x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Bancos traseiros!




    Senhores,

    Antes de mais nada: estou criando um novo tópico para falar de um tema batido porque tenho uma idéia um pouco incomum e gostaria de debater alguns pontos.

    Estou trocando os bancos do CJ, e gostaria de aproveitar ao máximo o espaço traseiro. Então me veio a idéia, que por um acaso mais um colega sugeriu em outro tópico (ou seja, não deve ser tão absurda assim ), que é colocar os bancos em cima das caixas de roda, virados de lado.

    A idéia era colocar 2 bancos de 1 ou 2 passageiros, virados para dentro da caçamba. Além de aproveitar um espaço "morto", facilitaria bastante na hora de levar carga em vez de passageiros, porque os bancos não precisariam ser rebatidos. Claro, todos passageiros contariam com cintos de 3 ou 4 pontas, para mantê-los firmes ao banco.

    Pergunto: alguém sabe a legalidade deste tipo de solução? Baixei várias resoluções do CONTRAN, procurei em diversas partes do CBT, e não encontrei nada específico, só relacionado a crianças menores de 10 anos.

    Por enquanto, acho que é isso!

    Abraços,
    Leonardo

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Leonardo,

    Não é absurdo não e deve ser legal, as Land Defender 90 saem de fabrica com bancos laterais sob as caixas de rodas.
    Aliás nos classificados tinha um cara vendendo um jogo.
    Os assentos são rebativeis e com isso se tem espaço para carga.
    Mas é desconfortavel pacas fiz um viagem de 500km uma vez e cheguei quebrado.

    O problema será onde vc prender o Santo Antonio.

    []

  • #3
    Rodrigo,

    Obrigado pela resposta!

    Eu desconhecia o fato de existir um carro moderno, como a Defender, com bancos laterais. É basicamente este tipo de configuração que eu tinha pensado!

    Você diz que foi desconfortável viajar num banco destes? O fato de ser em cima da caixa de roda ajuda ele a sacolejar um pouco mais, mas dá pra tentar amenizar com um banco ou calços mais macios. De qualquer forma, estes bancos da Defender parecem bem rústicos, e nem possuem encosto de cabeça...

    Vou dar uma estudada melhor na idéia, mas o que eu já tinha pensado era desenhar uma gaiola sob medida no jipe, seguindo da frente (quase encostada no painel) até atrás (quase encostada na tampa traseira), acompanhando a linha do topo da capota como base, o mais externamente possível.

    A partir daí, os reforços centrais (que normalmente são parte do Santo Antônio) ficariam logo atrás bancos da frente - não o suficiente para atrapalhar os bancos traseiros, apenas para permitir a fixação dos cintos dianteiros. Também teriam os reforços superiores, para proteger os ocupantes e dar resistência estrutural.

    Por fim, para fixar os cintos de trás, na própria gaiola teria uma estrutura com dois tubos de 1" e 1/2 ou 1" atravessando a parte de atrás do banco, na altura do encosto de cabeça. Na verdade, essa parte eu ainda não parei pra fazer cálculos nem pensar muito sobre - talvez dois tubos quadrados ficassem melhor, mas ainda tenho que botar a prancheta pra funcionar.

    Além de tudo isso, ainda tem o "chassis interno", que seria parte integrante da gaiola - mas fica complicado explicar os detalhes, e ainda não consegui tempo pra desenhar tudo. Resumindo, a idéia é bem parecida com o que tem no jipe do Leopoldo, mas eu ainda vou tentar explicar melhor conforme for fazendo...

    De qualquer forma, obrigado mais uma vez pela informação!

    Abraços,
    Leonardo

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Leonardo L. Ver Post
    Senhores,

    . . .

    A idéia era colocar 2 bancos de 1 ou 2 passageiros, virados para dentro da caçamba. Além de aproveitar um espaço "morto", facilitaria bastante na hora de levar carga em vez de passageiros, porque os bancos não precisariam ser rebatidos. Claro, todos passageiros contariam com cintos de 3 ou 4 pontas, para mantê-los firmes ao banco.

    . . .

    Abraços,
    Leonardo

    Bom dia prezado ! no CJ58 da minha exposa foi feito um estofamento em cima das caixas de roda, são bancos mas sem encosto e sem cinto, apenas para uso rural, ficou razoavelmente confortável porque ela não tem santo antonio, certa vez trouxemos para a cidade uma família que estava indo para o hospital, viajamos 6 pessoas e por sorte a polícia não nos parou, volto a frisar : foi uma emergência ! do jeito que você pretende fazer vai ficar interessante, mas lembrei de uma coisa, no documento do Jeep diz que é um veículo para 5 passageiros e como o dela, o seu vai poder transportar 6, como fica ? boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Leonardo,

    Vc tem razão, o desconforto é principalmente pelo banco da defender ser bem rustico, o pescoço acaba doendo tb porque é dificil acostumar a andar sem olhar pra frente.

    Se vc colocar um banco mais confortavel provavelmente ele será maior tb.
    Na defender qdo senta um de frente pro outro tem que trançar as pernas, pois não cabe joelho com joelho, o jeep sendo mais estreito e os bancos maiores deve ficar bem apertado colocar 4 pessoas atras.

    Andei vendo os bancos traseiras de uma Picasso e Scenic, na realidade são 3 bancos individuais, precisa medir, mas acho que cabem 2 bancos na largura atras do jeep, a grande vatagem é que eles rebatem 2 vezes como o Troler e Samurai.

    []

  • #6
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Leonardo,

    Vc tem razão, o desconforto é principalmente pelo banco da defender ser bem rustico, o pescoço acaba doendo tb porque é dificil acostumar a andar sem olhar pra frente.

    Se vc colocar um banco mais confortavel provavelmente ele será maior tb.
    Na defender qdo senta um de frente pro outro tem que trançar as pernas, pois não cabe joelho com joelho, o jeep sendo mais estreito e os bancos maiores deve ficar bem apertado colocar 4 pessoas atras.

    Andei vendo os bancos traseiras de uma Picasso e Scenic, na realidade são 3 bancos individuais, precisa medir, mas acho que cabem 2 bancos na largura atras do jeep, a grande vatagem é que eles rebatem 2 vezes como o Troler e Samurai.

    []
    Pô Rodrigo vc não é referencia, né ??

    O cara tem quase 2 m de altura e reclama de conforto ?

    ()´s
    Denis

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    49
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,

    Para ajudar um pouco mais na sua decisão, quando meu pai reformou a jipe dele a mais de 20 anos atrás, ele desenvolveu os bancos traseiros do jipe de tal forma que fossem usado tanto no assoalho quanto nas caixas de roda bastava soltar dois manípulos que era possível realizar a troca dos bancos, de posição em poucis minutos.
    Quando andavámos com o jipe na cidade os bancos ficavam no assoalho com cinto de segurança abdominal, quando fazíamos trilha ou era necessário carregar alguma carga os boncos eram relocados para cima das caixas de roda, porém nesta situação tinham alguns problemas:
    1) Para ficar mais confortável era preciso remover a capota pois senão tinha que andar curvado para não ficar raspando a cabeça na capota, por isso era melhor quando se retirava a capota
    2) Qualquer freiada brusca vc metia a cabeça no santo antônio
    3) Não tinha cinto de segurança prendendo

    Por isso se vc pretende partir para esta opção de ter os bancos sobre a caixa de rodas pense nestes problemas, veja se altura da capota está adequada para qeu um adulto de 1,80m fique confortável sem ter que ficar curvado ou raspando a cabeça na capota, preveja a forração dos santo antônio com espuma ou similar, e estude um cinto de segurança adequado, neste caso sugiro o de quatro pontas pois o de três pontas não funciona lateralmente e o abdominal sem comentários

    Conforme o Rodrigo informou hoje se tem opções de bancos pequenos destas minivans como Picasso, Scenic, zafira e etc.. pense em fazer um sistema que vc possa utilizar os bancos tanto no assoalho quanto na caixa de rodas com um sistema de engate rápido.

    Boa Sorte !!!!!!!!!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por DANIEL BALES Ver Post
    . . .
    Por isso se vc pretende partir para esta opção de ter os bancos sobre a caixa de rodas pense nestes problemas, veja se altura da capota está adequada para qeu um adulto de 1,80m fique confortável sem ter que ficar curvado ou raspando a cabeça na capota, preveja a forração dos santo antônio com espuma ou similar, e estude um cinto de segurança adequado, neste caso sugiro o de quatro pontas pois o de três pontas não funciona lateralmente e o abdominal sem comentários
    . . .
    Boa Sorte !!!!!!!!!
    Olá ! no caso do CJ58 da minha exposa tem esse problema como falei antes, é sem encosto e sem cinto, o passageiro tem que ficar um pouco inclinado para a frente e com cuidado ao passar pelos buracos, para não bater a cabeça nas ferragens da capota ( gaúcha ), só uma pessoa com menos de 1,70m fica mais ou menos confortável . . .
    4X4 Brasil Razão: Complementação da resposta
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/01/2010
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0

    fala ae

    Eaii
    O eu ja andei em um jeep assim e não é nada cofortavel...
    ja andei na land rover 90 (mesmo esquema bancos virados para dentro) e tam bem ñ é muito bom parese que balança mais...

    mas vc tem que ver quem vai andar nesses bancos se for amigos manda senta na lata mas se for os filhos ai complica...
    È so a minha opinião.

  • #10
    Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Idade
    61
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Essa configuração de bancos é realmente a pior possível em termos de conforto, não é so pelo "pula-pula" mas pelo movimento para frente e para traz do carro que nessa posição é lateral, não tem coluna que aguente,mesmo em pequenos deslocamentos é horrível. Mas em termos extratergicos é bom, como foi dito pode-se tramportar volumes grandes entre os bancos com acesso por traz.Principalmente nos jipes que possuem capota de fibra.

  • #11
    eai galera blz
    minha duvida é um pouci diferente. gostaria de saber se alguem ja colocou o banco traseiro um pouc para frente afim de deixar um peqeno ou melhor um minusculo porta mala atras dos bancos e como fez aqla tampao q cobre, eu qeria deixar tipo o do wrangler rsrsrsr
    abracos
    Não sei onde eu to indo Mas sei que eu to no meu caminho

  • #12
    Usuário Avatar de Curupira
    Entrada
    03/11/2008
    Local
    Pira ou se Acaba/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por benderrr Ver Post
    eai galera blz
    minha duvida é um pouci diferente. gostaria de saber se alguem ja colocou o banco traseiro um pouc para frente afim de deixar um peqeno ou melhor um minusculo porta mala atras dos bancos e como fez aqla tampao q cobre, eu qeria deixar tipo o do wrangler rsrsrsr
    abracos

    olá pessoal,

    Apesar de eu ter carroceria de fibra e sem a tampa traseira,que se diga de passagem que quem tem suporte de estepe e galão atras jamais usa aquela portinha,eu coloquei trilhos universais no meu banco traseiro para qdo eu baixasse a capota a ferragem não ficasse nas costas de quem fosse no banquinho,era só puxar o banco para a frente e abaixar a capota,acho que no seu caso deve servir tambem para isso.
    Abraços.
    CJ 5 1976 Curupira
    EX-Hilux 2004 Canguru

    Troller 3.2 TGV Chumbinho

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade