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  • #1

    Acho que vocês vão querer matar o Gurgel...




    ... estava procurando na net, e olha o que eu achei...
    Palavras do próprio Gurgel:

    "Fundamos a Gurgel em 1º de setembro de 1969. No início, fazíamos um carro Ipanema por semana. Naturalmente, existia uma revenda que mantinha essa pequena fábrica funcionando. Assim mesmo, costumávamos ficar com o pátio cheio. Passamos a vender através da Volkswagen, depois que o carro foi devidamente inspecionado. Descobrimos numa pesquisa que o Ipanema estava sendo utilizado em fazendas como substituto do jipe. Resolvi investigar esse mercado. Conhecendo bem a filosofia da Ford, concluí que o jipe Willys só era economicamente viável a partir de mais de trezentos carros por mês. Naquele tempo, a Ford estava fazendo 340 por mês. Achei que poderia dividir esse mercado, pois nosso custo industrial era muito baixo. O conceito de jipe estava errado: era um carro muito duro, feito para a guerra. Transformamos o Ipanema e demos ênfase ao conforto e à anatomia dos bancos, desenhados com o auxílio do Hospital Godoy Moreira, especialista em coluna. Desenvolvi suspensão com mola espiral e começamos a vender a idéia. Provamos ao Ministério da Agricultura e a várias empresas que o produto mais importante é o homem, que estava sendo destruído por um veículo projetado para a guerra. Fomos introduzindo nosso carro e, em 1983, quando atingimos a produção de 160 carros mensais, dividindo o mercado de jipes, a Ford parou a fabricação, como estava previsto."

    Fonte:
    http://inventabrasilnet.t5.com.br/xavante.htm

    Eu tenho um Samuca, então, não digo nada... deixo pra vocês as conclusões...
    []s,

  • #2

    Re: Acho que vocês vão querer matar o Gurgel...

    Matar por que?

    A Ford encerrou a produção do Jeep por conta própria e não por causa da Gurgel, e hoje em dia, por falta de opção que leve em conta a relação custo/benefício, tem muito fazendeiro fazendo uso de Kombi.

    Aqui se faz uso de jipe por Hobby e não por necessidade e não é todo fazendeiro ou sitiante que tem 50~100 mil reais para investir num Troller, Suzuki ou Land para serem utilizados como simples utilitários onde muitas vezes nem é preciso de tração. Da mesma forma que um Jeep "à lá antiga" (simples e relativamente barato) faz falta, pode ter certeza que os utilitários Gurgel, Jegue e Javali também fazem falta para muitos...

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de Msrezende
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    nao conheco esse modelo Ipanema da Gurgel.
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • #4
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    Acredito que o fim do JEEP se deva muito mais a incrível capacidade da FORD de menospresar seus consumidores e produtos, sabendo que ao sinalizar com um novo e bem maquiado produto, largaremos tudo e venderíamos a alma p/ podermos adquirí-lo, como fazem as crianças diante de um novo brinquedo.
    É uma pena que hoje em dia não é mais obrigatório o conhecimento de mecânica p/ se tirar a carteira. Conduzir o veículo parece ser mais que o suficiente p/ que o cidadão possa saber o que fáz atrás do volante. Não sei se as autoridades acreditam realmente nisso ou se as montadoras pagam seu dísimo p/ que seja assim, pois é muito mais fácil defender seu produto quando o consumidor não tem conhecimento p/ questionar. Então ele será levado a decidir pela simples aparência (apelo visual/social) que tanto se explora nos anúncios.
    Me digam se nos anúncios de hoje vocês conseguem ver alguma montadora falar da estrutura de seu veículo? Alguém se gaba de fornecer um veículo com chassis independente e geometricamente correto? Alguma fala do curso de suspensão? E da robustêz dos componentes chaves da suspensão? Alguma montadora fáz mensão as vantagens de se utilizar eixo rígido em seus utilitários? Falam das vantagens de se ter um chassis independente da carroceria? E dos rolamentos duplos de roletes? Falam dos semieixos flutuantes? Alguma delas se esmera em divulgar que seu utilitário fáz uso de uma caixa de marchas robusta, que os mancais de rolamentos não são a própria carcaça da caixa? Falam sobre as vantagens de se contar com uma CX de reduzida e uma opção de overdriver?
    Recentemente nem a FORD fáz isso, não só porque não pode, mas porque a maioria dos seus consumidores potenciais não saberiam julgar as possíveis vantagens entre um sistema e outro. Alguém já teve a oportunidade de ver o corpo das caixas de marcha mais novas? Elas não preveem manutenção preditiva. Nem mesmo vazar o óleo é previsto. Você só pode completar, até o momento de trocar o componente. E de forma semelhante está sendo feito com relação aos motores mais modernos em diversos carros, onde você não tem como substituir alguns componentes p/ que possa "rejuvenesser" seu motor. Nem mesmo bielas são vendidas no mercado. Virabrequim nem pensar! São veículos que simplesmente não preveem certos tipos de manutenção. E pra que? A última coisa que seus compradores vão querer é sujar a mão de graxa. Alguns chegam mesmo ao ponto de só colocar gasolina por que se não fosse assim o carro não andaria. Nem mesmo o óleo se dão ao trabalho de completar, muito menos de trocar.
    Poucos aqui já perderam tempo trocando graxa de rolamento, munhão, cruzeta, cabos de freio (nos carros mais antigos tinhamos a possibilidade de lubrificar os cabos, através de pinos de graxa, o que aumentava sensívelmente sua vida útil). etc...
    Se pegarmos a matéria que deu origem a esse tópico veremos que se houvesse a real intenção de continuar a fabricação do JEEP e se o obstáculo maior realmente fosse o "moedor de colunas" como sujere o nosso saudoso João Conrado do Amaral Gurgel, a FORD simplesmente mudaria a calibragem de suas molas, ou se estivesse disposta a gastar um pouquinho mais, mudaria os tipos de lâminas e tornaria de tantas outras formas o JEEP um carro mais confortável, mas o que faltava era o interesse. Um carro que era dispendioso (pois em diversos aspectos era superdimensionado) para a fabricação, com um mercado que não fazia mais questão de um produto robusto, unido a possibilidade de vender veículos muito mais baratos do ponto de vista industrial, com um apelo social irresistivelmente sustentável. Isso determinou o fim do nosso amigo e de tantos outros, como a Band & cia.
    Abraços.

  • #5
    Usuário Avatar de Msrezende
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    cada dia mais se cultua a ignorancai do povo... se cobra menos para ter as mesmas coisas pq assim a dominacao e´mais facil....
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • #6
    Citação Postado originalmente por Msrezende
    cada dia mais se cultua a ignorancai do povo...
    Mudaria um pouco sua frase para " cada dia o povo cultua mais a própria ignorância"

    Quanto ao Ipanema, foi o tataraneto do Tocantins (sucessor do X12), e além desta versão existia também o Augusta, Enseada e Xavantes, onde a diferença estre estes 4 modelos ficava por conta de poucos acessórios e nível de acabamento. Estes modelos foram os primeiros lançados pela Gurgel (1967) e com excessão do Xavantes todos os outros estavam mais para Bugs do que utilitários. Não podemos esquecer que nesta época até o Bug era uma novidade e o conceito de Off Road, como esporte, nem existia.

    Cowboy,

    A Ford não menosprezou seus consumidores, foram os consumidores que menosprezaram o Jeep. Negócio é negócio e quando as vendas despencam não resta outra coisa senão partir prá outra.
    Não faz muito tempo o Itamar resolveu tirar o Fusca do túmulo. Quem comprou Fusca? Imagine se o Lula resolve desenterrar o Jeep, quem vai gastar 30~40~50 mil reais para ter um modelo O km? Algumas dúzias de malucos deste fórum? Uma dúzia? Um? Muita gente pode até dizer que compraria, mas na hora de assinar o cheque, na hora de pensar nos gastos (e no trabalho) com manutenção, consumo, falta de conforto, etc, com certeza mudam de idéia e descambam para o primeiro "Palio da vida"!
    Jeep e Gurgel são coisas do passado, verdadeiras peças de museu, cada um que cuide bem do seu... 8)

    Abraços,

  • #7
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por Sukys
    Jeep e Gurgel são coisas do passado, verdadeiras peças de museu, cada um que cuide bem do seu... 8)

    Abraços,
    isso mesmo, toda a produçao industrial se modernizou muito desde entao.
    cada coisa pertence a seu tempo, otimo que tenhamos nossas viaturas e cuidamos delas como se fossem filhos, eh assim que as coisas se perpetuam.
    mas a tendencia eh essa e nao podemos fazer nada.
    o mesmo esta acotecendo com o carburador, daqui a alguns anos apenas os tiozinhos com idade bem avançada saberao como lidar com ele, e ca pra nos, vai tarde.
    mas, seguindo a politica da ford, se o jeep ainda estivesse em produçao, um simples cabo de acelerador custaria 500,00.

    []´s com o "museu" quase 100% seculo XXI.

  • #8

    Re: Acho que vocês vão querer matar o Gurgel...

    Citação Postado originalmente por Sukys
    Matar por que?

    A Ford encerrou a produção do Jeep por conta própria e não por causa da Gurgel, e hoje em dia, por falta de opção que leve em conta a relação custo/benefício, tem muito fazendeiro fazendo uso de Kombi.

    Aqui se faz uso de jipe por Hobby e não por necessidade e não é todo fazendeiro ou sitiante que tem 50~100 mil reais para investir num Troller, Suzuki ou Land para serem utilizados como simples utilitários onde muitas vezes nem é preciso de tração. Da mesma forma que um Jeep "à lá antiga" (simples e relativamente barato) faz falta, pode ter certeza que os utilitários Gurgel, Jegue e Javali também fazem falta para muitos...

    Abraços,
    Na verdade, eu acho que o mercado está muito carente de um veículo robusto e barato, independente de ser Jeep, Gurgel, etc... sempre que eu vou pro interior, vejo o Fusca até hoje sendo utilizado, porque é o que aguenta o tranco de zona rural... Palio, Gol, Corsa? Esquece!
    Pois é, Sukys... isso foi só uma coisa que eu achei quando estava procurando outra coisa, essa, sim, me interessa. Talvez até você possa me ajudar, já que entende de Gurgel...
    Estou procurando alguma foto, informação, diagrama... de como era a alavanca selectraction. Eu sei como o sistema funciona, mas queria saber como era a alavanca. Eram 2, uma pra cada roda, e pra estacionar tinha que acionar as 2? Ou 3, uma pra cada roda e a terceira acionava as 2 juntas (freio de mão)?
    E essa alavanca foi exclusiva da Gurgel ou teve alguém que forneceu pra ela? Fabricante?
    Agradeço se puder me ajudar.
    []s,

  • #9
    O Seletraction nada mais é que uma alavanca de freio de estacionamento de Fusca onde os dois cabos originais (um para cada roda traseira) pode ser acionado por alavancas independentes, que por sua vez estão solidárias a alavanca principal. Com isso pode-se acionar os cabos de forma individual para o controle de tração (através da respectiva alavanca) ou de forma solidária para o estacionamento (através da alavanca de freio original).

    Abraços,

  • #10
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    Quem sabe a Ford não anima, já que a Agrale está lançando o Marruá... Afinal de contas eu acho que o projeto do jeep, salvo detalhes pequenos ainda é muito bom...

  • #11
    Quem sabe a Ford não anima, já que a Agrale está lançando o Marruá... Afinal de contas eu acho que o projeto do jeep, salvo detalhes pequenos ainda é muito bom...
    A Ford não é a dona da marca Jeep e sim a Crysler e tem Jeep ok pra vender sim entra no site : http://www.daimlerchrysler.com.br/ sim, estão um pouco fora da realidade do brasileiro por conta de várias coisas, mas não vem ao caso.

    []

  • #12
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    sim... mas eu digo o projeto original dele, como fez a Agrale... não esses de ar condicionado...

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