x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 0

Question Engrenagem do Comando GM-151

Saaalve pessoal!!

To começando um "upgrade" no meu GM 151... :
    na verdade mais um reparo né... Trocando o comando de valvulas ( o ressalto da de escape do 4º cilindro tá muuuito gasto) a engrenagem e ja vou ver se mando rebaixar o cabeçote em 1,5...

Na compra das peços surgiram dois tipos de engrenagem: Em ALuminio e em Fibra. Logico que a de aluminio é bem mais cara... Fica a pergunta, vale a pena pagar a diferença nesta peça? A de fibra custa R$ 65,00 e a de aluminio R$ 120,00

A proposito, com a troca dessas peças alguem sugere mais algum item a ser inspecionado ou trocado?! Valeu pela mão mais uma vez!!

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Rapaz,

Não tenho conhecimento técnico no GM 151 (que equipa originalmente meu engesa), mas meu mecânico (trabalhou muito tempo em concessionária GM) disse que a engrenagem de alumínio saía em motores da linha pesada (A10) e a de fibra na linha leve (opala, caravan).

A de alumínio parece ser mais resistente a trancos (a de fibra costuma roçar os dentes).

É a opinião de quem fez o motor mas ainda não o viu funcionar (jipe no estaleiro).

Quem tem experiência em 151 pode esclarecer melhor...

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Thiago Serpa!
    Sendo o GM 151, pode colocar a de fibra que não há problema, pois a de alumínio é recomendada, como dito anteriormente para pick-up 6cc.
    Quando proprietário de um diplomata, coloquei um comando 298, com tucho mecanico e um Weber 40, cabeçote rebaixado e molas de válvulas calçadas em 3mm. Nesse caso foi necessário o uso da engrenagem de alumínio.
    Bem como disse, está trocando o comando, procura um que saiu no GM151-S, o motor aumentará alguns cavalos, fica muito bom mesmo.
    Na minha cidade encontrei dois, mais ambos condanedos.
    Acabei trocando o motor!!
    Mais vale apena procurar, vai gostar da melhora!
    Tem um tópico aqui no forum, mais não consegui localizar, neste, especifica os três tipos de comando (numeração).

Atenciosamente.

Kim

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    já vi alguns engesa com motor 151 e engrenagem do comando vem em fibra, é bem comum ela ficar banguela...

... e o pior, vc à pé.

Vai na de alumínio que fica um negócio definitivo.

1 abraço.

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Deixa eu me meter com uma pergunta .. huahuah

Certa vez tava conversando com um mecânico que segundo ele no meu motor tinha esta engrenagem de ferro. Ele estaria se referindo à engrenagem em alumínio ou haveria a possibilidade de colocar uma engrenagem destas em ferro mesmo?!

Inté!!

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Vinicius, a de ferro vai no virabrequim, no comando só tem a de fibra ou a de aluminio.

Esse papo deve ter sido coisa daquele seu mecanico que soldou a polia né ??

[]'s

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    Vinicius, a de ferro vai no virabrequim, no comando só tem a de fibra ou a de aluminio.

Esse papo deve ter sido coisa daquele seu mecanico que soldou a polia né ??

[]'s
    Não foi ele não. Daquele lá tô tendo distância. Muito provavelmente eu que entendi errado então , é que como não sei direito o que eu tenho de "mexido" no motor perguntei pra ele que tem experiência nos motores de opala para me dizer o que que ele achava do maldito . Este mecânico fez uma nova manutenção no meu carburador, coisa que o cara que soldou a polia tinha feito à pouco tempo atrás , só que daqueeele jeito neh!! Agora o meu carburador tah até brilhando! Ah, coloquei um decantador também.

[]´s

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caros amigos!

Após uma procura no Forum, consegui encontrar o nº. dos comandos, segue:
    GM 153 - álcool - cod. 7322167;
    GM 151 - gasolina - cod. 7329604 e,
    GM 151-S - gasolina - cod. 7334965.

Para quem gosta de números:
    O motor a gasolina tem 84hp a 4400rpm e 17,5 kgmf a 2500rpm; O álcool tem 88hp a 4000 rpm, porém tem mais torque, 19,4 a 2000 rpm (obs. esse comando do motor a álcool tb vinha nos primeiros 153) e, por último o comando do 151-s que gera 98hp a 4800 rpm e torque de 19,8 kgmf a 2600 rpm.
    Agora imagina esse comando num motor a álcool.

Se vai trocar o comando, nõ custa procurar o do GM 151-S.

Atenciosamente.

Kim.

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    O esquema da engrenagem de Fibra, é que é muito difícil de achar a original. O que vc encontrar por aeh de engrenagem de fibra é paralea de péssima qualidade. Vc vai rodar 15.000 kms e depois disso não se tem mais segurança.

A original da GM recomenda troca aos 60.000 kms, sendo que do opala do pai durou mais de 150.000kms até que a gente soube da existência desta.

Troquei por outra nova, não tinha mais original. E desde então, me deixou na estrada 2 vezes, com menos 16.000 kms.

O SS-4 76 está parado agora, mas se voltar incomodar essa engrenagem nos passeios, colocarei a de alumínio, ou mesmo de aço como já vi num (desde que eu tenha certeza que essa engrenagem não tenha função de fusível mecânico para proteger o motor).
    A de fibra tem função de tornar o funcionamento do motor mais silencioso.

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS

Thumbs up

Encomendei o conjunto do comando de valvulas ontem, na autoz... parcelas a perder de vista e frete gratis

http://www.autoz.com.br/Shopping/Pec...p=6&p=4&nPag=5

O modelo é esse aí, ali fala opala 4cc tdos Tomara que nao seja do a alcool, que é mais manso... o site nao oferece muitas especificações, agora é esperar chegar...

A engrenagem ainda nao pedi... hehehe faltou "espaço" no limite do cartao pra variar... mas acredito que ate o final da semana peço. Estou inclinado a ficar com a de aluminio mesmo.

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS

Mandei um mail para a loja solicitando mais informações sobre a especificação do comando, mas acredito que não seja o do 151-s

Assim que tiver mais novidades posto aqui!!
    Valeu pessoal!!

Usuário Avatar de Gomes Neto
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Faala, galera.
    Reformei esse motor inteirinho e fiz muita pesquisa pra isso, agora ele tá quase pronto e já está sendo montado no Frodo.
    Quem quiser boas referencias sobre a preparação deste motor de uma olhada no "amigosdoopala.com" na parte de preparação, tem até um tópico meu lá que trata de mitos "lendas" que envolvem a preparação deste motor. Procurem sobre "desmistificando".
    Bom, sobre a polia de alumínio sinceramente não vejo muita diferença entre a de fibra e a de alumínio, só coloquei a de alumínio porque estava mais barata.
    É isso mesmo, mais barata, a de fibra ORIGINAL é mais cara que a de alumínio (que pode até ser original mas não é de fábrica).
    Outro detalhe da engrenagem de alumínio é que ela é ligeiramente barulhenta, a de fibra não faz barulho algum.
    Quanto ao comando de válvulas o ideal seria utilizar um que priorizasse o torque em baixas rotações, nesse caso o ideal seria utilizar o do 153" que posteriormente foi adotado pelo 151" álcool.
    Esse comando não leva o motor a autos giros e pouco contribui para a potência final do motor, porém, mantêm a curva de torque bem alta em todas as faixas de giro e o pico máximo entre os 2000 e 2500 RPM.
    Eu acredito que isso seria o ideal para um Jipe, existem outras formas mais eficientes de se obter mais potência de um motor (sem deslocar a curva de torque) do que simplesmente trocar o comando, um carburador melhor ou uma taxa de compressão maior são mais eficientes.

[]s carburados
    4X4 Brasil
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem