Revirando umas revistas velhas, encontrei o catálogo da “Dic Ceppek” norte-americana onde aparecia um kit de suspensão interessante para CJs...
Claro que o as peças não são aquelas que estamos acostumados a encontrar “na esquina”, mas acho que dá para “nacionalizar” ela...
O nome do sistema era “Fly” e era composto de molas únicas com dois jumelos cada, um na dianteira e outro na traseira da mola. Percebi que no lado esquerdo do veículo, havia somente uma barra para estabilizar o eixo, impedindo que ele se deslocasse para frente e para trás, enquanto no lado direito (junto a bola do diferencial) haviam duas barras, iguais as que já vi aqui no fórum, daquelas feitas para evitar o efeito de rolagem do diferencial sobre seu próprio eixo.
Achei tão interessante que pensei na possibilidade de utilização das molas da Bandeirantes (duas lâminas na frente) e aquelas barras que existem na suspensão da Ford Ranger... como as molas da Bandeirantes são mais longas que as do jeep, e mais largas também, acabamos tendo que adaptar e soldar suportes mais largos, para que as molas caibam. Porém, usando este sistema com dois jumelos, acredito que a diferença de cerca de 10cm entre o tamanho do feixe do jeep e do feixe da bandeirantes possa ficar em 5 cm de cada lado (5cm para frente e 5cm para trás), e esta diferença pode ser “absorvida” pelos jumelos, um preso no local original articulado e o outro jumelo preso no local onde antes era o ponto fixo da mola.
E qual a vantagem? Realmente não sei, mas creio que a mola deformando para os dois lados deva ter um trabalho mais uniforme, permitindo que o jeep fique mais macio e (se for possível) confortável (para um jeep, é claro). Além do mais, creio que possibilite um aumento (ainda que pequeno) no curso de suspensão...
Fiz um desenho do que vi, espero que vocês possam entender o esquema e comentá-los...
(já pensou usar dois jumelos articulados por mola? Credo, acho que não daria certo.... hehehe)
Ô Marcos uma vez eu vi um kara que fez isso, não mora aqui em minha cidade. mas lembro que ele fez isso, com jumelos U, ficou muito alto o jeep dele, ele fez o mesmo esquema como vc mostrou no desenho. Esse sistema deve se chamar fly, porque fly eu acho que tem a ver com voar o movimento das molas passa a trabalhar como se fosse as asas de um pássaro que por ventura vôa ... DEVE SER ISSO!
mas os z-boxes estao vinculados aos jumelos articulados?
pois tem gente que usa esses jumelos mas nao instala os z-boxes.
Sim, mas são uma melhoria.
Com os z-boxes deve-se ganhar ainda mais em desempenho da suspensão, pois a limitação da torção do feixe no lado oposto ao jumelo é eliminada ou quase.