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  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Fica como opção, uma bomba elétrica externa ao tanque...

    A do Kadett GSI e Monza MPFI, tbm usam bomba externa, só que com pressão menores que a do Gol GTI

    Gustavo, vc está usando um dosador pequeno pelo menos, no sistema de alimentação de combustível??? Em motores aspirados, usando bomba de GTI o pessoal coloca um dosador para regular a pressão da bomba.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por elcio
    ...390,00 to achando caro, muito alias!!
    Élcio, valeu a dica. Mas nessa eu já me fú... Pena que não te perguntei antes. Paciência, tive que fazer o negócio sábado mesmo, pois fiz o V6 funcionar. Engoli o que o entendido em injeção me vendeu. Tô cansado de levar trolha.
    []´s

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Fica como opção, uma bomba elétrica externa ao tanque...
    A idéia é interessante, Thiago. Valeu a dica.
    []´s
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  • #3
    Usuário Avatar de Luca
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    Luis Gustavo,

    Existe, e depois podemos falar melhor, a possibilidade de formação de bolhas na linha, mesmo sem entrada de ar falso. Mas quase nenhum meca conhece este efeito. Até porque só ocorre com o motor dissipando alta potência (num quer dizer giro elevado, é bem mais que isso), e com o combustível em alta velocidade na linha de combustível antes da bomba, ou dentro da bomba.
    Prá resumir, sugiro aumentar o diâmetro da mangueira entre o tanque e a bomba. Ponha um pescador maior, ou com tomada maior. Em suma, diminua a restrição.

    Gostaria que vc falasse mais sobre este assunto.

    []´s
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  • #4
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Continuando a novela, até mesmo para que mais pessoas fiquem informadas e que no futuro isso tudo conste como arquivo....

    Hoje pela manha, resolvi procurar os especialistas no assunto e colher suas diversas opiniões pra ver em qual eu acreditaria....

    Primeiro vamos ao sujeito que remanufatura e vende bombas ( isso inclui a minha )...

    O Tanque que usei, é de opalão 6 canecos, e portanto não foi desenvolvido pra IE. Os carros mais modernos, que possuem Injeção Eletronica, possuem em seu tanque um reservatorio seprado, chamado de Cache Tank, esse reservatorio, pelo que entendi, acumula uma maior quantidade de combustivel perto de onte é instalada uma bomba submerça, para que ela nunca tenha falta de combustivel mesmo estando o tanque um pouco mais baixo. ( Isso até confere, pois quando fui trocar a bomba do meu vectra, ela ficava dentro de uma caneca palstica que ia dentro de outra caneca plastica, que por sua vez, era sempre inundada pelo retorno do motor... )

    Ele falou que o que pode estar ocorrendo, é a falta desse Cache ( pessnei que isso só tinha em computador ), e como o tanque tem pescador, a bomba pode sim, estar em determinado momento passando por falta de combustivel e melecando todo o sistema... Disse tambem que realmente o GTI possui uma bomba auxiliar, que ja fica no Cache, e dai ela manda pra bomba externa, a famosa bomba de GTI que todos nós conhecemos. Solução segundo ele: Minha bomba ( a que ele vendeu ), esta perfeita, o problema é seu tanque. Coloque um tanque que tenha uma outra bomba submerça e o tal Cache... ( não me convenceu ainda, vou colher mais informações )

    Especialista em carros turbo, que instala bomba de GTI aos tubos inclusive em carro carburado

    A bomba de GTI é uma bomba de alta potencia de saida, no entando ela não é uma bomba de grande potencia de sucçaõ na outra ponta.... Por isso que o Gol tem uma bomba auziliar, pra sempre deixa-la com bastante volume em sua entrada... O tal Cache Tankl procede, mas fazemos algo mais simples... Na parte mais baixa do tanque, contamos ele com uma serra copo, e soldamos uma espécie de caneca nesse orificio. Dele saimos para a bomba de GTI, e tudo funciona beleza...
    Esse reservatoriozinho, funcionaria como um cache tank, pois sendo ele na parte mais baixa do tanque, e sendo ele mais profundo que qualquer outra parte do tanque, mesmo em curvas, e com o combustivel baixo, ele sempre estará cheio ( Procede ). Coloca-se a Bomba de GTI ali do lado, bem perto desse orificio, e usa-se o pescador como retorno. ( Idéia aparentemente simples, inteligente e com grande possibilidade de dar certo ). Pelo sim, pelo não, me disse que 380 latas é uma economia besta pra quem gastou, o que gastei no tornado, e se fosse ele, compraria uma bomba zero, mesmo não sendo ela o problema... ( tambem procede, é uma pecinha meio complicada pra ficar usando remanu, ainda mesmo essa empresa de remanu, que não tem tido uma procedendia muito boa na minha cidade )

    No meio da tarde, liga meu eletricista...
    To sabendo que voce ta com problema de gasolina no seu Jipe?? Haa Taa... Sabe o que pode ser, é que quando eu fui comprar o Rele da Bomba de Gasolina, o cara não tinha um original e nem um de boa marca ( Simens ou similar ), dai ele me vendeu um genérico, mas me garantiu que não desarma mesmo quando quente.... Eu to achando que pode ser ele, voce ficou na mão, o jipe tava quente nas duas ocasiões??? ( SIM !!! ) Troca ele então, que pode ser ele....

    Relamente, nas duas vezes que a linha caiu, eu esperava um pouco, e ela presurizava de novo... Vi o tal rele na caixa de fuzivel, e o infeliz, não tem nem marca....

    Mediante aos fatos cidatos, penso na seguintes condutas....

    1º - Rele Novo, lias vou trocar todos, e bomba nova, na mesma condição e local, sem mecher nada com tanque....

    Caso não funcione....

    2º - Fazer o tal Cache Tank como o cara do turbo falou...

    Caso não funcione....

    3º - Pensar num esquema de colocar uma bomba interna no tanque, tirando ou não a externa.

    Caso não funcione....

    4º - E mais dificil, mandar fazer um novo tanque, nas medidas do tanque do Opala, só que com o tal Cache Tank Interno, bomba Interna e tudo mais...

    Caso não funcione....

    5º - Vender o Powertech e voltar ao BF ( he he ai tb não, nem que eu tenha que bombear a gasolina na mão )

    []´s esperando comentários...

    Gustavo

  • #5
    Citação Postado originalmente por lassis
    1º - Rele Novo, lias vou trocar todos, e bomba nova, na mesma condição e local, sem mecher nada com tanque....
    Já ouviu a frase "dar festa e economizar no palito"? É isso ai...
    Existe alguma chance do relé ser o culpado, mas não dá para afirmar com certeza.

    2º - Fazer o tal Cache Tank como o cara do turbo falou...
    A necessidade do cache depende muito do ponto de captação do combustível, da geometria do tanque e da existência ou não de quebra-onda (placas de metal, cheias de furos que ficam no interior do tanque). Para saber desta necessidade é só andar com o tanque cheio e observar quando que o problema ocorre. Se ocorrer sempre com o tanque abaixo de um determinado volume, matou a charada.

    3º - Pensar num esquema de colocar uma bomba interna no tanque, tirando ou não a externa.
    Muito provavelmente não é a causa do problema, mas em todo o caso...
    Instale a bomba o mais próximo possivel do tanque e não precisará de bomba auxiliar. Outra medida é utilizar uma mangueira de maior diâmetro entre a bomba e o tanque (mas tem que mudar inclusive a conexão com o tanque, não pode haver restrição). Estas duas medidas simples dão um belo alivio na sucção da bomba.

    Aliás, qual o diâmetro do caninho de metal que sai do tanque e vai prá mangueira? Se for muito inferior ao diâmetro de entrada da bomba do Gol (12mm) convém pensar em alterações.

    5º - Vender o Powertech e voltar ao BF ( he he ai tb não, nem que eu tenha que bombear a gasolina na mão )
    Powertech 4.1 MPFI?
    De que forma está controlando o relé que aciona a bomba?

    Abraços,

  • #6
    Usuário Avatar de elcio
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    Luis:

    como eu disse vc nao pode ficar sem combustivel - conforme comprovado no seu primeiro relato.
    fazer ou nao o cache tank eh relativo. eu uso a bomba - interna - do gol 2.0 (ou 1.8 tanto faz) e se vc observar esses tanques nao tem cache tank, apenas um rebaixo onde o combustivel fica acumulado conforme o nivel vai baixando.
    (mesma coisa quando vc lava seu quintal e a agua fica empossada na area mais baixa)
    eu ja havia previsto essse problema entao mandei fazer o tanque da seguinte forma:
    - tanque de inox com a largura total do assoalho do jeep (sob os bancos do passageiro e motorista);
    - 4 quebra ondas interno;
    - um rebaixo de 2 cm bem no centro da bomda, de modo a sempre mante-la "regada" com combustivel.
    parte eletrica:
    -rele auxiliar da bomba (siemens) e fusivel de segurança.
    ainda falta fazer:
    - colocar uma luz de advertencia no painel na saida da boia, de modo que quando tiver +- 5 litros de combustivel no tanque essa luz acende informando baixo nivel de combustivel (como acontece com um carro "normal") entao fico esperto e vou pro posto ou uso o galao reserva (pouco provavel com um tanque de 100 litros).
    mas "nunca" deixo baixar demais esse nivel, pois pode ser perigoso pra bomba funcionar muito tempo sem combustivel.
    - manometro de combustivel (pressao) bem aferido para detectar oscilaçoes na leitura, o que pode sinalizar mal funcionamento da mesma e resolver o problema antes de ficar na rua, ou pior no meio do nada.
    essa eh realmente uma parte chata mas se fizer bem feito nao vai te dar problemas.

    meu pai ja esta 10 anos com o kadett dele e NUNCA deu problema na bomba de combustivel. (mas ca pra nos, acho que o velho ta eh com uma PUTA sorte mesmo).
    e o principal: tenha sempre uma bomba de backup dentro da caixa de ferramenta.
    nao precisa ser a bomba toda, apenas o motorzinho que eh pequeno e cabe em qquer lugar, mas tem que mergulhar ele na querosene pra ficar sempre lubrificado senao nao adianta nada. deixe ele numa embalagem plastica resistente com bastante querosene.pode ser incomodo mas qdo vou pra trilha levo um comigo.

    []´s injetados

  • #7
    Amigos, qual é a melhor bomba de gasolina para adaptar no 4.1 MPFI ?
    OBS: Vou deixar o tanque original mesmo...

  • #8
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Citação Postado originalmente por Sukys

    De que forma está controlando o relé que aciona a bomba?

    Abraços,
    Como no esquema original disponivel para dnload aqui no fórum mesmo.

    O Rele é ligado junto da sonda lambda, e mais um monte de coisa...
    Uma verdadeira bagunça...

    Se bem que algumas pessoas ja me disseram pra colocar um rele auxiliar siemens, universal de 50A, ligado direto na chave de maneira que quando ligada a bateria a bomba ja pressuriza e fica ligada direto...
    Mas achei isso meio proco...
    Estouu estudando o problema ainda....
    []´s
    Gustavo

  • #9
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Citação Postado originalmente por renner
    Amigos, qual é a melhor bomba de gasolina para adaptar no 4.1 MPFI ?
    OBS: Vou deixar o tanque original mesmo...
    Diz a LENDA que essa do GTI é um canhão... Ela relamente é bem forte, mas estou apanhando do sistema de alimentação, como voce mesmo pode ver...

    Mas não deve ser culpa dela não, pois tudo quanto é carro de arrancada usa essa bomba e a pressão e vazao que esses motores de arrnacapa demandam não é bolinho não...

    []´s
    Gustavo

  • #10
    Usuário Avatar de NeRo
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    Citação Postado originalmente por lassis
    1º - Rele Novo, lias vou trocar todos, e bomba nova, na mesma condição e local, sem mecher nada com tanque.
    Gustavo,
    Eu trocaria só o relê primeiro... tô apostando que o problema tá aí. Já troquei bomba do meu Kadett de graça! O problema era o relê.
    Se trocar os dois, não vai saber o que deu problema.
    Abraços!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #11
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por lassis
    Se bem que algumas pessoas ja me disseram pra colocar um rele auxiliar siemens, universal de 50A, ligado direto na chave de maneira que quando ligada a bateria a bomba ja pressuriza e fica ligada direto...
    Mas achei isso meio proco...
    Estouu estudando o problema ainda....
    []´s
    Gustavo
    vc tem que fazer um pos-partida e ligar a bomba, assim como farois , etc.

  • #12
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Srs.,
    O módulo de injeção pode controlar o acionamento da bomba de combustível. No caso da Motronic M1.5.2 é o pino 3, que aciona o relê da bomba e alimenta a resistência da sonda lambda, conforme citado pelo Gustavo.
    A bomba do Gol GTI se não estou enganado é a mesma do Kadett GSI e do Tempra Turbo. No caso do Tempra não há bomba suplementar.
    Já tive problemas com a bomba do Tempra, o problema foi desgaste no acoplamento da bomba e do rotor de roletes.
    O que estou achando estranho é a quantidade de ar presente na linha.

    Sds.

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