x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de Wladimir-Jeep CJ5-74
    Entrada
    20/05/2009
    Idade
    45
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Reforma de um CJ5 ano 74: o que fazer primeiro, funilaria/pintura ou mecânica geral?




    Caros colegas do Fórum 4x4.

    Tenho acompanhado muitos tópicos sobre diversos assuntos postados pelos colegas usuários aqui no Fórum 4x4. Percebi que muitas dúvidas são esclarecidas e nesse sentido resolvi consultar a opinião de quem estiver interessado em me ajudar.

    No mês passado comprei meu CJ5 ano 1974 () e estou iniciando a fase de reforma do jeep carinhosamente batizado por meu sobrinho como "Gorilla".

    Na verdade o jeep não está em um estado muito lamentável. Vejo aqui no Fórum que muitos colegas restauraram jeeps muito mais difíceis. Com relação a funilaria, o jeep está com a lataria em um bom estado, apenas alguns pontos de ferrugem e um amassado com batida no pára-choque dianteiro e o assoalho esta inteirão mas com alguns pontos de ferrugem. Mas nada que comprometa e me obrigue trocar o assoalho interno. O chassi não tem nenhuma marca de solda e rachadura, está inteiro, não era um jeep de trilha. Com relação a mecânica, ele tem um motor de opala 4cc, câmbio Clark, freios a disco nas rodas dianteiras e a reduzida e o 4x4 estão em bom estado. Sei que será necessário trocar as velas, o carburador, as mangueiras que estão ressecadas, correias e reformar o escapamento que está vazando um pouco de gás dentro do capô. Devo trocar também a boia do tanque de combustível que pifou. As reformas no motor não são muito drásticas apenas coisas mais básicas.

    - Minha dúvida é se devo cuidar da parte de mecânica antes ou fazer a funilaria e a pintura primeiro. Já li aqui no fórum algumas dicas sobre isso, mas ainda estou com dúvidas.

    Será que alguém poderia me contar o resultado de alguma experiência, indicar o procedimento correto ou uma opinião para esclarecer este meu problema?

    Obrigado a todos, Wladimir.

    Imagens do "CJ5 - Gorilla".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gorilla.jpg   -gorilla2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Caro Wladimir,

    Se pretende terminar com o carro em perfeito estado aconselho começar pela mecânica, sempre há um descuido que pode acabar afetando a pintura e sem a parte mecânica também fica mais fácil avaliar o estado geral da lataria. Pelo que entendi não pretende arrancar a carroceria do chassi, por isso aconselho começar pela mecânica, mas se for arrancar a carroceria do chassi começa por ela, tira tudo de lataria, depois mecânica, reformo e remonta a mecânica, depois a lataria. Quando tudo isto estiver pronto aí você vai colocar o cara na trilha, vai riscar, amassar, encavalar o câmbio, entupir carburador e aí começa a outra história.

    Boa sorte.

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro....
    Entrada
    03/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    59
    Posts
    336
    Agradecimentos: 0
    Amigo

    Vou descrever a minha decisão:

    Comprei um CJ5 61, como o seu em boas condições, poderá ver detalhes na minha assinatura.

    Decidi por fazer a reforma de uma vez só, fazendo a reforma geral você vai economizar em Mão de obra e também ficar desmontando o jeep toda hora não é legal.

    O Pomodoro está na TT4 para reforçar o chassi, colocar suspensão de toyota e outros pequenos detalhes. A carroceria esta no funileiro para a pintura. A TT4 vai finalizar a montagem.

    Se tudo correr bem em +- 90 dias ele estará pronto.

    Outro detalhe, pesquise muito, fale com muita gente, faça muitos orçamentos, pois existe muito "porco" no mercado, que se você não ficar atento, gastará muito dinheiro.

    Existe também algumas oficinas que você pode deixar seu jeep de olhos fechados, por exemplo a x4, só que você terá que dispor de muita grana.

    Consulta:
    www.x4aventura.com.br
    www.tt4.com.br
    www.josewal.com.br

    Caso queira trocar idéias: pedro.marques@click21.com.br

    boa sorte.

  • #4
    Usuário Avatar de Wladimir-Jeep CJ5-74
    Entrada
    20/05/2009
    Idade
    45
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Aos colegas Baria e Pedro.

    Nossa realmente vocês foram muito rápidos no gatilho. Esse fórum funciona mesmo para minha alegria.

    Obrigado pelos conselhos. Realmente vou consultar muita gente e orçar o serviço em muitas oficinas.

    Ao que parece o ideal então é fazer tudo junto de uma vez, mesmo que seja em locais separados.

    Infelizmente acho que essa opção vai ficar um pouco difícil pois estou pensando em levar o jipe lá para Indaiatuba onde conheço um cara mecânico que é jipeiro e trabalha com meu pai e se disponibilizou para cuidar dessa parte de mecânica por um preço honesto. Apenas não sei se a pintura será feita lá mesmo. Acho que ele só cuida da parte mecânica.

    De qualquer forma se tiver que escolher, estou inclinado a optar pela parte macânica primeiro.

    - Continuo aguardando novas opiniões.

    Obrigado a todos.

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Idade
    57
    Posts
    379
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Caro Wladimir, parabéns pela bela aquisição.
    Gostaria de sugerir que antes de partir para uma reforma, fizesse uma boa revisão geral, pois pelas fotos que você postou o Jeep está em ótimas condições.
    Ande com ele, faça algumas trilhas para conhecê-lo melhor e identificar as suas necessidades, instale alguns acessórios. Reformas são demoradas e caras, muitas vezes as pessoas desanimam.
    Faça o seu projeto andando no Jeep para depois executá-lo e seja bem vindo.

  • #6
    Usuário Avatar de Wladimir-Jeep CJ5-74
    Entrada
    20/05/2009
    Idade
    45
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    - Obrigado pela dica Marcelo.

    Com certeza isso conta muito. já dei umas voltas nele e quando fui busca-lo vim de Santo André até o bairro da Pompéia onde moro em SP. Foi o maior barato, não vejo a hora de rodar com ele por ai.

    A princípio o que pude perceber foi que definitivamente o marcador de combustível está quebrado e que as marchas estão difíceis para encaixar. Claro que eu não estou comparando com o meu carro que é tudo molinho e suave pra encaixar.

    Mas uma coisa eu percebi e adorei: quando você anda de jipe durante algumas horas e depois vai pegar outro carro fica achando que está dirigindo um kart..... de tão pequeno que fica....e também acaba achando que está dirigindo o carro mais silêncioso do mundo.

    - Juro que nunca mais vou achar meu outro carro barulhento...rsrsrsrsrs.

    Abraços,

    Wladimir
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de EduMendes
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    SP/SP
    Idade
    50
    Posts
    731
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wladimir-Jeep CJ5-74 Ver Post
    - Obrigado pela dica Marcelo.

    Com certeza isso conta muito. já dei umas voltas nele e quando fui busca-lo vim de Santo André até o bairro da Pompéia onde moro em SP. Foi o maior barato, não vejo a hora de rodar com ele por ai.

    A princípio o que pude perceber foi que definitivamente o marcador de combustível está quebrado e que as marchas estão difíceis para encaixar. Claro que eu não estou comparando com o meu carro que é tudo molinho e suave pra encaixar.

    Mas uma coisa eu percebi e adorei: quando você anda de jipe durante algumas horas e depois vai pegar outro carro fica achando que está dirigindo um kart..... de tão pequeno que fica....e também acaba achando que está dirigindo o carro mais silêncioso do mundo.

    - Juro que nunca mais vou achar meu outro carro barulhento...rsrsrsrsrs.

    Abraços,

    Wladimir

    Esquece a pintura.... Se realmente pensa em fazer trilhas, uma boa pintura só vai te dar dor de cabeça.

    Se preocupe com a mecanica e eletrica, isto sim pode deixar voce na mão.

    Abraço
    CJ5 - 1962 - Motor 250s Turbo - Eixos Rockbone - 200% Bloqueado - Wolverine 38" - Guincho Ekron

  • #8
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por Marcelo Cunha Ver Post
    Caro Wladimir, parabéns pela bela aquisição.
    Gostaria de sugerir que antes de partir para uma reforma, fizesse uma boa revisão geral, pois pelas fotos que você postou o Jeep está em ótimas condições.
    Ande com ele, faça algumas trilhas para conhecê-lo melhor e identificar as suas necessidades, instale alguns acessórios. Reformas são demoradas e caras, muitas vezes as pessoas desanimam.
    Faça o seu projeto andando no Jeep para depois executá-lo e seja bem vindo.
    X2

    Faça uma boa revisão, ande, conheça, se divirta e depois elabore um cronograma para a reforma.

    []

  • #9
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1

    Arrow

    Wladimir, ainda sobre orçamentos, tenho uma dica:
    Leve seu CJ pra um checkup geral tb na oficina Super Break, do Mauro Suzuki, que fica na Cursino na zona sul de SP.
    Pessoal e preços honestos, só os caras de lá trabalham no meu Jeep.

    www.superbreakdisk.com.br

    []s
    Caio

  • #10
    Usuário Avatar de Wladimir-Jeep CJ5-74
    Entrada
    20/05/2009
    Idade
    45
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Megadeth.

    - Valeu pela dica parceiro!

    Oficina Super Break (Mauro Suzuki). Vou conferir o site deles e acho uma ótima idéia. Estou mesmo procurando uma oficina de confiânça aqui em SP.

    Tenho um mecânico conhecido que trabalha com meu pai em Indaiatuba mas para falar a verdade eu tenho um pouco de receio do jipe não chegar até lá sem dar problema no caminho. ()
    Por isso acho que uma oficina aqui em SP para fazer um checkup geral vai ser mais correto.

    Ainda mais se o pessoal e os preços forem honestos como você falou.

    Obrigado.

    Wladimir.

    obs: Posso chegar ligar lá e dizer que foi recomendação sua? Assim fica tudo em "Coza Nostra" -

  • #11
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Se a intenção é ter um veículo do qual não pretende se desfazer, eu retiraria a a lata de cima do chassis, verificaria trincos, alinhamento, etc, faria reforços com cintas metálicas na parte de cima e de baixo das longarinas. Sem a lata no chassis, a facilidade de se trabalhar a parte mecânica é muito maior. Primeiro revisaria diferenciais, trocaria retentores, rolamentos, verificaria estado de coroa e pinhão, etc. Instalaria freios a disco, pq, sinceramente, o freio original, não dá. Depois revisaria motor, cambio e reduzida. Depois de terminado todos os serviços que possa fazer com o chassis "pelado" aí eu partiria pra reforma da lata. Sei que tudo isso depende de $$$, mas você ficaria um tempo sem usar o jeep e que quando voltar saberá o veículo que tem na mão... To reformando uma F75 dessa forma... já ta parada há algum tempo, mas priorizei a mecânica e por isso está demorando um pouco mais... sei lá... é uma idéia... abs...

  • #12
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Wladimir-Jeep CJ5-74 Ver Post
    obs: Posso chegar ligar lá e dizer que foi recomendação sua? Assim fica tudo em "Coza Nostra" -
    Claro! Sem problemas. Só não vá chamá-lo de Japa gay hein... kkkkk

    []s
    Caio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade