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  • #1

    jeep cj asfalto/cidade/estrada




    Olá pessoal, primeiro de tudo deixa eu dizer: sou novato no mundo JEEP ... acabei de comprar o meu CJ-5 1957, motor de Opala 4cc e câmbio 4 marchas.

    Segundo, sei que vou ser vaiado, xingado de tudo quanto é nome pelo que quero fazer no meu jeep. É justamente o contrário do que todos fazem: quero trazê-lo para o asfalto!

    Explico: quero colocar câmbio 5 marchas nele, para desenvolver uma velocidade melhor na estrada (compatível com a lei apenas), mantendo o giro um pouco mais baixo para economia de combustível e pouco ruído por trabalhar em uma rotação mais de cruzeiro e usá-lo também na cidade, me levando onde for necessário. Um carro de uso urbano, no asfalto. Nada de atoleiros, subidas íngremes, reboque nem nada do tipo. É o meu carro urbano para ir trabalhar!

    Pergunto: qual câmbio utilizar? vi alguns fóruns dizendo sobre os tais "clarck" que parecem ser o utilizado nas caminhonetes c-20 e também câmbio de chevette.

    Por favor, sei que quando o asfalto acaba, o que sobra são os 4x4, mas o meu ainda está esperando o asfalto acabar. Peço ajuda de todos pois sei que aqui só tem fera no assunto!

    Valeu!
    4X4 Brasil Razão: Caracteres de formatação apareceram no texto

  • #2
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    24/01/2008
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    Olá eduarapongas!
    Seja bem vindo ao mundo dos Jeep's e ao Fórum!
    Primeiramente não cabe vaia e nem xingamentos, pois este é um espaço democrático e cada indivíduo tem a liberdade de fazer o que bem entende com o que possui!
    Mas vamos lá:
    Se você quer um câmbio que resulte em uma rotação menor e uma velocidade maior, você deverá procurar por câmbios com Overdrive, ou 5ª Drive, ou então 5ª Louca, como alguns dizem.
    Mas você deve também verificar a relação de seu(s) diferenciais, pois se forem muito curtas, não terá o resultado esperado, tendo assim que trocá-las, por relações mais longas.
    Só lembre, que velocidade é inversamente proporcional a força, então se quiser um Jeep mais veloz, mas sem colocar um motor forte, tome cuidado com a escolha dos pneus, que se forem demasiadamente grandes, lhe trará problemas.
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro....
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    03/12/2007
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    Edu

    Coloca um cambio de 5 marchas com overdriver, quando em 5 marcha o RPM é mais baixo. Não é só o cambio, precisa também trocar a relação do diferencial, uma 11x47 ou 11x47. Servo freio e disco, de preferência nas quatro rodas.

    Cuidados que deve ter:

    Compre as peças de freio novas, não economize com segurança. Procure aqui no fórum pelos kits do berga, converse com ele e escolha o melhor kit, eu coloquei com disco ventilado na dianteira.

    As flanges para adaptar o cambio e reduzida, também pesquise veja na recuperg.com.br, o pessoal é bem honesto.

    Finalmente cuidado com o mecânico, ele pode estragar todas as peças se não souber o que está fazendo.

    Não acredito que depois de pronto você não vai pegar uma estradinha de terra, um barro de leve, não se engane você vai.

    Grande abraço

    pedro

  • #4
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    28/02/2005
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    além da relação comentada pelo pedro eu aconselho:

    - cambio de chevette 5 marchas (adapte a reduzida ou se num for usar se livra do eixo dianteiro e deixa ele permanente em 4x2).

    - freios a disco nas 4 com cilindro mestre de c-20.

    - caixa de direção hidraulica de preferencia, opala, s-10, landau etc (ou mais barata de santana que tem a adatação aqui no forum procure or CAIXA DE SANTANA).

    - procure trocar o sistema de suspensão por um com molas helicoidais (fica mais maico e mais baixo na rua normal).

    - se der grana INJETA o motor de opala e manda o carburador a merda (se precisar de mais dicas me manda MP que tenho kits de injeção rpa esses motores).

    - se tiver verba providencia uma capota rígida ou se gosta da capota conversivel procura uma de melhor qualidade.

    acho que isso já resolve muita coisa pra virar um carro de rua, desnecessário dizer que pneus quanto maior e mais largos mais gasto de combustivel, rodas de liga são melhores e mais leves pro seu uso, carroceria é barulhenta demais mas pode utilizar calços de carroceria mais macios deles aqui: www.topkits.com.br e por fim cinto de segurança 3 pontos, adaptar fechaduras essas coisas triviais...

    Na questão de retirar o diferencial dianteiro e o 4x4 se o fizer apesar de uma judiação para o veiculo vc pode vender a reduzida e o eixo dianteiro 9colcoando um eixo rigido apenas) e dá rpa ganhar uma boa grana, com ocarro de rua ele não é e nem com todas essas modificações será um bom carro, se é por estilo tudo bem, mas por uso é melhor um fusca do que o jeep ou mesmo se tiver $$$ um suzuki vitara, samurai, etc


    abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #5
    Aí gente, agradeço a atenção de todos ... as dicas foram ótimas e vou começar a fazer a cotação das peças pra já e deixar meu jeep mais "urbano".

    abraços!

  • #6
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por eduarapongas Ver Post
    ......quero colocar câmbio 5 marchas nele, para desenvolver uma velocidade melhor na estrada.....
    Eu também não sou muito experiente, mas vou repassar o que ouvi quando comprei o meu: acima de 80 km/h qualquer Willys é perigoso. Tenho acelerado até 100 km/h com o meu, e realmente é muita trepidação, isso sem contar que o freio dá susto. Se for correr, use freio a disco nas 4 rodas e mantenha a viatura alinhada e balanceada.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #7
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    - se der grana INJETA o motor de opala e manda o carburador a merda
    E me diz: o que tu acha de kit gás no cj-5?

  • #8
    Usuário
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    bo eu acho uma merda, mas é funcional

    merda proque pra acondicionar esses cilindros é uma tranqueira... espaço é muito ruim do jeep

    desvantagens do jeep pra asfalto (mesmo com mudança):

    - desconfortavel sempre
    - sem estabilidade alguma
    - pouco espaço para dirigir
    - porta-malas inexistente
    - chuva vc se molha e calor vc sua
    - difilmente vc fecha ele (alvo de furtos e perigo de roubo)
    - detestável ter de aguentar as zueiras (porque jeep é pra terra e lerdo, e se está com cara de carro de passeio te alopram)

    boas
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
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    Compra um Cherockee Sport:

    -é Jeep
    -fechado, portamalas razoável
    -confortável e cabe a família
    -cabe o kit gás
    -bom no asfalto e na terra
    -não precisa modificar, já sai usando
    -preço acessível e dá prá financiar

    Não quiz desanimá-lo mas achei que este carro se encaixa no seu perfil, além de ser exelente.

  • #10
    Olá Marcelo,

    Bom, quanto a me desanimar, fica frio, ainda sou fã do velho jeep ... mesmo com os problemas dele ... quanto ao Cherockee Sport ... muita grana! tipo, o povo tá me dando uns toques legais quanto a transformar o jeep em carro urbano ... uns não recomendam, outros apoiam, só pelo fato de entrar para o mundo jeep ... enfim, sou brasileiro e não desisto ... é jeep 1957 na cabeça.

    Valeu pela força!

  • #11
    Usuário
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    Bom, em relação ao câmbio, pelo forum vejo que o pessoal tem adaptado o do Chevette a um custo razoável. Não vejo necessidade de vc partir pra um câmbio mais robusto se seu uso será mais leve.
    Agora o que acho mais importante pra questão de conforto é a escolha dos pneus. Se você SÓ vai usar o Jeep no asfalto, eu partiria pra um pneu 100% on road, de preferência aro 15, como por exemplo 235R15. Já tivemos em casa 2 experiências, uma com um Samurai e uma com um Troler, que foram comprados com Pneus 100% asfalto e depois trocados pra 50/50% e 80/20% e posso te falar que a diferença em termos de conforto, ruído, aderencia e etc é significativa.

  • #12
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    bo eu acho uma merda, mas é funcional

    merda proque pra acondicionar esses cilindros é uma tranqueira... espaço é muito ruim do jeep

    desvantagens do jeep pra asfalto (mesmo com mudança):

    - desconfortavel sempre
    - sem estabilidade alguma
    - pouco espaço para dirigir
    - porta-malas inexistente
    - chuva vc se molha e calor vc sua
    - difilmente vc fecha ele (alvo de furtos e perigo de roubo)
    - detestável ter de aguentar as zueiras (porque jeep é pra terra e lerdo, e se está com cara de carro de passeio te alopram)

    boas
    Olá Rubensx,concordo com vc só em questão de porta malas,mas se resolve com bagageiro,quando a roubo qualquer carro está sujeito a isso ,tenho meu jeep ano 1951, a 8 anos e sempre faço viagens longas com ele,minha mãe mora no Rio de Janeiro,e pelo menos 2 a 3 vezes por ano vou até la sem problemas.
    Quanto ao resto convido vc a vir aqui tomar um café comigo e faço questão que vc ande no meu jeep,e depois tenho certeza que vc vai mudar de opinião.
    Espero que vc entenda o que eu quis dizer,e que vc não leve a mal.

    Um grande abraço.

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