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Ajuste de ponto, polias e ordem dos pistãos!

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  • 25/11/2009, 09:44
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Minotauro Ver Post
    Olá amigo. Que estrago hein????

    As bronzinas rodaram por que, provavelmente, ouve uma falta de lubrificação nas mesmas. Pode ser por um problema na bomba de óleo, um top muito íngrime que você pegou e o pescador não conseguiu pescar o óleo, ou qualquer outro motivo que tenha ocorrido para que a pressão do óleo tenha baixado. Faltando lubrificação, as bronzinas, aquecem e se fundem ao vira brequim e rodam, fazendo um estrago mais ou menos. As bielas podem ter azulado e o vira também. Daí ja era, so trocando mesmo. Mas vamos torcer pra que tenha rodado pouco e não tenha condenado essas peças.

    Abraços.

    Olá amigo!

    Não me parece que foi isso, veja só: eu até entendo que tenha faltado água no radiador e que tenha dado um esquente no motor e queimado a junta e etc e tal... por que o meu marcador de temperatura está quebrado, será um dos pontos principais, ou melhor todo o sistema de refrigeração, trocarei o radiador colocarei selado com vazo expansor, atualmnte é o original, nada contra, até a capacidade é maior e tudo mas, se é pra ter dor de cabeça, melhor trocar logo pelo sistema do motor. Assim terei confiabilidade nesse sistema...
    Mas o fato de ter faltado óleo no restante do motor, isso eu acho meio improvável, ou não, os feras (você pelo visto), podem me falar algo... veja tenho originalíssimo o marcador de pressão do óleo, que a meu ver é bastante confiável, pois pega fisicamente uma tomada direto do sistema de óleo e marca a pressão, no meu caso a tomada fica ali no filtro de óleo, e estava marcando normal, ou seja, quando o motor está em baixa rotação a pressão ficava no meio, e quando em alta rotação, marcava quase no final de escala... só tem um problema aí, estava com um pequeno vazamento nessas conexões e quando eu parei o jeep no dia do ocorrido, não vi nível de óleo na vareta, completei com 1 litro, e aí sim ficou no nível ideal, só que vendo nessa ótica um litro de óleo, comparado com 3 (3,5) que o motor pega, não seria crítico ao ponto de rodar a bronzina seria? já que era um piado que inclusive já havia escutado em outra ocasião, só não deu em nada, mas escutava, e como já falei, havia sumido...
    No meu caso as bielas dá pra dar um jeito, não ficaram azuladas, e o eixo do vira vai para .75, agora a pergunta é recomendado?
    Há quem diga que não, o cara da retífica disse que não tem problema, que muita gente faz.... não tenho opinião ainda... o que acham?

    Abraços...!!!!!!!!
  • 25/11/2009, 10:36
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Olá amigo!

    . . . trocarei o radiador colocarei selado com vazo expansor, atualmnte é o original, nada contra, até a capacidade é maior e tudo mas, se é pra ter dor de cabeça, melhor trocar logo pelo sistema do motor. Assim terei confiabilidade nesse sistema...
    . . . completei com 1 litro, e aí sim ficou no nível ideal, só que vendo nessa ótica um litro de óleo, comparado com 3 (3,5) que o motor pega, não seria crítico ao ponto de rodar a bronzina seria?
    Abraços...!!!!!!!!


    Prezado bom dia ! que azar hein ! :-( se você quiser manter o radiador original, você pode fazer como já fiz em meu Jeep, no da esposa e na minha C10, bem, o esquema é o seguinte : você instala um vaso de expansão, pode adaptar um como fiz, utilizei o de água do limpador de pára brisa do Uno, ele encaixa perfeitamente no lado interno do pára lama direito, você tampa o lugar onde fica a bomba dágua com silicone e faz um furo na parte de cima para entrar a mangueira que vem do ladrão do radiador, nesse lugar utilizei mangueira transparente para poder ver a água indo e vindo e checar o funcionamento do sistema, compra uma tampa MF14 da Flório, própria para o Jeep, se você simplesmente colocar essa tampa no radiador a água apenas vai para o vaso de expansão, ela não volta, o segredo é você pegar a vedação de outra tampa qualquer e colocar sobre o anel de estanho que fica na parte de baixo da tampa e que encosta no bocal do radiador, vedando-o, aí sim a água vai para o vaso quando esquenta e volta quando esfria :dance:você não vai precisar ficar tirando a tampa do radiador para completar a água, você completa pelo vaso de expansão . . . lembre que o vaso não fica pressurizado, apenas o radiador, e você vai economizar aditivo porque o radiador não vai mais jogá-lo fora :concordo: Quanto ao óleo, bem, 1 litro em 3,5 é uma diferença grande :putz:não sei se seu motor poderia suportar isso . . .
  • 25/11/2009, 18:33
    Pablo.pinto2007
    Realmente, 1 litro de óleo equivale a 30% do volume ideal... pode ser muito, mas não acredito que seja drástico ao ponto de estragar o motor, visto que o motor não roda assim faz tempo.... mas tudo bem, já engoli essa parte de que o óleo tenha danificado o motor, foi puro desleixo meu... confesso.

    Em relação ao motor propriamente dito, pequei hoje o orçamento da retífica e oficina (peças), realmente vou ter que fazer o motor por inteiro...
    Pistões estavam fora de medida, ou seja, haviam desgastes irregulares neles, bronzinas de biela, de chumaceira, juntas, ou seja, tudo que se precisa num motor pra retificar e ficar novo de novo...
    Vou gastar o que não esperava....

    Em relação ao radiador, não acredito mais no meu radiador, pelo simples fato de não gostar que ele trabalhe com pressão, isso uma vez me fez ficar no meio da rua, pois a pressão estourou o radiador (podre = antigo) e acabei no prego mesmo assim, então quando compro uma tampa nova retiro a válvula para ficar sem pressão... estou, como já disse, pensando em trocar todo o sistema, com radiador da pampa e vaso de selagem, pressurizado... pois também não acredito nesses sem pressão, pelo simples fato de ter que fazer esses arranjos com a tampa. Um colega meu tinha esse sistema e acabou trocando de uma vez, pois perdia a água e a água não voltava.... teve dor de cabeça.

    Abraços!

    Só na elétrica agora, projetando a caixa de fusíveis!
  • 26/11/2009, 07:27
    Jacimar
    Bom dia prezado ! realmente se seu radiador está ruim é melhor colocar um compatível com o seu motor, o meu radiador também estava ruim e só a colméia ficou por R$400,00, se não me engano, fiz isso porque completo ficava por R$900,00 :shock: um absurdo ! o Jeep da minha 'exposa' foi trocado completo por R$300,00 a 6 anos atrás, e o salário de ninguém triplicou nesse período :pensativo: se algum dia e for fazer algo parecido, penso em não fechar a frente do Jeep completamente, como nos Passat e gol antigos, lembra ? a intenção é melhorar a ventilação do cofre do motor, talvez melhore até a temperatura da cabine :dance: boa sorte e um abraço . . .
  • 26/11/2009, 09:13
    maico lapschies
    Pablo,meu motor tb foi pro saco(2 vezes) por causa de aquecimento.
    usava radiador de opala 6 cil, era grande mas tava entupido. fui trocar a comeia eo preço era 600,00, nao troquei:parede:. coloquei um radiador de opala 4cil (pequeno) que tinha em casa.:parede:resultado motor aqueceu e foi pro saco denovo.
    dai coloquei radiador santana que tem ar condicionado:dance:,paguei +- 250/300, novo.ficou muito bom, o radiador é grande é tem lugar pra por duas ventuinhas.eu coloquei as duas mas acho que nem precisa, uma ja da conta. mas como ja tive muito prejuiso por causa de aquecimento coloquei as duas pra garantir.

    dai entao minha dica radiador de santana com ar condionado, e todo o sistema de mangueiras, valvula termostatica,vaso entensor... tudo original do motor ap.

    abraços
  • 26/11/2009, 21:08
    Pablo.pinto2007
    É isso amigos, é bom ver que o pessoal colabora mesmo.

    É essa a intensão, colocar o sistema do próprio motor e por aqui o pessoal coloca muito o da pampa, que fica muito bom.. inclusive no meu caso vou ganhar mais espaço, pois o meu radiador ocupa muito espaço atualmente, o radiador da pampa é bem mais fino, em compensação terei que colocar o vaso expansor... ou seja mais espaço a demandar, onde quase já não tem.
    Mas primeiro vou consertar o motor e o resto fica pra depois, ou melhor, em seguida mas sem pressa de gastar.... aos pouquinhos vou fazendo, já que estou de cabeça no sistema elétrico, enquanto ele está na oficina fazendo o motor....

    É isso.... até mais....
  • 28/12/2009, 10:48
    Pablo.pinto2007
    Depois do motor feito, trouxe o CJ pra casa e fiz a parte elétrica que quem se interessar pode conferir no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2561 e como todos sabem a causa do motor ter batido foi o superaquecimento, segundo os mecânicos que montaram era um vazamento na mangueira, mas ontem observando o jeep vi que continua vazando água, então retirei toda a parafernália para retirar o radiador e aonde vi mais ou menos onde estava vazando era uma rachadura, então escareei com um estilete retirei todo o resto de tinta que havia e fiz o velho remendo com durepox (oh produto santo), e passei uma base epóxi por cima, só pra dizer. Medi o difusor que utilizo no radiador novo que já comprei e vi que com alguns novos suportes dará certo, ou seja, não precisarei comprar um outro difusor para instalar o radiador novo... troquei a eletroválvula e remontei tudo, deu tudo certo, está sem vazamentos, e como observei que o radiador estava batendo naquele travessão que tem no chasssis na frente, coloquei um calço de eva, para não bater mais, pelo menos durará até eu me recuperar da cirurgia e poder trocar pelo sistema novo.

    Já comprei o radiador, o vaso expansor, a eletroválvula (que instalei no velho) e uma válvula termostática.
    Mas veio a dúvida que estou até agora pensando, a válvula termostatica que comprei é de 82 ºC e a eletrovalvula de 82 a 77 ºC ou seja, aciona em 82 e desliga em 77, agora eu pergunto, dará certo? pois fiquei pensando não irá ficar ciclando? abrindo e fechando a termostatica e o eletro ligando e desligando?

    Abraços e Feliz ano novo!
  • 28/12/2009, 11:10
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    . . .escareei com um estilete retirei todo o resto de tinta que havia e fiz o velho remendo com durepox (oh produto santo), e passei uma base epóxi por cima, só pra dizer. . .

    . . .
    Mas veio a dúvida que estou até agora pensando, a válvula termostatica que comprei é de 82 ºC e a eletrovalvula de 82 a 77 ºC ou seja, aciona em 82 e desliga em 77, agora eu pergunto, dará certo? pois fiquei pensando não irá ficar ciclando? abrindo e fechando a termostatica e o eletro ligando e desligando?

    Abraços e Feliz ano novo!

    Bom dia prezado ! não confie muito no 'São' Durepoxi :discordo:, fiz um remendo no gargalo do meu CJ64 e ficou bom alguns dias, depois começou a 'minar' água no remendo, ainda bem que já havia comprado um gargalo novo . . . já pensou ? perder o motor de novo ? :putz: quanto a ter conflito entre a termostática e o interruptor da ventoinha acho que não vai ter problema, pois a termostática começa a abrir bem antes dos 82ºC nominais :concordo:
  • 28/12/2009, 12:01
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! não confie muito no 'São' Durepoxi :discordo:, fiz um remendo no gargalo do meu CJ64 e ficou bom alguns dias, depois começou a 'minar' água no remendo, ainda bem que já havia comprado um gargalo novo . . . já pensou ? perder o motor de novo ? :putz: quanto a ter conflito entre a termostática e o interruptor da ventoinha acho que não vai ter problema, pois a termostática começa a abrir bem antes dos 82ºC nominais :concordo:

    O são durepóxi é como falei é só pra eu não ficar sem água no radiador por muito pouco tempo, até porque meu radiador não tem pressão, tem tampa, mas não pressão, então segurará esse pouco tempo que preciso até reformar o sistema!

    Feliz ano novo!
  • 25/06/2012, 13:30
    jcbbastos
    Pesquisando no forum sobre regulagem de ponto, encontrei este post que ja vem de algum tempo. Fui verificar os ajustes no meu jeep, motor OHC 4cc e verifiquei que quando a marca de PMS na polia coincide com a seta o rotor do distribuidor esta apontando para o lado contrario da marca no corpo do distribuidor. Meu jeep quando arranco parece que tem pouca força, tenho que acelerar bastante para sair da inercia. Pelo que li o rotor teria que estar apontando para a marca em PMS. Isso pode ter alguma influência no sintoma apresentado pelo carro e como resolver? Moro no interior do RJ e por aqui é dificil encontrar mecânicos capacitados.
  • 26/06/2012, 07:45
    Jacimar
    Bom dia prezado ! provavelmente em algum momento da vida do seu motor, o distribuidor foi retirado e montado de novo "meio" errado, mas isso não impede o correto funcionamento do motor, quanto a falta de força pode ser o avanço a vácuo com problema, já testou ? ou ponto atrasado de mais etc . . . um abraço !
  • 26/06/2012, 14:59
    jcbbastos
    Caro Jacimar, obrigado pelas informações. Vou levar meu jeep em um mecânico amigo Meu, e com as informações obtidas aqui no forum, mesmo ele nào sendo especialista em jeep, deve resolver os problemas. Assim que resolver os problemas posto um comentário.
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