
Postado originalmente por
DANIEL BALES
Esteban,
Com experiência que já tive trabalhando com fibra de vidro por mais de 6 anos, o que posso te dizer é que a fibra em si no trinca e sim rasga, caso a carga exigida seja maior que a resistência do material.
o que trinca é o gel Coat utilizado para dar acabamento na peça e a massa utilizada em cantos e contornos evitando o aparecimento de bolhas.
Quando o gel e a massa são aplicados em excesso acaba gerando com o tempo o que chamamos de "pés de galinha" pois este material quando catalizados se tornam rígidos sem qualquer flexibilidade como se fossem vitrificados.
Como a fibra trabalha ou seja se deforma mais, as camadas de gel e massa não acompanham estes ciclos de flexão acabando por trincar.
Coloquei uma carroceria de fibra no meu jeep, da agromotor, também, porém como conheço bem este material fiz diversos reforços em pontos estratégicos inclusive refazendo alguns pontos, já estou a 1 ano rodando com esta carroceria e até o momento não observei trincas, mas com certeza uma hora irão aparecer, para isto basta utilizar uma retífica manual com uma ponta abrasiva passar sobre as trincas laminar e dar acabamento sempre utilizando o mínimo de massa plástica, com isso, nestes pontos as trinca não irão mais ocorrer.
Qualquer dúvida passe um e-mail para
dbales@br.gestamp.com
Att.