x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46

Tópico: Motores para CJs

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por marco cruz
    Luiz,
    * 4.1 mpfi, mas não estou totalmente convencido do custo-benefício.
    * 4.1 carburado ???
    * 4 cilindros do Opalão (me falaram que já dá uma diferença absurda para o BF-161)
    Acho que este último não deve ser fraco (aliás, os suzukis fazem tudo o que precisam com aquele motorzinho...)
    Queria ouvir de vcs...
    Grande Marco!

4 clilindros do Opalão, diferença absurda do BF-161? É... realmente muito diferente, em trilha, infinitamente pior!
    As outras opções são muito melhores! Em dúvida entre carburado e injetado, fique com TODA CERTEZA, com o injetado! Além de uma série de vantagens é mais econômico!

Me metendo...

Marco,

Vou me meter, afinal é pra isso que todos estamos aqui, certo?

O V8 é motor forte pra diabo. Prepare-se pra ter que reconstruir o jipe inteiro. Se é essa sua idéia, então tá blz, siga que deve ficar um demônio. Vai ter que mudar câmbio, eixos (se não for 44), pneus, senão vai ser jipe só com motor, e vai atolar e quebrar mais ainda que os outros.

Só disconcordando enfaticamente sobre a superioridade do BF161 sobre o GM151: Não tem comparação. O motor do opala é melhor sim, tanto na trilha como na cidade. Só pque o BF161 tem 6 canecos, fica a lenda que ele é melhor...

Eu não tiraria um BF161 bom pra colocar um GM151, pque ele também é um bom motor. Nesse caso o investimento não valeria. Mas se o BF explodisse, seria uma excelente troca.

Claro, estou pensando só nessas duas possibilidades. Se fosse pesar todos os motores, eu acho que o melhor mesmo é o da S10 - 2.2 ou 2.4, injetado. Levinho, forte pra diabo e se encaixa perfeitamente no CJ, assim como o opala. Além de tudo pode levar o câmbio junto, evitando gambiarras.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Re: Me metendo...

Citação Postado originalmente por dptucunduva
    Marco,
    Só disconcordando enfaticamente sobre a superioridade do BF161 sobre o GM151: Não tem comparação. O motor do opala é melhor sim, tanto na trilha como na cidade. Só pque o BF161 tem 6 canecos, fica a lenda que ele é melhor...
    .
    Grande Daniel!

Não quero ser cri-cri, mas melhor em quê?
    BF-161 = 90cv à 4.000 RPM e 18,6 Kgf/m à 2.000 RPM
    GM 2.5 = 82cv à 4.400 RPM e 17,1 Kgf/m à 2.500 RPM
    Melhor para a cidade concordo, mas na trilha repito "enfaticamente", que o BF-161 vai melhor, tem mais força, mais torque e em rotações mais baixas! Não é lenda e nem é porque é 6 canecos...
    Um abraço 6 bocas pra vc!

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7

Injeção Eletronica ...

Bem, deixa eu me meter (oops) nesta também. Eu concordo com o Daniel. O motor GM-151 é mais leve, menor e de manutenção muito mais barata e fácil que o BF-161. E quanto aos números, tem um "pequeno detalhe". As especificações p/ o BF-161 são na norma SAE, que define o torque/potência bruta. Já esses números do GM são ABNT, que definem torque/potência líquida. Ou seja, enquanto o GM gasolina tem realmente 17,1 de torque, o BF-161 não te "entrega" efetivametne esse torque ...
    Outra coisa: esses números são p/ o motor gasolina com carburação simples. Se colocar um carburador duplo, já dá uma "melhoradinha" a mais...
    E vejam os números do motor á álcool: torque: 19,4 @ 2500 RPM, potência: 88 CV @ 4000 RPM. :P

Lembrando sempre que esses são valores líquido e não brutos, como os da Willys.
    E p/ finalizar, se você quiser pode colocar coletores p/ outros carburadores mais "violentos". No BF-161 pode até ser possível, mas vai depender de flanges e adaptações. Sem falar nas possibilidades de um turbo de baixa pressão ou um kit 3.0 em um motor GM destes ...

Bem, como diz o Mestre Álvaro, cada um com seu cada qual. Há fãs incondicionais do BF-161, outros do GM-151, outros do AP, etc, etc, etc. ....

Eu já tive o BF-161, agora estou no GM-151 (álcool), e fiquei fã deste motor. Acho a melhor opção entre consumoxcustoxbenefício dentre os motores mais antigos (BF, OHC, GM-151, GM-250). Se for partir p/ um motor mais moderno, aí a coisa muda ....

Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Motores!

Grande Flávio!

Aqui, pelo jeito tem muitos "se's" também! Se formos entrar nas normas de medição da potência, aí vamos longe! O GM 250S tem 96hp (ABNT), como pode, então o 151 ter 82cv ou 88cv (álcool) na mesma norma ABNT? Seria tão pouca a diferença? E, pelo que sei, a GM usa normas SAE, pois o 4.1MPFi, do Ômega tem 165hp (SAE). Mas se ainda assim quisermos achar a real potência despejada no solo, aí teremos que ver tudo: transmissão, diferenciais, rodas, pneus, se tem ar condicionado, se tem direção hidráulica, se tem hélice no motor ou ventoinha elétrica, bomba d'água, alternador.... :P
    Mexendo um pouco nesses motores, GM 4 e 6, Ford OHC 4, BF, álcool ou gasolina, eles quase se tornam equivalentes... Mas, considerando suas características originais, há sim superioridade de alguns modelos.
    Não sou fã do BF-161, mas do seu irmãozinho mais novo, o Ford 3.000. Particularmente, em matéria de Jeep, não ligo muito para consumo e peso. O que considero importante em um jeep de trilha, é potência e torque em baixas rotações!
    Quando usava meu jeep todo dia, tinha instalado um AP. Só que nas trilhas, pagava "mico" com esse motor! Hoje, com o 3.000, retificado e com o cabeçote levemente rebaixado, não preciso de outro! Só trocaria por um GM 4.1MPFi, da Silverado! Mais pela IE e por ser mais novo, nem tanto pela potência, pois já considero o 3.000 suficiente!

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7

Injeção Eletronica ...

Olá Giovani !!

Os dados que tenho do 4.1 (carburado) são:
    - 250 gasolina: 118 CV @ 4000 RPM; 28 Kgf.m @ 2000 RPM
    - 250-S gasolina: 126 CV@4400 RPM; 27,8 Kgf.m@2000 RPM
    - 250 álcool: 135 CV@4000 RPM; 30 Kgf.m@2000 RPM

Belos números não ?? Acho que 96 Hp é muito pouco p/ esse motor. Você tirou essa informação de onde ?

Ainda com relação às normas: antigamente, a GM realmente utilizava a SAE, mas esses números que estou passando já estão em ABNT. P/ se ter uma idéia, antigamente a GM dizia que o 250-S tinha algo em torno de 150 HP ...

Os números ABNT já levam em consideração o motor completo, montado com todos os penduricalhos (alternador, bomba d´água, hélice, etc), coisa que a SAE não considera, por isso que são números brutos. Direção hidráulica e ar não são considerados nem na ABNT.

Quanto ao motor 3000, realmente é um valente motor. Se não me engano, os números são 120 CV e 22 de torque (SAE também).

Eu também gosto de motores de mais baixa rotação e torque aparecendo em baixas rotações. Mas como não uso o Jeep só em trilhas (é meu 2º carro e ando no dia-a-dia c/ ele), no meu caso tive que levar em conta também consumo. Se eu usasse só em trilhas, concordo contigo que uma ótima opção seria o 4.1 injetado.

Abraços motorizados
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Agradecimentos: 0
    Giovanni e Flávio,
    Que tal os motores da S-10 (2.2) ou da Ranger (2.3?)?
    Estive pensando neles, mas não tenho idéia de custo.

Re: Me metendo...

Citação Postado originalmente por Giovani
    Grande Daniel!

Não quero ser cri-cri, mas melhor em quê?
    BF-161 = 90cv à 4.000 RPM e 18,6 Kgf/m à 2.000 RPM
    GM 2.5 = 82cv à 4.400 RPM e 17,1 Kgf/m à 2.500 RPM
    Melhor para a cidade concordo, mas na trilha repito "enfaticamente", que o BF-161 vai melhor, tem mais força, mais torque e em rotações mais baixas! Não é lenda e nem é porque é 6 canecos...
    Um abraço 6 bocas pra vc!
    Grande Giovani,

O Flávio já respondeu por mim... Tira aí uns 15% desses números no BF161, por causa da maneira de se medir. Isso cai pra bem menos do que um motor de opala 4 cilindros. Isso equiparando dois a gasolina com carburadores simples. Se vc pegar um álcool com carburação dupla...

Só que o GM151 tem a vantagem de ser leve, mais elástico. Por ser beeem mais leve, torna o jipe muito melhor em trilhas... Por ser mais ágil, sobe de giro mais fácil, sendo melhor na cidade e estrada.

Isso sem contar o fato de ser mais moderno (ou melhor, menos antiquado), quebrar menos, mais barato pra se manter. Esses dois últimos ítens são de grande importância, pois jipe de trilha tem que ter manutenção constante, então, quanto mais barato melhor. E se me vier falando que não quebra, eu vou (*!@#&!@&$%@!#

Volto a dizer, eu gosto do BF161 pela sua macies ao rodar. É um motor muito resistente. Só que se explodir, e vc trocar por um de opala, vai sentir a diferença. A única vantagem que vejo no BF161 sobre o opala é que o torque aparece em rotações mais baixas ainda. Mesmo assim, o opala, em trilhas, se sai melhor.

Não vale comparar o GM151 com o seu 3000. Aí já são outros 500...

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Motores!

Salve turma!

Grande Flávio! Fui verificar, e é a medição no pneu, não só motor com acessórios como na ABNT... Tirei de um site sobre motores V8 e outros para arrancada. Bom, creio que suas fontes são melhores, fiquemos com elas!
    Quanto ao 3.000, são 112cv na verdade, mas segundo a retificadora, depois da troca de pistões e rebaixamento do cabeçote, devo ter ganho uns 15% no meu motor... Não fiz a medição, mas já “senti” o “algo mais”!

Olá Daniel! É, os números não mentem! Como disse ao Flávio: fiquemos com eles! Talvez seja uma questão pessoal, esse GM 4 cilindros... Andei muito com um jeep com esse motor. Meu ex-sócio tem um, fizemos muitas trilhas juntos. Outro companheiro nosso tinha no jeep um BF-161. Sinceramente, o GM não me impressionou nem um pouco, mesmo trocando as peças que ficam “atrás” do volante! :P Daqui uns dias esse jeep sai da reforma, ainda com o GM 151, aí vamos pro “pega” de novo. Prometo analisar com carinho...
    Mas uma coisa digo: Quando vc precisa tirar outro jeep do atoleiro, prefiro o BF-161, é um trator!

Grande Marco! Já fiquei sabendo de algumas adaptações do 2.2 da S-10, com câmbio também da S-10 e tração Willys. Dizem que fica o bicho! Não vi ainda ao vivo... Cheguei a estudar essa adaptação no meu Jeep, mas desisti quando vi o preço desses motores. Por aqui estavam pedindo 2.000 latinhas!
    Quanto ao da Ranger, não sei de ninguém que tenha feito.
    Valeu galera...

Ola Pessoal.
    Agora posso falar com um pouco mais de certeza sobre o assunto.
    Ontem "estreamos" o novo motor da Rural (4cil do opala), na trilha.
    O pessoal ficou espantado com seu desempenho, pq la havia jipes com motor: AP2.0 (turbinado), Falcon 3000 (turbinado), GM 4.1 do Opala (turbinado), GM 4.1 MPFI, entre outros, e onde esses jipes foram, a Rural acompanhou tranquilamente. Estamos pensado em dar uma pequena mexida no carburador pra melhorar um pouco o seu desempenho, mesmo q ela se torne um pouco mais gastona. Na cidade então, nem se fala, muito mais economico e anda bem mais q o BF161 original dela.
    Bom, era isso q eu tinha pra dizer.
    Abraços.

Bom e velho AP.

Olá amigos, sou novo aqui mas vou deixar minha opinião: Acho que não tem pra bater o motor AP(melhor se for 2.0) em relação ao custo benefício. Sei que existe uma polêmica muito grande em relão aos AP´s nos jipes, mas existe AP e AP. Por exemplo: Hoje você encontra comando para AP de todos os tipos. Para força de alta, de baixa, de média, perdendo potência e ganhando força e vice versa. As peças são baratas. Qualquer borracheiro sabe mexer no AP. Não desmerecendo a profissão de borracheiro. Consome pouco se bem afinado. É pequeno e leve. É lógico que um 6 canecos tem mais força, aliás ele tem que ter mesmo pois o peso dele é grande. Claro que tudo é uma questão de opinião. Mas depois que eu tirei o motor de opala 4 cilindros, álcool, com carburação dupla do meu jeep e coloquei um AP 2.0 álcool, com 3E, tuchos hidráulicos e um pouquinho mais de taxa de compressão, as coisas melhoraram muito.

Abraço a todos.

Usuário Avatar de fabiano caxias
    Entrada
    12/05/2009
    Local
    caxias do sul/RS
    Agradecimentos: 2
    Olha amigão,motor sempre vai ser discusão longa hehe,mas no meu ponto de vista e no tipo de trilha q costumo ir o tal do 4cc não me serve e muito menos o ap,uso em meu jipe e é a unica coisa q me arrependo de ter colocado, sou da opinião de gastar uma vez só e foi assim com os eixos e t case,não ia ser diferente com o motor,mas grande frustração,sempre fiz trilha com 6cc e quem faz trilha de 6cc quase q impossivelmente vai p um 4cc,fui na pilha de outros q diziam q um vitara ia ficar bom com ap,claro q fica mas nem perto de um 6cc.Uso 3e da c20, comando ,4x1,pistão chato e nem sei mais oq e não me serve,um falquinho 3.6 original no lugar ja dava de 50 a zero no ap,quando se fica em alagados com mais de um metro de agua por muito tempo tendo q sair sem guincho vc ve a diferença de um 6cc e um 4cc,hoje jamais colocaria ap em qualquer 4x4.Mas é tambem mais uma opinião ,cada um acha uma coisa né .

tcase willys
    33’’ recapados
    E dele 100%
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano[/ame][/URL]
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano parte 02[/ame][/URL]
    http://www.carrosnaserra.com.br/?con...nda=supremacar

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100