Desculpe-me Daniel, mas eu não entendi seu raciocínio. A mim, me parece que o raciocínio é o mesmo da velocidade, o odômetro deve contar o número de voltas e, baseado no perímetro dos pneus calcular a distância percorrida. Se no mesmo número de voltas você tem um pneu com perímetro maior a distância percorrida é maior e não menor. Ou será que eu é que estou enganado?
Por exemplo:
Supondo que com o pneu original, cada volta corresponda a um metro, então à cada 1000 voltas da roda o odômetro marca um quilômetro rodado. Se vc coloca um pneu 25% maior (7,50/6,00=1,25) a distância percorrica em 1000 voltas será de 1250 m ou 1,25 Km. Então, a cada 100 km marcados pelo odômetro vc percorreu na verdade 125 Km, o que melhoraria o consumo e não pioraria, concorda?
Outra coisa, nos CJ o cabo do velocímetro não é ligado ao câmbio e sim na caixa da reduzida. Eu sei porque o meu estava com vazamento de óleo na conexão do cabo do velocímetro na caixa da reduzida. Eu nunca vi onde é ligado internamente, mas acredito que ele deva estar ligado próximo à saida do eixo cardan, depois da reduzida, para não sofrer interferência desta. Se fosse no câmbio ele marcaria errado quando a reduzida estivesse ligada.