-
ativando o topico
depois de uns meses parado, voltei a rodar depois da reforma de chassis e adp. molas toy, sexta passada fiz o teste, liguei traçao, reduzida, e testei o bloqueio dianteiro, subi barranco... tudo normal.
rodei sabado um pouco, domingo tambem, total de uns 15 km, hj estava andando e senti do nada uma vibração na avalanca de "dentes de engrenagens" ai, parei e senti que no ponto morto tambem fazia , e mesmo no ponto morto sentia que o jipe queria engatar....
fui pra casa , na ré foi quase impossivel por na garagem, pra frente com uns trancos e pesado foi.
á algum tempo vi minha t case com muito oleo,
eu tinha retirado a alavanca do cambio tambem, algum tempo e coloquei denovo, tem posição ?
uma ajuda ai pra este problema, não deixei quebrar nada, não fez barulho e não faz.......
-
bão, tirou a tampa e botou de volta. Se esta engatando as marchas é porque colocou direito. Mas seria interessante tirar a tampa do cambio de novo e verificar se os garfos estão bem presos, nas devidas posições e se estão à 90º em relação à tampa. Vai que deixou a tampa la num canto, o "ninguem" foi la e deixou ela cair ?
outra coisa são aquelas esferas/molas que tem na tampa do cambio...veja se não estão muito avalizadas, se as molas ainda existem....
Vejo muitas arrumações de cambio, mas não vejo revisão de tampa do cambio.
-
problema resolvido...
por ficar fora do jipe algum tempo, o oleo td do cambio desceu pra t case, que estava ate a boca de oleo...
esgotei ate o nivel, repuz na cambio e add mais 2 litros,... levantei o jipe engatei, pra frente mais ou menos blz, a ré , com muito tranco,
fui ate a oficina a pé, e o mec. disse, colou os sincronizados, ta um "pau" ni jipe que volta, tirei de re´da garagem, com trancos mesmo, e fui dar uma volta, sai devagar em 1, depois 2, e fui rodando, ai... fiz o aconcelho, sempre esticando e reduzindo a 2 , 3 e 4,
ai tentei dar ré , sem problemas..... kkkkkk , falta de oleo, e depois da aceleradas boas, normal novamente...
-
Agora so falta um vídeo para agente vê como ficou a viatura!
-
Faz tempo que ninguém posta aqui, mas estou com problema semelhante:- Meu Jeep 51 mecânica original, 3 marchas 1a seca, vazava muito oleo, de cambio, então foi ficando difícil de engatar principalmente e 1a e a ré. Achei que o óleo teria contaminado o disco da embreagem e estaria agarrando, pois mesmo pisando tudo na embreagem dava para sentir que ele estava engrenado. Tentei regular mas acabei deixando cair o garfo dentro da caixa seca. Daí baixei o cambio. Mandei dar um passe no volante, instalei platô, disco, colar, garfo e cabo novos, naquele bloco deslizante onde pega a ponta do garfo enchi de solda e retifiquei. O cambio funcionava bem, por conta dos vazamentos desmontei, aproveitei para ajustar a tampa, substitui as molas das esferas, na alavanca, enchi e retifiquei a bola em cima e o quadrado que acopla nos garfos, na caixa, troquei juntas retentores e os dois rolamentos e roletes do piloto, a folga no conjunto 2a/3a estava perto de um milímetro, mudei o calço que vai atras da 2a e resultou com 5 décimos. No T-Case, desmontei parcial! Não mexi no pino Chorão nem nos rolamentos conicos, troquei juntas e retentores, troquei as molas das esferas e também ajustei as duas alavanca. Muita veda rosca nos parafusos "molhados", Montei tudo utilizando nas juntas silicone de alta temperatura, abastecí com oleo 25w60 Texaco Viscus.
Desculpem o texto longo!
Agora os problemas em que peço ajuda dos amigos:-
Esqueci de montar uma arruela fina que vai junto com os roletes dentro do eixo piloto.
Só andei um pouco mas;
Continua agarrado (como antes) engrena arranhando e mesmo pisando até o final da embreagem ele parece engrenado;
Está difícil de engatar a 2a e a 3a;
Está vazando no eixo do pino chorão do lado que não tem o parafuso e trava;
Pergunto para os especialistas:-
Regulei o cabo até ficar sem folga nenhuma, encostando nas unhas do platô, acionei o pedal até o final e medi o quanto desliza o bloco do colar e o curso todo foi 13mm é normal? me parece pouco!
Meu balancim e acionamentos estão folgados e o pedal é pesado de doer a perna!
Desde já agradeço se puderem me ajudar.
-
Pessoal quem puder me ajudar!
Andei mais um pouco com o Jeep e reparei que ao engatar o 4x4 a alavanca fica presa quase impossível de puxar de volta para 4x2!
As marchas parecem que estão melhorando a cada vez que ando, agora só a 2a que conforme o tempo está difícil de engatar!
Me passa a impressão de que o engrenamento que sinto não é na embreagem e sim no t-case?
É possível?
Esta parte eu desmontei parcial, apenas para trocar as juntas e retentores, também troquei as molas das esferas das alavanquinhas.
-
Ainda estou precisando de ajuda!
Fiz um ajuste no carburador que estava um pouco acelerado, e novamente andei mais um pouco, está melhorando a parte de engrenamento de marchas, a segunda está cada vez melhor, parece que o cambio vai se salvar!
-> Ainda sinto o engrenamento mesmo com o pedal da embreagem totalmente acionado
-> Também começou a acontecer foi escapar a marcha na alavanca da reduzida, acho que a mola que troquei ficou com pouca pressão, e com o movimento do Jeep e o "peso" da coifa, as vezes a alavanca "sobe" para neutro.
Alguem sabe se encontro para venda estas molas e esferas, são duas nos eixos da tampa e duas nas alavanquinhas?
-
Olá pessoal! Substituí a mola da alavanca de reduzida por uma mais forte e o problema de escapar para o neutro ficou resolvido!
Para andar também já está melhor! O problema que persiste é o vazamento de óleo na ponta do eixo do pino chorão!