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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de edwint
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    Unhappy Superaquecimento, calerias int. do motor entupido




    corriginto galerias e nao Calerias

    Ao abrir um motor bf ( cabe'cote), pude notar que o motivo do superaquecimento, 'e devido ao entupimento das Galerias do bloco, estou tendo dificuldade de limpa-lo, alguem conhece algum produto ou tecnica que me auxilie na limpesa interna deste bloco?

    Atualmente deixei o bloco com uma solu'c~ao de soda caustica muito forte, mas notei que nao esta sendo suficiente p/ soltar a sujeita, tambem estou usando uma hidrolavadora afim de ajudar na limpesa.

    obrigado pela ajuda.
    4X4 Brasil

  • #2
    Meu BF também vem esquentando além do normal, será este o problema, vou aguardar os especialisats.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #3
    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    corriginto galerias e nao Calerias

    Ao abrir um motor bf ( cabe'cote), pude notar que o motivo do superaquecimento, 'e devido ao entupimento das Galerias do bloco, estou tendo dificuldade de limpa-lo, alguem conhece algum produto ou tecnica que me auxilie na limpesa interna deste bloco?

    Atualmente deixei o bloco com uma solu'c~ao de soda caustica muito forte, mas notei que nao esta sendo suficiente p/ soltar a sujeita, tambem estou usando uma hidrolavadora afim de ajudar na limpesa.

    obrigado pela ajuda.
    A soda deve trabalhar bem com graxa, acho que seu problema é ferrugem encrustada. Tenta ir numa loja de produtos químicos e se informa no que seria bom para desencrustar. Sei que algumas retíficadoras colocam o bloco fechado em uma máquina que fica circulando um produto quimico sob pressão.
    Já tentou aqueles aditivos comprados em autopeças para limpeza? Mas tem que ser coisa boa, pois tentei colocar um porcaria que não resolveu nada no meu motor. Derrepente até algum produto desemgripante seria melhor.

  • #4
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    limao

    Nao sei se vou falar bobagem, mas limao rosa(limao vinagre), e' muito bom para tirar ferrugem, so nao sei se no caso do motor, pode ser colocado.
    Se puder, tape a saida da galeria e encha com limao, e deixe agir por alguns dias.

  • #5
    Usuário Avatar de klaus motta
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    Companheiro vc mediu o cabeçote?diminuição na altura tb gera aquicimento.Outra opnião leva na retificae pede para abrir as canaletas.tentar com produtos caseiros não vao dar certo e ainda pode acabar de ferrar seu motor.
    Abraços
    Klaus

  • #6
    Usuário Avatar de edwint
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    acido muriatico?

    o mateial que se encontra dentro das galerias, parece ser um tipo de barro, misturado com ferrugem, sera que acido muriatico, funcionaria bem? as donas de casa usam este acido p/ limpar pedras e retirar o exesso de cimento nos pisos.

  • #7
    Também estou com problema de aquecimento no meu BF-161.
    A temperatura sobe mais depressa do que subia antes, e não raro ultrapassa o meio da escala, ficando lá em 3/4. Comunmente também chega no Q (quente). O cabeçote foi rebaixado uma ninharia recentemente, apenas para corrigir um empeno - que deve ter sido o que ocasionou queima da junta de cabeçote. Mas eu estou desconfiado da válvula termostática. É possível que ela as vezes abra corretamente, e as vezes não ? Já houve ocasiões em que assim como subiu, a temperatura também desceu sem explicação. Se fosse entupimento a temperatura nunca desceria desse modo, certo ?

    Estive pensando... coloquei um litro de Paraflu há uma semana. Será que o Paraflu é capaz de desentupir grandes crostas... se for este caso ? Como posso acessar e testar a válvula termostática ?

    Abraços a todos...

    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    o mateial que se encontra dentro das galerias, parece ser um tipo de barro, misturado com ferrugem, sera que acido muriatico, funcionaria bem? as donas de casa usam este acido p/ limpar pedras e retirar o exesso de cimento nos pisos.

  • #8
    Usuário Avatar de edwint
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    Wink

    Estive pensando... coloquei um litro de Paraflu há uma semana. Será que o Paraflu é capaz de desentupir grandes crostas... se for este caso ? Como posso acessar e testar a válvula termostática ?

    Abraços a todos...[/QUOTE]

    A unica forma que eu conheço pra testar a valvula termostatica, é a seguinte:

    1- vc deve tira-la do cabeçote, vc vai perceber que ela devera estar fechada, quer dizer que esta na posição correta p/ temperatura fria,

    2-coloque a valvula, numa panela com agua deixe aquecer, quando a agua estiver fervendo (100graus), vc verifica se ela esta aberta. a medida que ela esfria devera fechar novamente, sem trancos.

    na duvida, vc troca pq nao custa muito caro.

  • #9
    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    Estive pensando... coloquei um litro de Paraflu há uma semana. Será que o Paraflu é capaz de desentupir grandes crostas... se for este caso ? Como posso acessar e testar a válvula termostática ?

    Abraços a todos...
    A unica forma que eu conheço pra testar a valvula termostatica, é a seguinte:

    1- vc deve tira-la do cabeçote, vc vai perceber que ela devera estar fechada, quer dizer que esta na posição correta p/ temperatura fria,

    2-coloque a valvula, numa panela com agua deixe aquecer, quando a agua estiver fervendo (100graus), vc verifica se ela esta aberta. a medida que ela esfria devera fechar novamente, sem trancos.

    na duvida, vc troca pq nao custa muito caro.[/QUOTE]

    Na época que meu BF começou a esquentar, retirei a válvual termostática. Isso já faz uns 15 anos, e moro na serra gaúcha. Nunca mais me incomodei. Acho mais confiavel trabalhar sem ela em um motor tão velho. Se fosse reinstala a válvula, antes eu daria um banho químico no motor para retirar toda sujeira que viesse a comprometer o funcionamento da mesma.

  • #10
    Usuário Avatar de klaus motta
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    Companheiro tem que levar o cabeçote na retifica para medir se esiver abaixo da medida vai ferver,Não adianta nada colocar aditivos.
    att
    klaus

  • #11
    Usuário Avatar de edwint
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    e quanto a limpeza das galerias internas? nenhuma sujestao?

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
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    Não corra riscos

    Tratamento químico no bloco e/ou cabeçote deve ser realizado por profissionais, se o motor está desmontado leve a uma retificadora de confiança. Você poderá danificar as suas peças ou mesmo se machucar.

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