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  • #1
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Motor Consumindo óleo mas não fuma




    Pessoal,

    a 3 meses atras em uma trilha entrou água dentro mo motor do meu jeep, opala 6cc alcool.
    Retirei o óleo no mesmo momento e coloquei óleo novo, fui até minha residencia e depois disso pro mecanico, onde foi aberta a parte debaixo do motor e trocada as bronzinas, etc e tal, mas somente a parte debaixo do motor. Troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar.

    rodei 300 km com ele e baixou 2 litros de óleo, esse esta queimado bem preto e fino. Acontece que ele não esta fumando nada, mas perdeu a potencia e esta com um barulho diferente como se estivesse algo preso, abafado...

    O que pode ser?

  • #2
    A água entrou só no carter? Quanto tempo rodou com ela misturada no óleo? Não tem vazamento?
    Se é a álcool não pode ter fuligem preta no escapamento. Já olhou isso?
    Outro detalhe é que o motor a álcool gera um cheiro de azeite queimado quando está começando a fumar. Liga o motor e cheira o gás que sai do escapamento.
    Se não tiver estes sinais, leva em algum mecânico para medir a compressão dos pistões.

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Óleo de motor não evapora, ou cai no chão ou sai pelo escapamento.

    2 litros em 300 km é muita coisa.tem alguma coisa errada aí.Tem certeza que estava no nível ? Checa de novo o filtro, o carter e o escapamento e tb a água do radiador, tem que ser por aí.

    []'

  • #4
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Aparentemente, entrou apenas pelo carter sim, entrou pela vareta de óleo.
    Funcionou uns 5 min com água e óleo juntos.
    Acabei de verificar agora e rodei uns 30 km agora cedo e esta com fuligem preta sim no escapamento.
    e hoje o cheiro de óleo me aompanhou o tempo todo, mas acelerando ele vc nã vê nada fumando....

    grato

  • #5
    Se entrou muita água pode ter ocorrido um calço hidráulico, mas eu chuto que provavelmente seus anéis alinharam.
    Provavelmente vai precisar abrir, mas antes mede a compressão desse motor.

  • #6
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Estou achando que foram os anéis tbém, se fosse calço hidráulico acho que ele nem ia rodar mais, e eu to rando com ele.
    Vou ver se consigo falar com o mec pra ele ver nessa segunda o que pode ter acontecido...
    Queria mesmo uma luz, porque tem sempre mec q fica chutando e trocando tudo, muitas x inclusive coisas que não precisa.

  • #7
    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba Ver Post
    Estou achando que foram os anéis tbém, se fosse calço hidráulico acho que ele nem ia rodar mais, e eu to rando com ele.
    Vou ver se consigo falar com o mec pra ele ver nessa segunda o que pode ter acontecido...
    Queria mesmo uma luz, porque tem sempre mec q fica chutando e trocando tudo, muitas x inclusive coisas que não precisa.
    Acredito que já tenha levado a viatura ao mec, mas de qualquer maneira a primeira coisa que eu faria seria uma inspeção visual nas velas, estão queimadas? encharcadas? é um bom indicativo de óleo na câmara de combustão, e caso esta não seja a causa da perda de óleo, sem vazamento aparente, o óleo só pode estar migrando para o sistema de refrigeração, salvo a possibilidade remota do óleo estar ficando retido no cabeçote.

    Boa sorte.

  • #8
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Então, levei sim mas só abrindo mesmo pra saber o que aconteceu e isso é, se abrir vou entrar na do frances "jaque..."....
    Então estou completando o olho e rodando, esta com fuligem preta no escapamento mas fumando mesmo eu não não ao certo, mas reparei esses dias quando o mecanico acelerou que ele deu uma fumadinha, mas pouca coisa.
    Agors estou em duvida, de abrir esse motor e se tiver que retificar tudo vale a pena?? ou espero quebrar de vez?

    Outra coisa que pensei é se tiver que gastar muito não vale a pena colocar o 6cc da silverado que é injetado???

    []s duvidosos o que fazer?????

  • #9
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
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    Pessoal, estou com uma duvida, vou abrir o motor pois o mesmo passou a fumar legal e esta consumindo bastante óleo, então antes que a coisa fique pior vou mexer nele, ocorre que em dois mecanicos que eu levei os dois falaram a mesma coisa, fazer o motor mas usar gasolina e não mais alcool, ou seja usar pistão de motor a alcool, mas trocar a giclagem do carburador e usar gasolina, vale a pena ou uso no alcool mesmo como é original?

    []s

  • #10
    Usuário Avatar de Robertux
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    Se o motor for original a alcool e vc encontrar os pistões, eu retificaria a alcool mesmo, não vejo porque mudar para gasolina, mas o pistão do GM 6cc a alcool está muito dificil de encontrar e quando encontra ta muito caro, mas mesmo assim, se encontrasse eu manteria a alcool porque, aqui na minha região, a diferença vale a pena, em Curitiba eu não sei.
    Abraços Roberto
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Se o motor for original a alcool e vc encontrar os pistões, eu retificaria a alcool mesmo, não vejo porque mudar para gasolina, mas o pistão do GM 6cc a alcool está muito dificil de encontrar e quando encontra ta muito caro, mas mesmo assim, se encontrasse eu manteria a alcool porque, aqui na minha região, a diferença vale a pena, em Curitiba eu não sei.

    pode continuar com alcool usando os pistões mais baratos a gasolina mesmo.
    A diferença da taxa de compressão entre eles, vc tira no cabeçote.

    Se o seu mecanico souber, peça pra fazer o calculo e compensar a taxa de compressão rebaixando o cabeçote. ____OBS: Calcule!!!! Não vá na onde do "tira 2mm que dá!"

  • #12
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    O meu está no alcool, adaptado (rabeixado, glicleus, ponto, etc...) não troco por nada!!!!!
    Acho q vale a pena continuar no alcool.

    Mais uma coisa..... antes de mandar fazer o motor veja se o filtro de ar não esta sujo. O meu estava queimando oleo pra valer (motor novo) fui ver...ele estava puchando oleo pelo sistema de resfriamento do carter (aquelas mangueiras de saem da tampa de valvula), devido a um entupimento na outra mangueira.
    4X4 Brasil Razão: complementado
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

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