraulica alfa romeo., por acaso as polias não estão erradas. pois toda adaptação requer um certo cuidado. e a polia da bomba em relação a rotação do motor e esta para a da bomba tem que estar de certa forma balanceada (rotação) e de tal modo que a polia da bomba não exceda da rotação original. daí conforme a velocidade mesmo sem hidraulica fica leve, e com hidro mais ainda, então isto vai afetar a estabilidade do mesmo. ou talves deva ter uma regulagem de vazão de oleo na caixa hidraulica fazendo que a certa velocidade a direção fique um pouco mais dura....... bem é isso. OK?.

  • #10
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    1- barra estabilizadora traseira seria uma boa
    2- amortecedor decente de direção
    3- feixes de mola e amortecedores um pouco (pouco) mais rigidos)
    4- revisão completa em pivôes de minhão e etc

    A turbina despeja toda sua potencia (não é gradual) aos 2.800 a 3.200rpm, quando ela entra o "tapa" que vc sente é o que desestabiliza o resto do carro...

    Adicionalmente use uma barra anti torção (anti-wrap) no eixo traseiro quela tipo triângulo pois vc pode acabar por torcer a ponta do eixo pra baixo (pinhÀo) e quebrar cardan, molas etc etc..

    Com o turbo tem de vir uma certa adaptação mesmo com eixos de F-75 que são mais largos (bom para curvas) mas criam também uma alavanca absurda dobrando sua suspensão na hora do tal "tapa" da turbina...

    Verifique qual a pressão está atingindo a turbina, caso supere 1.3 bar e seu motor não tiver nada preparado (pistões forjados, junta de cabeçote metálica, intercooler) terá serios problemas de durabilidade, sugiro que diminua a pressão e se possivel tenha um intercooler que com 0.8 bar, se bem dimensionado, se aproveita mais que 1.5 por exemplo...

    enfim... veja bem amortecedor de direção e "anti-wrap bar" acho que já é um bom começo
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #11
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Senhores,

    Obrigado pelas dicas... vou fazer uma revisão em todo o sistema e adaptar as sugestões postadas. Depois relato como ficou. Valeu!

  • #12
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
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    por que voce nao coloca umas fotos da adaptação da suspensão e da direção?talves seria mais facil para determinar o defeito

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