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  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
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    Problemas no câmbio... C-10 3m




    Pessoal!!! Seguinte... Esse foi meu primeiro final de semana com o PINGO...
    No primeiro dia andando, o câmbio (c-10 3 marchas) estava uma beleza.. No segundo dia começou uma de arranhas a primeira e a ré, que persiste desde então.. além da segunda e da terceira engatarem com dificuldade.

    Observando o comportamento do carro, percebi que depois de engatada a primeira ou a ré (com muita dificuldade e alguns arranhões), mesmo com a embreagem acionada até o fundo o jeep ainda se movimenta, beeeem devagarzinho...

    No caso da 2ª e 3ª, pra engatar a marcha é só dar uma acelerada pra "dar o tempo" e engatar tranquilo..

    Acredito que meu problema seja na embreagem... Ela aceita regulagem de algum tipo? Como fazer? Se não tiver regulagem, qual o tamanho do prejuízo?!

    O pingo tem motor GM 151 e cambio da C-10! Valeu pessoal!!
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  • #2
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    Parece ser regulagem da embreagem , a não ser que o garfo esteja empenado ...
    Tenta dar mais folga na embreagem . SE continuar , tira a tampa da capa seca , pede pra alguém pisar na pedal e observa o comportamento do garfo .

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
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    Thiago, o curso do pedal está no fundo? Se sim dá para regular, basta procurar a haste ou cabo do acionador da embreagem e apertar até os pedais do freio e embreagem ficarem no mesmo nível. Se não é possível que o platô esteja quebrado. É fácil sentir o platô quebrado pois fica um perfeito efeito de mola no pedal e o curso é normal, mas apresenta dificuldades nos engates, principalmente nos primeiros onde o carro está parado. Com o motor desligado o engate tem que ser normal, pois se mesmo assim for difícil engatar a marcha daí o problema é na caixa mesmo!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    O que eu mais estranhei foi o fato de que no primeiro dia tava sem problemas.. vou dar uma olhada hj a tarde, mas acho que não deve ser o garfo..

    Também estou com um pequeno vazamento de óleo na caixa de marchas... o jeep ficou parado muito tempo, daí quando volta a andar já viu né..
    Como ainda não vou levar ao meca, (ele vai ficar no estaleiro fazendo a capota por uns 10 dias) estava pensando em completar eu mesmo o nível de necessário..
    Como posso fazer isso?
    Onde fica a tampa?

    o mesmo para os diferenciais, como posso ver o nível e completar o óleo caso necessário?
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  • #5
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    Nível do câmbio - usa uma chave de soquete (Catraca) de quadrado femea de 1/2" pra sacar o bujão e completa por ali , SAE 90 GL 4 ...
    Diferencial - tira o bujão da tampa , quadrado macho , e completa , se faz muito tempo que vc não verifica o óleo do diferencial e já que ele vai ficar parado , é melhor tira a tampa e inspecionar , depois coloca a tamap e completa o óleo , SAE 90 GL 5 ...

    []s...
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  • #6
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    Olá pessoal!! Dispobremô a Kombis!!
    Bastou uma regulagem na embreagem (até agora não entendi como ela desregulou ) que fivou zero de novo!! O vazamento era aquele retentor atrás da flange que prende o cardan na T-case. O anterior foi colocado meio torto, comeu inteiro com as primeiras voltas...
    Agora o PINGO tá na tapeçaria colocando capota (feita sob medida)... :P andar de novo, só daqui uns 15 dias
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  • #7
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    Se desregula com o desgaste do rolamento disco e platô. O conjunto a medida que vai sendo acionado vai ficando mais fino e o pedal vai ficando com o curso mais baixo.
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  • #8
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    Mas isso ocorreu com pouco mais de 100 km rodados... acho que foi barbeiragem na hora de adpatar...
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  • #9
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    Então tem alguma coisa errada, pois isso deveria ocorrer em 15000 km e não em 100 Km. O que o mecânico que instalou a embreagem diz? Se a regulagem se desfizer e o parafuso se deslocar é uma coisa simples que até um pouco de tinta no parafuso resolve, mas se a cada regulagem o parafuso muda de posição, logo em seguida não haverá mas curso para regulagem indicando que existe algo grave no conjunto de embreagem. Desde o garfo de acionamento rachado até rolamento ou platô com defeito.
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  • #10
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    Vou poder responder o estado do conjunto apenas na semana que vem... o jeep tá no estaleiro, fazendo capota, fica pronto só na outra semana...
    Muito obrigado pela atenção, assim que puder respondo.
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  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
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    Bom.. problema resolvido, era a regulagem da embreagem mesmo.. agora tem um novo... tá vazando óleo, os retentores da T-case são novos, o vazamento parece ser na caixa de cambio mesmo (c-10), o que devo verificar...? O meca falou que vai precisar descer a caixa pra ver... tem algo que possa ser observado antes disso td?

    Mas o vazamento é grande gente... sem sacanagem... pinga bastante, o óleo baixou pra kct...
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  • #12
    Thiago Serpa, Thiago, venho tendo problema de vazamento no câmbio a um bom tempo, inclusive abri um tópico sobre isso onde estamos tentando encontrar uma solução
    Segue abaixo meu relato no tópico: (seria bom vc acompanhar este topico) p/ ver se te ajuda em algo....só sei que o vazamento pelo câmbio já esta me tirando do sério!
    Troquei o câmbio do CJ (Motor BF161) 3 marchas 1º seca, por um câmbio de 04 marchas o qual apresentou vazamento de óleo ...

    Na base do visual tentei identificar o vazamento, na base da tentativa e do erro, troquei o feltro e o chicote do velocímetro (o vazamento aparentava ser nele).....só que nada resolvido o câmbio continuava vazando e MUITO , a ponto de SECAR a caixa......e tbem "enganchar" a 3º marcha...

    Depois de várias tentativas de diminuir o vazamento e de várias latas de óleo e de várias "enganchadas" de marcha ...decidi levar num especialista em câmbio, que trocou algumas engrenagens, retentor, feltro e deichou o câmbio muito bom!!!

    Só que depois de 6 meses o câmbio voltou a apresentar vazamento só que não na qtde anterior depois de 3 dias na garagem parado apresentou uma mancha no chão de mais ou menos 20 cm de diâmetro...

    Diante do exposto e de diversas afirmações que já escutei de que: "não existe Jeep CJ que não vaze óleo", pergunto: ATÉ QUE PONTO É NORMAL O VAZAMENTO DE ÓLEO DA CAIXA DE MARCHA? SE É QUE É NORMAL...COMO FAÇO PARA DIMNUIR O VAZAMENTO

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