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  • #1
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Motor Consumindo óleo mas não fuma




    Pessoal,

    a 3 meses atras em uma trilha entrou água dentro mo motor do meu jeep, opala 6cc alcool.
    Retirei o óleo no mesmo momento e coloquei óleo novo, fui até minha residencia e depois disso pro mecanico, onde foi aberta a parte debaixo do motor e trocada as bronzinas, etc e tal, mas somente a parte debaixo do motor. Troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar.

    rodei 300 km com ele e baixou 2 litros de óleo, esse esta queimado bem preto e fino. Acontece que ele não esta fumando nada, mas perdeu a potencia e esta com um barulho diferente como se estivesse algo preso, abafado...

    O que pode ser?

  • #2
    A água entrou só no carter? Quanto tempo rodou com ela misturada no óleo? Não tem vazamento?
    Se é a álcool não pode ter fuligem preta no escapamento. Já olhou isso?
    Outro detalhe é que o motor a álcool gera um cheiro de azeite queimado quando está começando a fumar. Liga o motor e cheira o gás que sai do escapamento.
    Se não tiver estes sinais, leva em algum mecânico para medir a compressão dos pistões.

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Óleo de motor não evapora, ou cai no chão ou sai pelo escapamento.

    2 litros em 300 km é muita coisa.tem alguma coisa errada aí.Tem certeza que estava no nível ? Checa de novo o filtro, o carter e o escapamento e tb a água do radiador, tem que ser por aí.

    []'

  • #4
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Aparentemente, entrou apenas pelo carter sim, entrou pela vareta de óleo.
    Funcionou uns 5 min com água e óleo juntos.
    Acabei de verificar agora e rodei uns 30 km agora cedo e esta com fuligem preta sim no escapamento.
    e hoje o cheiro de óleo me aompanhou o tempo todo, mas acelerando ele vc nã vê nada fumando....

    grato

  • #5
    Se entrou muita água pode ter ocorrido um calço hidráulico, mas eu chuto que provavelmente seus anéis alinharam.
    Provavelmente vai precisar abrir, mas antes mede a compressão desse motor.

  • #6
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Estou achando que foram os anéis tbém, se fosse calço hidráulico acho que ele nem ia rodar mais, e eu to rando com ele.
    Vou ver se consigo falar com o mec pra ele ver nessa segunda o que pode ter acontecido...
    Queria mesmo uma luz, porque tem sempre mec q fica chutando e trocando tudo, muitas x inclusive coisas que não precisa.

  • #7
    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba Ver Post
    Estou achando que foram os anéis tbém, se fosse calço hidráulico acho que ele nem ia rodar mais, e eu to rando com ele.
    Vou ver se consigo falar com o mec pra ele ver nessa segunda o que pode ter acontecido...
    Queria mesmo uma luz, porque tem sempre mec q fica chutando e trocando tudo, muitas x inclusive coisas que não precisa.
    Acredito que já tenha levado a viatura ao mec, mas de qualquer maneira a primeira coisa que eu faria seria uma inspeção visual nas velas, estão queimadas? encharcadas? é um bom indicativo de óleo na câmara de combustão, e caso esta não seja a causa da perda de óleo, sem vazamento aparente, o óleo só pode estar migrando para o sistema de refrigeração, salvo a possibilidade remota do óleo estar ficando retido no cabeçote.

    Boa sorte.

  • #8
    Usuário Avatar de Elison
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    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba Ver Post
    Pessoal,

    a 3 meses atras em uma trilha entrou água dentro mo motor do meu jeep, opala 6cc alcool.
    Retirei o óleo no mesmo momento e coloquei óleo novo, fui até minha residencia e depois disso pro mecanico, onde foi aberta a parte debaixo do motor e trocada as bronzinas, etc e tal, mas somente a parte debaixo do motor. Troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar.

    rodei 300 km com ele e baixou 2 litros de óleo, esse esta queimado bem preto e fino. Acontece que ele não esta fumando nada, mas perdeu a potencia e esta com um barulho diferente como se estivesse algo preso, abafado...

    O que pode ser?
    Amigo, provavelmente oque ocorreu no seu motor foi que a agua fria ao entrar em contato com os aneis quentes, fez com que os aneis perdessem a tempera, ou seja, o metal perdeu resistencia consequentemente acabaram se desgastando rapidamente, já vi isso ocorrer muitas vezes, e nesse caso uma simples troca de aneis pode resolver o problema, mas cuidado com o "frances"...

  • #9
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Pois é, acho que se eu tivesse feito isso logo no inicio teria resolvido o problema, acontece que fui usando e usando e agora esta batendo saia de pistão, ai to em duvida pois não é barato mexer nesses motores, inclusive tem me passado pela cabeça ir procurando um 4.1 da silverado que ai ja seria injetado e tal, mas roda tantas duvidas sobre usar motor injetado em jeep e em trilhas...... to pra la de confuso sobre o que fazer.... mas queria ir pelo caminho certo pois não ta facil gastar em experiências....

  • #10
    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba Ver Post
    Pois é, acho que se eu tivesse feito isso logo no inicio teria resolvido o problema, acontece que fui usando e usando e agora esta batendo saia de pistão, ai to em duvida pois não é barato mexer nesses motores, inclusive tem me passado pela cabeça ir procurando um 4.1 da silverado que ai ja seria injetado e tal, mas roda tantas duvidas sobre usar motor injetado em jeep e em trilhas...... to pra la de confuso sobre o que fazer.... mas queria ir pelo caminho certo pois não ta facil gastar em experiências....
    Amigo, se está batendo saia de pistão, só a troca de anéis não teria resolvido o seu problema, pois a saia bate normalmente no final do cilindro, onde os anéis não tem contato.
    Agora, faça um orçamento por partes e depois escolha o mecânico.
    Veja preços separados para não levar um susto ou ser passado para trás dos seguintes ítens separadamente:
    Pistões, anéis, bronzinas, retifica de virabrequim (se precisar), bielas (se precisar), retifica das camisas, brunimento, derrepente um reassentamento de válvula...
    As vezes com menos de 1000 pila vc faz toda essa parte, só tem que negociar o restante do valor da mão de obra para desmontar e remontar...

  • #11
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Então, fiz um levantamento das peças e tal e realmente da pra fazer com uns 1000 a 1300, vai depender mesmo de abrir o bendito fruto agora e ver realmente oque preciso trocar.
    Porém estou na grande duvida, faço no alcool ou na gasolina?
    Tenho rodado com ele com gasolina e é outro carro, isso que o motor dele é a alcool.

  • #12
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Como eu já disse, o meu ta no alcool, e não me queixo, tbm moro em Ctba, e mesmo no frio ele vai bem, logicamente, tem que ter todos os acessorios pra alcool: mufla de aquecimento no pé do carburador, afogador, injetor de gasolina (partida no frio), carburador regulado, velas apropriadas, ponto de ignição correto, taxa de compressão adequada. E
    Acho que se o motor é alcool, não da pra passar pra gasolina uma vez que o cabeçote do alcool é mais baixo que da gasolina, não teria como diminuir a tx da compressão.
    Usar gasolina em motor a alcool é mort pro motor, devido a alta tx de compressão a gasolina vai detonar por compressão. No meu caso em dias de mto frio coloca 5 reais de gasolina num tampa de alcool, ajuda bastante sem prejudicar o motor.
    Willys 1957 - vermelho
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    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

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