Como proprietário de uma Kia Besta 99 discordo de algumas afirmações suas:
Quanto ao radiador aí no Nordeste pode até ser um problema, porém aqui no Sul são só elogios. Foi uma tremenda evolução dos antigos radiadores de ferro da Topic (mesmo motor).
O virabrequim aceita fácil fácil até a quarta retífica (1mm) e é um motor bem resistente, tanto que conheço alguns com 500 mil km e nem pedem pinico.
Quanto ao preço caro e tudo difícil de achar, outro engano. Basta acessar www.luporini.com.br , tem de tudo deste motor lá. O frete sai mais barato que comprar na minha cidade, onde eles metem a faca sem dó!
O problema é que a maioria das vans compradas usadas vem tudo detonada, baleada ao extremo, e ainda por cima maquiadas... O que já vi de van usada com tucho e bombas apertados pra não denunciar "umas batidas diferentes"...
Já é a terceira van que tenho. 2 Besta e 1 Topic. Todas bem rodadas e sempre com o pé em baixo em 80% do tempo (sempre pego BR's). Basta usar um bom óleo (Lubrax Top Turbo - esse uso até nos meus carros a gasosa) e travar a hélice do radiador (akela hélice original com acionamento por fluido viscoso sempre dá pau..), é só atachar 4 parafusos passantes e pronto...
Ahhh... E pra que mais q 130 km/h?? Van não é carro de corrida. Note que as que passam disso (Ducato, Sprinter, Master) são turbinadas e mais "largas". Quanto à estabilidade resolvi colocando umas rodas tala 10 e pneu 225/60 R15
Tá que é um canhão...
Achar Vans usadas e inteiras... É mais fácil ganhar na mega-sena...
Aki em Floripa a maioria tem placa do Rio e de São Paulo... Pq será??