Srs,
Ainda que a Ford (ou outra) fizesse basicamente o mesmo projeto,
um modelo atual nao baixaria de R$ 50-60 mil.
O motivo é simples: como o Fusca, o jipe ainda teria muito envolvimento humano na montagem, encarecendo os custos de fabricacao.
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Srs,
Ainda que a Ford (ou outra) fizesse basicamente o mesmo projeto,
um modelo atual nao baixaria de R$ 50-60 mil.
O motivo é simples: como o Fusca, o jipe ainda teria muito envolvimento humano na montagem, encarecendo os custos de fabricacao.
Acredito que esta não seja a principal razão, isso se automatiza muito rapidamente. E a automação só viria mediante a espectativa de um volume razoável de vendas, que com um projeto antigo dificilmente aconteceria.Citação:
Postado originalmente por AndersonPoa
Sds.
Ao Marcelo S. Rezende, que não conhece o Ipanema:
http://www.planetabuggy.com.br/class...gel/walter.htm
http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig....osdagurgel.htm
Nesse último tem todos os modelos da saudosa Gurgel! :D
Sei nao... só pra lembrar... sou o (IN)feliz proprietário de um Ford Escort... rs parece que a ford nao menosprezou, mas ainda menospreza seus clientes... de todas as montadoras, acho que é, de longe, a pior em logística de apoio aos seus consumidores.... por um simples pára-choques sem pintura, totalmente crú, tenho que pagar R$ 1.200,00 CADA! e imaginem, enquanto um amortecedor da Chevrolet S.10 2005 "top" sai por uns R$ 65,00 cada, os do meu "mísero" escort nao saem por menos de 175,00 CADA.... e sabe oq é melhor de tudo? ter que esperar até dum mês e meio ou dois para receber peças para a manutenção do carro... definitivamente, depois de anos sendo cliente ford... pra mim esgotou a paciência! e acho que são este tipo de postura que acaba com um veículo, com o Jeep nao seria diferente, mesmo que nosso "véio" voltasse às linhas de produção, seria impossível que voltasse tal qual era a duas décadas atrás, provavelmente viria com câmbio 5m, motor 4 cilindros 2.0 16v ou cousa parecida... freios a disco, talvez até uma carroceria tipo semi-monobloco com sub-chassis para o eixo dianteiro.... quem sabe? de lá pra cá os métodos de fabricação mudaram radicalmente (New Beetle que o diga), para baratear o custo de produção, quem garante q carro viria a aparecer diante nossos olhos usando o nome (nao o conceito) "Jipe" (já que "JEEP" é da Crysler... rs)Citação:
Postado originalmente por Sukys
sei naum....
Valeu pelos links Marcelo!!
Citação:
Postado originalmente por Sukys
Não podemos esquecer que o Jeep entrou na história da Ford como uma herança, como parte do embrulho da compra da Willys, e fora o motor Geórgia, de Ford não tem mais nada de relevância. Ficou em linha enquanto dava retorno financeiro, quando isso acabou, tchau. O mesmo aconteceu com todos os modelos que pertenciam a empresas que foram compradas (anexadas) à outras montadoras.Citação:
Postado originalmente por Marcos ET
O Escort é outro caso. É uma cria da Ford e na época era top de linha, consequentemente seu custo de manutenção também sempre foi top. É verdade que houveram modelos do Scort mais, digamos, populares, só que isso não se refletia na hora da compra de peças de reposição.
Hoje em dia o problema é outro. A frota que ainda esté em uso não é lá tão grande, logo o pequeno giro de peças de reposição faz com que o mercado mantenha um custo relativamente alto.
No mais, pode ter certeza que a Ford (e qualquer outra montadora) está pouco se lixando para quem usa carro com mais de 8 ou 10 anos de uso.
No caso do Jeep, inclusive, hoje em dia é muito mais fácil encontrar peças, e por um custo relativamente mais baixo que a dez ou vinte anos atrás, quando ainda estava em linha, e isso por obra e graça do modismo (e do mercado paralelo que vê neste mercado uma forma de ganhar dinheiro).
Abraços,
Olá, pessoal :!:
Projeto, velho por velho, o Land Rover também é.
Por que ainda não saiu de linha :?: :roll: :roll: :roll:
Até :!: :D :D
Caro Sukys, compreendo seu ponto de vista, mas o mercado já deu várias demonstrações de que precisa de um 4X4 pé de boi, rústico e confiável. Vários projetos estão surgindo no vácuo deixado pelo Jeep e pela Band. Esta última retirada p/ não concorrer com sua irmã mais nova, que por seu conforto e dimensões além de um custo de produção melhor, tornaram-se mais vantajosos não só p/ o consumidor urbano, mas principalmente p/ a montadora. O fato de a Ford não ver o projeto do Jeep como economicamente interessante, não significa que o mercado não precise desse filão. Nada substitui tão bem o Jeep na roça ou no interior desse pais. Quem tem algum conhecido que possui fazendas c/ produção agrícola sabe bem do que falo. O Jeep é substituido por veículos mais confortáveis, caros, elegantes, espaçosos, mas que não preenchem o requisito dessa gente. Uma carroça motorizada, para serviços pesados, que funciona até sem carroceria como um grande pranchão a motor, pois tudo nele está preso ao chassis, inclusive os pedais!!! Um veículo que se paga ao longo dos anos e é utilizado até não sobrar mais nada! O próprio exército experimentou jipes mais modernos, espaçosos e confortáveis, mas resolveu que não há nada como o velho pé de boi, com eixos rígidos e chassis, para que a manutenção justifique o alto investimento na aquisição, além da impagável confiabilidade de um projeto simples.
Você está certo quando afirma que mercado é assim mesmo e que negócio é negócio, mas que o Jeep foi retirado muito cedo de um mercado carente e promissor p/ esse tipo de veículo, isso não podemos negar. Temos uma condição viária muito mais favorável a preemente necessidade desse meio de transporte do que muitos paises que ainda mantem a produção de veículos semelhantes ao nosso Jeep. Como aceitar que em paises muito mais bem calçados rodoviáriamente e com uma infra estrutura agropecuária muito melhor e maior que a nossa, continuem a fabricar e vender esse tipo de utilitário ao passo que nós, que possuimos a maior parte de nosso território cortada por vias e caminhos de terra (quando esistem!) e onde o setor agrícola tem de se virar por conta própria, nos achemos assima dessa necessidade? Como podemos julgar o JEEP dispensável às nossas necessidades? Essa realidade me fáz lembrar a história da família que não tem o que comer, mas se esfola p/ pagar a prestação do carro zero e manter a TV por assinatura. Infelismente queremos viver uma realidade que não é a nossa, e o incrível é que abdicamos de uma ferramenta que ainda é útil aos nossos irmãos mais ricos, inclusive Portugal!!!
Infelismente não sabemos distinguir o belo do impressindível.
Abraço a todos.
Concordo contigo em genero, numero e grau, e acho que a chave da questão - no que se refere ao consumidor - está justamente na frase acima, e como as empresas fazem justamente o que o consumidor pede...Citação:
...Essa realidade me fáz lembrar a história da família que não tem o que comer, mas se esfola p/ pagar a prestação do carro zero e manter a TV por assinatura. Infelismente queremos viver uma realidade que não é a nossa...
Quanto ao Jeep, não é só em Portugal que encontrará coisa do tipo. Existem vários países de 1º à 3° mundo que ainda mantém em linha o que existia por aqui (e não a "versão da Chrysler'", mais dirigida ao modismo, consequentemente ao sonho de consumo). Quer ver um legítimo "cara de cavalo" zero km? Japão. Quer ver uma legítima Rural, daquelas que ainda tinham paralama recortado? India. E por aí vai...
Não é de hoje que muita gente mete o pau na Gurgel e na CBT - principalmente os viventes das grandes cidades, que se acham os "senhores do universo" - e mal se tocam que estas duas empresas (entre outras de menor porte) focavam justamente a realidade brasileira, que necessita de veículos simples, robustos e funcionais, dirigidos a uma aplicação utilitária, que pode ser específica tanto para o campo como cidade.
Talvez daqui a uns 50~100 anos a mentalidade do nosso povo tenha evoluido um pouco e saiba distinguir a diferença entre sonho e realidade, e entenda afinal que o que aparece em filmes enlatados nada tem a ver com necessidade.
Enquanto isso, que vivam feliz com um "possante" na garagem, mesmo que para mantê-los tenham que fazer uso de desmanches (entenda criminalidade), pagando prestações à perder de vista e a custa de muita marmita requentada. Automóvel, aqui no Brasil, ainda é assunto para teses de mestrado em psicologia, onde se explica a relação que existe entre carros e carência afetiva, necessidade de auto-afirmação e até problemas sexuais.
Freud explica... :twisted:
De minha parte, escrever mais sobre isso seria redundante, já postei algo neste fórum que resume, de forma bem humorada, o que penso à respeito: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...100&highlight=
Abraços,
Nosso saudoso João Conrado do Amaral Gurgel foi, mantendo-se as devidas proporções, um verdadeiro heroi, lutando contra toda sorte de dificuldades que um pais dominado economicamente poderia lhe impor. Teve muita garra e até um pouco de teimosia, p/ chegar onde chegou. E como um lobo solitário (não é pejorativo!) acabou por ser apanhado por seus perseguidores. Gostaríamos todos, de pensar que seria diferente, mas diante da nossa realidade e de sua relativa credulidade, acabou por sucumbir diante de uma situação tão antiga quanto a humanidade. Era a única forma de parar aquele homem. Fazê-lo crer e gastar por conta de um empréstimo a um juros que nunca sairia da promessa. Derruba-lo no terreno insólito das promessas políticas. Coisas que conhecemos tão bem...
Gosto dos carrinhos que ele fabricava. Já tive alguns, mas hoje possuo apenas dois br-800. Um horiginal e outro que brinco de fazer experiências.
Possui câmbio de cinco marchas e motor 1300 VW BOXER, o que devo substituir por um FORD 1000 CHT. Alterei as balanças p/ não quebrarem mais e uma série de outras alterações. Gosto disso!
Abraço.
Cheguei a trocar correspondência com o pessoal da fábrica, cansei de ir até a Gurgel Trade Center (que ficava próximo do meu trabalho) e embora nunca tenha sequer visto a fera de perto soube que teimosia era o que não faltava, e nem poderia ser diferente caso contrário não teria chegado onde chegou. Por outro lado, diziam que trabalhar ao lado dele era muito gratificante, desde que fizessem exatamente o que ele pedia. :twisted:Citação:
Postado originalmente por Cowboy
Meu X12 está absolutamente original e o mesmo acontece com o SuperMini, já o X15 passou por várias alterações e da cintura prá cima não tem mais nada de original. Em termos de mecânica só resolvi alguns problemas crônicos (quebra constante de cabo de embreagem, baixa durabilidade do pivô do facão e "dureza" no sistema de direção). Por enquanto está passando pela 3ª reforma geral, toda mecânica já está zerada e mais uma vez o kit 1.8 da Mahle vai tomar poeira na prateleira.Citação:
Postado originalmente por Cowboy
Abraços,
ressucitando o tópico......
eventualmente a compra da troller pela ford possa ser vista como uma tentativa tardia de "tapar o buraco" deixado pelo fim da produção do jeep... quanto ao fusca "itamar", se tivesse incorporado algumas melhorias que chegaram aos modelos feitos no exterior através da série 1302s como a suspensão mcpherson na dianteira e a irs na traseira, direção por pinhão e cremalheira, aumento dos bagageiros e maior área envidraçada creio que a reação do mercado poderia ter sido melhor... no caso do jeep, se aparecesse quem oferecesse jeeps 0km por uns $60000,00 em versão flex ou $65000,00 a diesel poderia ter bastante competitividade tanto no setor do agronegócio quanto entre os adeptos da trilha no fim de semana, e os "aventureiros urbanos" cansados de "brincar de carrinho"... não sei o que a mahindra está esperando para "tentar a sorte" nesse mercado...
o dr. gurgel ja se foi, e só nos resta lamentar que um brasileiro com um caráter tão nobre tenha sofrido um fim tão melancólico...