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Jipe CJ5 com problema na bobina do motor Opala 4cc

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  • 22/11/2009, 09:37
    BoaTrilha
    é só tirar ela do motor...

    na verdade é o motor que esquenta a bobina.

    coloca ela em algum outro lugar, presa por exemplo nas laterais do cofre do motor e seus problemas acabarão.
  • 22/11/2009, 17:57
    kiko ribeiro
    a minha está na parede corta fogo, tambem com motor opala 4cc,
  • 22/11/2009, 22:34
    André Luiz Rossetim
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por roger_caldas Ver Post
    Adriano,
    você poderia me enviar o esquema de instalação dessa bobina?
    Tentei instalar no meu Jiponga (OHC), mas esquentou muito e acabei voltando para a normal.
    Um abraço,
    Rogério

    Vo me meter na conversa, pois me bati muito com isso:

    Quando for comprar a bobina do gol, pede a de dois polos, existe uma com tres polos, e não sei dizer para que ser o terceiro.

    Basta vc simplismente substituir a bobina positivo no positivo e negativo no negativo - a maioria das bobinas tem gravado (+) e (-).

    Aproveita e pede o chicote de instalação da bobina, custa uns R$5,00, e é apenas o plugue com uns 20cm de fio, para vc emendar - vermelho no (+) e verde ou marron no (-); ia fica um serviço bem feito, e aprova de erros, caso vc inverter a ligação não tem problema, o carro simplesmente não funciona, desde que vc não insista mto!!!!.

    Mesmo colocando a bobina do MI, meu modulo de ignição e bobina esquentavam um pouco (acho que pela idade do modulo), então instalei um pré resistor (vende-se nas Auto peças - proprio para Opalas), apesar de a bobina do MI ser própria para 12V, com o resistor entra apenas 8V, poupando sua vida útil, apesar de diminuir a potencia da faisca - eu sinceramente não senti perda de rendimento, e a bobina e modulo nunca mais esquentaram.

    Seque um esquema de ligação que achei algum dia em algum manual aqui do forum, espero que ajude.
  • 23/11/2009, 07:34
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por Bravo Ver Post
    é só tirar ela do motor...

    na verdade é o motor que esquenta a bobina.

    coloca ela em algum outro lugar, presa por exemplo nas laterais do cofre do motor e seus problemas acabarão.

    Concordo com o amigo, e acredito que a bobina é montada no motor para uma maior facilidade de instalação na linha de montagem, se o fabricante se preocupasse tanto com a vida útil do seu motor, teria colocado um alarme de temperatura alta ou coisa parecida . . .
  • 23/11/2009, 20:43
    André Luiz Rossetim
    Citação:

    Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    teria colocado um alarme de temperatura alta ou coisa parecida . . .


    hahahah, ja pensei em colocar um termostato na bobina que acendesse uma luz no painel, mas..como não tive mais problemas, desisti, e tbm eu não saberia q temperatura pode ser considerada alta.

    Ps.: a minha esta do lado de dentro da parede corta fogo, acho que assim evita molha-la qdo quente, o que devido ao choque termico pode ser predicial, além de nunca ter me encomodado com o cabo da bobina ter molhado.
  • 24/11/2009, 09:09
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Ps.: a minha esta do lado de dentro da parede corta fogo, acho que assim evita molha-la qdo quente, o que devido ao choque termico pode ser predicial, além de nunca ter me encomodado com o cabo da bobina ter molhado.


    Tenho uma C10 com motor 261 e fiz a mesma coisa que você, fica ótimo não é ? :concordo: pretendo fazer com o Jeep também :parede: Não entendo porque alguns fabricantes colocam até a centralina no cofre do motor, eles acham que no Brasil faz frio como na Itália, ops . . . :oops:
  • 07/05/2010, 08:06
    tdk24
    Citação:

    Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    hahahah, ja pensei em colocar um termostato na bobina que acendesse uma luz no painel, mas..como não tive mais problemas, desisti, e tbm eu não saberia q temperatura pode ser considerada alta.

    Ps.: a minha esta do lado de dentro da parede corta fogo, acho que assim evita molha-la qdo quente, o que devido ao choque termico pode ser predicial, além de nunca ter me encomodado com o cabo da bobina ter molhado.

    Ola amigo, estou com o mesmo problema, meu motor esquenta, a bobina esquenta e o carro não pega, somente molhando um pano ao esfriar a bobina ele pega, hoje levei ao mecanico para mudar a bobina de local, tudo indica que apenas o motor está aquecendo ela em excesso, ao ponto de nem colocar a mão... pois outros processos já fiz e não resolveu... Você conseguiu a solução realmente desta forma? pois vou fazer isto hoje.. qualquer coisa volto a postar aqui.

    Abraços
  • 07/05/2010, 08:09
    tdk24
    Citação:

    Postado originalmente por Bravo Ver Post
    é só tirar ela do motor...

    na verdade é o motor que esquenta a bobina.

    coloca ela em algum outro lugar, presa por exemplo nas laterais do cofre do motor e seus problemas acabarão.

    Ola amigo, estou fazendo isto hoje, será que realmente vai resolver? Tudo indica que o motor está esquentando demais a bobina, como já coloquei nova e não adiantou, hoje o mecanico vai adaptar em outro locar para mim, já não guento mais rs... Será que agora vai solucionar de vez? Abraços..
  • 07/05/2010, 09:50
    fendrich
    Citação:

    Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Ps.: a minha esta do lado de dentro da parede corta fogo, acho que assim evita molha-la qdo quente, o que devido ao choque termico pode ser predicial, além de nunca ter me encomodado com o cabo da bobina ter molhado.

    A minha também está do lado de dentro da parede corta-fogo, quase no pé do passageiro.



    Eduardo
  • 07/05/2010, 13:20
    André Luiz Rossetim
    Citação:

    Postado originalmente por tdk24 Ver Post
    Ola amigo, estou com o mesmo problema, meu motor esquenta, a bobina esquenta e o carro não pega, somente molhando um pano ao esfriar a bobina ele pega, hoje levei ao mecanico para mudar a bobina de local, tudo indica que apenas o motor está aquecendo ela em excesso, ao ponto de nem colocar a mão... pois outros processos já fiz e não resolveu... Você conseguiu a solução realmente desta forma? pois vou fazer isto hoje.. qualquer coisa volto a postar aqui.

    Abraços

    De modo algum!!!!
    colocar a bobina pra dentro até atrapalha um pk se ela esta esquentando (é dificil de colocar um pano, ou troca-la), ela eskenta porque a "amperagem" que passa por ela é muito alta, não por que ela esta dentro do cofre do motor. Para resolver isso coloque um pre-resistor, como já expliquei neste mesmo topico.

    Bobina dentro do carro serve na minha opinião para evitar que ela molhe (choq termico), e que molhe.

    Colocando o presistor seu problemas acabam, por apenas 25 reais!!!
  • 07/05/2010, 22:27
    hurry-gurits
    se for possível...
    Citação:

    Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Para resolver isso coloque um pre-resistor, como já expliquei neste mesmo topico.

    Colocando o presistor seu problemas acabam, por apenas 25 reais!!!

    Beleza andré, ja fritei umas 3 bobinas, refiz a eletrica toda tudo zerado, mas o pangaré do eletricista "esqueceu de colocar este pré resistor" mas ainda não achei vou a lojas de peças mas ninguem conhece, se não for abusar voce tem pelo menos a marca deste pre resistor pra opala.

    valeu
  • 07/05/2010, 22:52
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por hurry-gurits Ver Post
    Beleza andré, ja fritei umas 3 bobinas, refiz a eletrica toda tudo zerado, mas o pangaré do eletricista "esqueceu de colocar este pré resistor" mas ainda não achei vou a lojas de peças mas ninguem conhece, se não for abusar voce tem pelo menos a marca deste pre resistor pra opala.

    valeu

    Boa noite prezado ! passei por problemas semelhantes tambem, de uma olhada no site da rainhadassete, escreve-se desse jeito mesmo, mas em qualquer bom auto eletrico voce deveria achar . . . em um caso extremo enquanto nao acha o resistor, coloque uma bobina para platinado que ela funcionara bem, mesmo se seu sistema for ignicao eletronica . . . boa sorte !
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