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  • #1
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Marcha engrenou, mas depois soltou!




    Pessoal, peço ajuda para tentar entender o que aconteceu comigo nesse último domingo. Vou contar o que houve:

    Estávamos, eu e uma turma (Renegados Off Road), distribuindo brinquedos pras crianças carentes de localidades de difícil acesso, por praias lindas daqui do CEará, quando na volta em destino a outra praia, estávamos passando por entre dunas quando vi, no topo de uma duna de média estatura, que após esta havia outra e que ali precisaria utilizar a tração, vinha eu de segunda marcha, coloquei o pé na embreagem e passei a tração, ou seja, com o jeep andando mesmo engatei a tração, sempre faço assim, não arranha, entra só na mãnha, porém quando pisei já era tarde o jeep não desenvolveu a velocidade suficiente para subir e puxei o jeep para o lado, onde o mesmo estancou, liguei normalmente, só que na hora que fui sair ele estava sem força, ou seja, depois descobri que ele deve ter ficado com a segunda marcha engatada, mesmo a alavanca estando no neutro, assim, coloquei a reduzida em neutro e conseguiram me puxar até um local alto, onde aí sim coloquei os neurônios pra funcionar.
    Vejam o que acontecia, o carro em ponto morto, ou seja, a caixa de marcha em neutro e quando ligava o carro ele dava aqueles pulos, ou seja, mesmo o jeep em neutro na caixa ele estava engatado, aí pensei, deve ter ficado engatado dentro da caixa e quebrado alguma coisa na haste do garfo, então tive a idéia de tirar a tampa da caixa e olhar através do trambulador, assim constatei com meus próprios olhos, que a terra há de comer, que estava tudo normal, mas o jeep continuava engatado, e como foi a segunda marcha a última marcha que passei, presumi que seria esta. Aí montei tudo de volta e depois de algum tempo, ou seja, me rebocaram por uns 500 metros somente aí forcei a segunda e ela deu uns trancos e depois ficou normal, ou seja, a marcha saiu normalmente...
    Agora a caixa de reduzida (transferência), está roncando mais que antes, então, penso que as engrenagens que já não estavam boas, as que engatam a reduzida e consequentemente coloca a caixa no neutro, penso que quebraram de vez, e não tive a coragem de engatar a reduzida novamente, somente a tração...
    O que pode ser?
    - Embreagem? Pois teve uma hora que a primeira marcha não saía, até que deram um tranco, rebocando, e aí sim ela saiu. É aqui que penso que como a segunda também estava engatada deu esse tranco.
    - A marcha engrenou e travou? não saiu quando eu puxei a alavanca? Só depois quando forcei... o que pode ter acontecido é o parafuso do garfo da primeira/segunda ter soltado, aí estou sem confiabilidade nenhuma.
    - Outra coisa de outro mundo.
    - Vontade própria do jeep, pois todos sabem que Jeep tem vontade própria.

    Aceito sugestões e explicações sérias...

    Obrigado!
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  • #2
    Meu cambio travou a algumas semanas atrás, o problema era macaquinho.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por masp Ver Post
    Meu cambio travou a algumas semanas atrás, o problema era macaquinho.
    Amigo você poderia me dize o que seria esse macaquinho?
    No meu caso o câmbio é do niva, então, como tenho um desmontado em casa, não consegui ainda imaginar o que pode ter acontecido, já que ele agora está normal.
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  • #4
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    é obvio que a marcha estava engatada ou o eixo/rolamentos do cambio soldou por atrito.

    mas como não sei como é esse cambio, ou a montagem, só vou até aí.

    nem foto de cambio desmontado tem por aqui ........
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    é obvio que a marcha estava engatada ou o eixo/rolamentos do cambio soldou por atrito.

    mas como não sei como é esse cambio, ou a montagem, só vou até aí.

    nem foto de cambio desmontado tem por aqui ........
    Leopoldo é exatamente por isso que escrevi aqui, pois não consigo imaginar o que aconteceu, vou bater amanhã, ou sábado umas fotos da caixa reserva que está desmontada e tentar explicar com ilustrações o que pode ter acontecido, mas com certeza ainda é um mistério pra mim. Talvez com as fotos você, que é um bom entendedor, poderá me ajudar a entender.
    Abraços e até logo...
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  • #6
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    Esse caso é muito estranho;

    Na verdade, ainda existe a remota possibilidade de travamento por dilatação termica, mas seria um caso extremo.

    A descrição indica que o cambio estava engatado, mas fora de trambulação.

    Uma coisa que eu posso dizer, é que toda vez que se desengata com tranco, pode ter havido algum dano interno. As hastes e engrenamentos foram feitos para deslizamento.

    Se alguém dá um tranco na alavanca ... comum na tentativa de desengatar cambios de jeep que estão encavalados, eu diria que haveria a possibilidade de um (ou vários) macaquinho (s) ... (mas seu cambio não é de jeep) ou demais peças que fazem o engrenamento poder estarem rompidas, trincadas ou empenadas.

    Contudo, seu relato é de tranco no processo de reboque. Isso indica a possibilidade do anel sincronizador ou conjunto sincronizador colado, ou eixo soldado por atrito, na parte em que vc não vê, pois isso seria internamente à engrenagem.

    De qualquer forma, a coisa está caminhando para uma desmontagem completa.

    Como eu não conheço esse cambio por dentro, só posso passar em teoria o que poode estar havendo.
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