Também acho que deve ser trocado todo o semi-eixo, mas não vá vender barato ou pra qualquer picareta q aparecer, venda pra alguem q realmente precise. Geralmente preservacionistas de veiculos militares antigos curtem essas reliquias.
Versão Imprimível
Também acho que deve ser trocado todo o semi-eixo, mas não vá vender barato ou pra qualquer picareta q aparecer, venda pra alguem q realmente precise. Geralmente preservacionistas de veiculos militares antigos curtem essas reliquias.
Já que o amigo precisará comprar outros semi-eixos, vai a dica, seria interessante trocar com alguém que tenha um GPW que não seja original os semi-eixos, seria uma mão na roda...
Esse sistema chamamos de queixo duro, é quando o diferencial dianteiro roda o tempo todo, diminuindo assim, sua vida útil, e de outros componentes, como retentor cardã, rolamentos, etc.
Abraços.
Na verdade nos sistemas antigos, poderiam vir três tipos diferentes de juntas universais para semi-eixos: dois com esferas e um sem esferas ou cruzetas! O com esferas que parece uma homocinética moderna chama-se RZEPPA, a outra com esferas, mas que não se parece nem um pouco com as homocinéticas modernas chama-se BENDIX e, finalmente e mais estranha de todas, a que não tem nem esferas, nem cruzetas apenas um quebra cabeças em 3D, chama-se TRACTA. Tudo isso pode ser facilmente visualizado em: http://www.surplusjeep.com/MB-GPW/mb...ont%20axle.htm
Putz Homero! Morrendo e aprendendo, quando comprei meu Jeep 1951 possuia de um lado a tal 'bendix' e do outro o tal 'tracta', o tal do 'bendix' começou a encher o saco certa vez (encavalava as bolas) e resolvi substituir todo o sistema pela boa e velha cruzetona. Ainda possuo as velhas pontas de eixo uma 'tracta' (que achei muito interessante) e outra 'bendix' meio gasta e bem problemática (e dificil de montar)
Além desses 3 e da cruzeta tem tb uma outra que chamam de "rótula", era a que estava no dana 25 da Mula e que acabei vendendo.
Tem umas fotos de uma moida nesse topico que abri: Frente Pulando e semi-eixo quebrado
Voltando ao assunto do tópico.
Pode instalar a roda livre sem trocar nada que dá certo, no Fernandão foi só tirar o queixo duro e instalar a RL. 8)
Ele usa a Rzeppa.
[]
consegui montar a roda livre ( uma antiga avm de ferro e bronze) sem cortar as pontas... ficou 10...
tenho o manual do 1943 e nele consta que é assim mesmo os semi eixos...
pagnas do catalogo do gpw
E esse Jeep 45 não vende não?
Olá.
Você tem um jeep bem interessante.
Cada um faz o que quiser no seu próprio Jeep, mas como já afirmaram alguns, mantenha mesmo a originalidade o maior possível, pois no seu caso esse Jeep trata-de de um CJ2A raro, o primeiro ano do primeiro modelo civil de Jeep, que inclusive não veio oficialmente para o Brasil. Mas o quadro de parabrisas pela foto, não é o original, é o do "51". Ou, pelo ano, pode ser um Willys MB com carroceria de CJ3A (51). O chassi Willys desse ano, tanto civil como o militar diferenciava-se do Ford GPW principalmente pela travessa dianteira, que nos Willys era um tubo e nos Ford uma travessa de perfil quadrado. Não existiu Ford GPW modelo civil.
Abraço,
Paese.
http://jeepguerreiro.blogspot.com
dei uma pesquisada pela internet, e encontrei modelos 1945 com esse quadro de parabrisa e a mesma carroceria, com os suportes laterais na lateral esquerda p/ colocar a ferragem da capota...
alguns detales, como pontos de solda, dobras na ferragem da lataria e tampa trazeira, condizem com um legitimo 45, alem do número de série do motor e plaquetas.
preferi faze-lo original pq trata-se de um jeep raro, e tambem pq ja tenho um outro cj3, 54 100% nada original, p/ trilhas e tambem um 56 cj5 importado ja pintado, esperando p/ ser montado com motor v8 318 e cambio de dodge.
Beleza amigo.
Seu jeep então é mesmo um CJ2-A. Com certeza não se arrependerá em mantê-lo original. Quanto ao quadro do parabrisas porém ratifico o que eu disse, pois o quadro desse ano e modelo (1945) é outro modelo. Segue fotos em anexo. Mas nada que tire o brilho e valor do seu achado.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Paese
http://jeepguerreiro.blogspot.com