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  • #1

    Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?




    Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida no meu velho BF161. Quando fiz o motor dele há uns 10 anos atrás lembro que o motor trancou após apertar o parafuso do virabrequim, daí soltei um pouco esse parafuso e ele liberou o motor.

    Agora estou com uma dúvida: Esse parafuso deve ser apertado até tirar a folga, ou derrepente eu esqueci de colocar algum encosto entre a polia e o eixo do virabrequim na hora da montagem?

    Hoje desmontei o carter e a polia, e notei que o furo da polia é mais longo que o comprimento da ponta do eixo, portanto se eu apertar muito o parafuso, vai enforcar o pinhão contra uma arruela de bronze que está encostada no 1º casquilho do vira. Será que é assim mesmo? Alguem tem derrepente uma vista explodida de todo o virabrequim?

    Obrigado

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    1- o motor trancou após apertar o parafuso do virabrequim, daí soltei um pouco esse parafuso e ele liberou o motor.

    2- Esse parafuso deve ser apertado até tirar a folga?
    1- isso não poderia ter acontecido.
    2- esse parafuso tem um torque, mas esse torque só se obtém quando a polia escosta no mancal (da polia contra o girabrequim).

    obviamente tem algo errado.

    vai no manual do jeep, parte do motor e leia a parte de montagem.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #3
    Pois é, andei colocando a polia no lugar denovo, e como o parafuso já está meio detonado, por torque eu acho que não vai dar certo. O bom seria saber qual é a folga entre a arruela de encosto (bronze) e o casquilho do virabrequim, daí era só colocar uma lâmina ali, e ajustar o parafuso.

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    olha, fui no parts list do BF e tem um calço de 0,002 ou 0,003 e mais uma arruela de encosto.

    será que vc montou certo ?

    a sequencia é parafuso, arruela grossa, polia, defletor, engrenagem, arruela, espaçador (0,002" ou 0,003") QUE DEVE SER USADO EM QUANTIDADE SUFICIENTE para ajustar a folga longitudinal do girabrequim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?-g6p230.jpg   Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?-g6p232.jpg  
    4X4 Brasil
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  • #5
    Valeu Leopoldo. Muito obrigado pelo manual, não tinha achado ele na sua lista de downloads.
    Acho que esqueci de montar os calços de 0,002 / 0,003 pol entre a arruela de bronze e o primeiro mancal. Vou desmontar o casquilho amanhã para verificar isso.

    Brigadão...

  • #6
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    então vc se estrepou.

    para calcular a folga, o motor tem que estar com as bielas soltas e o bloco apoiado em uma mesa, invertido. Vc mede a folga empurrando o girabrequim para frente para tras e mede com relogio comparador.

    essa foto ai em cima é do manual - lista de peças do jeep.

    folga: de 0,004" a 0,008"
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  • #7
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    Olá pessoal, vejam se poderiam me ajudar...

    Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc. O virabrequim está com a medida muito alta.

    Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

    Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

    Abs!
    Jeep Willys CJ3A, 1952 - São Longuinho

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Corolina Ver Post
    Olá pessoal, vejam se poderiam me ajudar...

    Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc. O virabrequim está com a medida muito alta.

    Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

    Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

    Abs!

    mas, qual é exatamente o caso ? ... antes de enfrentar uma possivel importação ....
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #9
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    Oi Leopoldo, eu não vou importar não, pelo menos não agora. Rs. Eu vou retificar o meu mesmo e ver se fica bom... se dura. Estou aguardando apenas as bronzinas chegarem para começar o trabalho. Estou ansiosa...
    Jeep Willys CJ3A, 1952 - São Longuinho

  • #10
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    Corolina, boa noite;

    Verifiquei em sites americanos que vendem peças para jeep de todos os anos, mas o virabrequim deste motor não encontrei também. Mas não conheço todos os sites, pode haver outros que não pesquisei, mas aqui no Brasil recomendaria a compra de um motor continental usado para retirar peças, será mais fácil encontrar e mais barato.
    Lá por Itaboraí, Manilha e região, tem muitas lojas de peças usadas na margem da BR101 mesmo, nos dois lados, quem sabe não encontra por lá?

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #11
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    Boa noite Sydney! Estou pesquisando para comprar um virabrequim retificado, pois acho que é o que há pra ser feito. Essa ideia de itaboraí é muito boa, acho que vou fazer isso também.

    Você me lembrou de uma que achei bem organizada quando passei perto, a GO BACK ECOPEÇAS (Em Casimiro de Abreu).

    Obrigada!
    Jeep Willys CJ3A, 1952 - São Longuinho

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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