Olá Marcão! Felismente o Jeep têm feixes de mola superdimensionados, não necessitando de alterações na suspensão para receber o motor GM 4.1, AP 1.9 diesel ou mesmo o Ford 4.9 da F-1000. Apenas se alguém cometer a "loucura" de pôr um MB de 608 ou outro diesel maior.
Sinceramente acho que não. Só vi esta suspensão em fotos, não vi ela em ação, mas a capacidade de carga por eixo é de 500Kg. Com o peso desse motor, andando em erosões por exemplo, têm que se ver o quanto ela ficará "molenga". Aliás, molenga ela já é, pois quem instala esse sistema já coloca logo os tirantes "anti-torção", para evitar o giro do eixo nas arrancadas, que pode ocasionar a quebra dos cardãs. Outro ponto que considero negativo é o comprimento da lâmina, que obriga à emendar o chassi, deixando-o mais longo e prejudicando os ângulos de entrada e saída. Por enquanto não sou à favor desse sistema...
O peso da Pickup é de 1080 e o carga Util é de mais 500 Kg.
Portanto o peso que a suspensão suporta seria de 1500 Kg. Entretanto a suspensão da pickup é molas helicoidais na frente e as barras atraz, será que pelo fato daquela suspensão estar usando barras tanto na frente como atraz esta capacidade não seria aumentada?
Fiquei preocupado com sua observação, pois o motor 4.1 pesa por baixo uns 300 Kg ( não é isso ) ??
Se bem que aquela suspensão baseada em barras da Fiat, eu já vi com um motor V8 e não parecia estar arriada não.
Como disse antes, ainda não vi em ação. O que eu penso é que com o veículo parado é uma coisa, mas na hora do "pega" é que eu gostaria de ver o "quanto" e "como" ela trabalha, entende? Se é macia, dura, molenga ou firme na hora da ação é o que interessa saber. Se alguém sabe ou se possui algumas fotos, poderia enriquecer esse fórum... Considerando o peso da pick-up e sua carga é bem possível que seja realmente resistente.
8) Agora, na minha opinião ainda está longe de ser um "ovo de colombo", pois sou fã da melhoria de ângulos, jamais farei algo que prejudique a transposição de obstáculos. Pelo contrário, se observar as fotos do meu Jeep vai ver que recortei os pára-lamas, pára-choque, carrego o estepe dentro, etc.
Olá Gustavo!
... se observar as fotos do meu Jeep vai ver que recortei os pára-lamas, pára-choque, carrego o estepe dentro, etc.
He he he
Eu vi mesmo que voce arrancou as pontas dos paralamas do Jipe...
Concordo contigo, precisa ver para crer...
Neste final de semana eu vou no mecanico e vou ver se trago mais fotos, quem sabe assim podemos falar mais a respeito.
Vou ver tambem se coloco um destes já pronto numa RTI.
[]'s
Gustavo
Fui no mecânico neste final de semana, e consegui colocar um Jipe com esta suspensão numa rampa. A roda dianteira dele, subiu 76Cm. Isso é aceitavel?? Ruim de mais?? Não sei avaliar!!
PS: Quando desci do Jipe para tirar a foto, o Jipe desceu um pouco, portanto ele chegou um pouco mais alto do que isso...
Legal... O curso da suspensão equivale ao original, não muda quanto a isso... Mas vc conversou com o dono do jeep? Ele já fez trilhas? Como é o comportamento do Jeep? E finalmente, quanto é preciso emendar o chassi para receber essa mola?
Giovani,
Conversei não com um, mas com 3 caras que possuem esta suspensao e todos eles me afirmaram que o Jipe fica muito bom em trilhas pesadas, melhor que o orginal.
Eu andei em dois um com amortecedores usados de F-1000 e as molas trazeiras instaladas no chassis, achei que ficou um pouco mole, e outro com amortecedores de D-20 novos e com as molas trazeiras para fora do chassis, este sim ficou bom. Ele ficou bem mais alto do que o original, com um curso que se ve nas fotos, acho que vai bem até um pneu 35" e sumiu aquele problema que todo jipe tem de ficar torto depois de sair de uma curva.
Quanto ao aumento necessário, não é muito não, é apenas uns 15 cm na parte de traz. Dai o jipe ganha um parachoque trazeiro, parecido com o dianteiro... Se quiser foto avise que eu mando...
Quanto as molas que estão usando, eu me enganei, na verdade é a da Pickup Fiat Palio ADVENTURE. Estas são mais grossas e mais espessas que as da Pickup Fiat Palio convencional. A capacidade nominal dela é de 700 Kg e mais os 1200 Kg que a própria pickup pesa, e não 500 Kg como tinhamos pensado anteriormente...
Bom, não entendo muito, mas gostei do que vi, o meu CJ-5 esta com a suspensão original e achei que os jipes que andei hoje estavam bem melhores...
[]'s
Gustavo
Beleza pura... Atrás é 15cm que aumenta o chassi, mas e na frente? O feixe de mola dianteiro do jeep é mais curto que o traseiro, logo usando a mesma mola do fiat na dianteira o aumento do chassi seria maior que os 15 cm. É isso mesmo, ou usam outra mola na dianteira?
Ah sim, gostaria de ver as fotos...
Giovani,
Sei que as molas são as mesmas, quanto a esta diferença relamnete não sei, vou procurar saber com o mexânico e te falo...
Por hora estou envinado as fotos do parachoque trazeiro...
[]'s
Gustavo