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Tópico: Ponto de Apoio

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  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Ponto de Apoio




    Pessoal,

    Estou precisando colocar pontos de apoio no Jeep (que vergonha não ter nenhum, né?! ) e não sei qual é o mais apropriado?
    Pensei em colocar aqueles que são presos no pára-choque, mas estive olhando e acho que a furação ainda é original (pelo menos acho?) pois ele está arrebitado ao chassis, num único e gigante arrebite.
    Como devo colocar os pontos de apoio, furando o pára-choque próximo as longarinas do chassis? Corro o risco de arrancar o pára-choque quando rebocado? E na traseira, qual seria o mais indicado?

    Obrigado e abraços,

    Marcelo

  • #2

    Ponto de ancoragem

    Caro Marcelo,
    Acho que o que vc viu não é um "arrebite gigante" e sim um parafuso.
    Olhe por baixo do mesmo e vera que tem uma porca.
    Acho que um bom lugar para colocar os pontos é na própria longarina, na parte de cima, entre a grade e pára-choque.
    Carlos.

    __________
    CJ5 73 original

  • #3
    O pára-choque original do Jeep é rebitado nas longarinas, um na parte de cima e outro por baixo. É um bom lugar para fixar ganchos. Na parte traseira o ponto ideal é no centro, onde há a furação original do puxador, no centro da travessa.

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Pontos de apoio

    Carlos e Cássio,

    Eu pensei em colocar esse tipo de apoio (aqueles em forma de ganho) mas não queria furar as longarinas, por isso pensei naquele tipo argola ou alça que são fixados junto ao pára-choque. O meu receio é prendê-los no pára-choque e, quando precisar debocar o jeep, o bicho desprender da carroceria.
    Corro esse risco? Se furar o pára-choque próximo às longarinas do chassis e fixar o ponto no próprio pára-choque é seguro? Ou o mais ideal são os ganchos nas longarinas?

    Desculpa as mil perguntas, mas como podem ver sou mirim (tanto no fórum como em jeep). :P

    Abraços,

    Marcelo

  • #5
    Usuário Avatar de monge
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    ponto

    Fala Marcelo, blz?

    Já vi quebrar 3 parachoques que foram usados com ponto de apoio.
    E 1 gancho.

    1 dianteiro e 2 traseiros.

    1 dos 2 traseiros infelizmente foi o meu, e olha que o meu ponto de apoio é justamente no final do chassis, ontem tem os 4 furos, bem no meio, achei que era o lugar mais forte e me lasquei....

    O gancho também é do meu jeep, está lá até hoje, ele simplesmente levantou. Está parecendo um pino, e chegou a rasgar o chassis próximo a travessa do radiador.

    Já vi gente fazer ponto de apoios nos eixos, eles pegam um grampo daqueles que prendem os feixes de mola e soldam no meio do eixo.

    Não sei se funciona bem, mas já vi muita gente fazer isso.

    []'s

    Eugênio
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  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Ponto de Apoio

    Oi Eugênio,

    É... realmente acho que não há lugar seguro para adaptação desses pontos de apoio.

    Vou avaliar se coloco no pára-choque ou no chassis.

    Obrigado pelas dicas!
    []s

    Marcelo

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
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    Bem, vai aí a experiência que tive ... inicialmente, instalei na dianteira um gancho fixaxo por cima da longarina, entre a grade frontal e o parachoque. Tudo "ia bem" até que um dia tive que ser puxado com um "pouco" mais de força e as condições não eram as ideais, logo o cabo ficou um pouco de lado (e não frontal ao Jeep, como seria melhor). Resultado: o gancho ficou firme e forte, mas a longarina .... como a força foi feita no sentido da abertura da longarina, acabou levantando ela. Retirei o gancho, rebati a longarina p/ baixo e instalei o gancho na parte traseira. Meu Jeep tem a barra de tração traseira (aquela cheia de furinhos), então fiz 2 furos bem na direção do final da longarina traseira e fixei o gancho na barra de tração. Tem funcionado bem e até hoje não me deu problemas.

    Quanto à frente, eu instalei dois ganchos no suporte do tow-bar. Estão bem nas pontas das longarinas dianteiras e nunca me deram problema algum.

    Espero ter ajudado

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    Usuário Avatar de Mauricio Mei
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    Na frente, instale duas anilhas no suporte do tow-bar..no meu ficaram otimas.

    Atras, eu coloquei a bola de engate e dois ganchos (originais do Toyota e Troller), um em cada ponta daquela travessa original cheia de furinhos...nao sei o nome daquilo.

    Espero ter ajudado

    Abraco

    Mauricio
    Mei
    Pajero Full HPE 5p, 3.8gas, 2008, blindada

  • #9
    Usuário Avatar de monge
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    blá...

    Fala Maurício

    Aquilo que vc nào sabe o nome que está na traseira do jeep e conhecida como arado... pelo menos este foi o nome que o pessoal me passou quando eu fui comprar o meu...

    []'s

    Eugênio
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  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Pontos de Apoio

    Pessoal,

    Obrigado pelas dicas. Vou colocar aqueles pontos que já vem com anilhas.

    []s

    Marcelo

  • #11

    Exclamation gancho

    Salve galera... entaum... comprei um gancho de apoio, para rebocar...

    eu ia colocar ele na longarina dianteira... mais puts.. pensei... corro o risco de desalinhar o chassis se tiver que fazer muita foça, pois esta de um lado só..... naum é???

    ai peguei uma chapa de mais ou menos 10 mm, cortei na medida de uma longarina até a outra, e da carroceria até o parachoque (como se fosse uma mesa para guincho)... furei e coloquei o gancho no meio......
    sera que vai prestar??????????

  • #12
    Deve ter ficado até super dimensionada essa chapa.
    Uma idéia que me surgiu seria colocar dois olhais na dianteira, próximo a travessa do radiador e passar um cabo de aço 3/8" entre eles formando um arco. Com isso o esforço fica dividido em dois pontos do chassi e vc pode limitar o esforço pela espessura do cabo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ponto de Apoio-cabo.jpg  

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