Bom dia pessoal, ontem tentei retirar o difusor do carburador para aumentar a passagem de ar, e conseguentemente tentar aumentar a potência do meu motor que hoje roda no GNV/gasolina. Como no Aero Wilys temos 20 HP a mais que o bf161 só com a adição de um cabeçote melhorado com dois carburadores e um escapamento melhor dimensionado, estou tentando obter esses valores com pequenas alterações.
O BF original possui uma entrada de Ø27mm (572mm²), sendo que sem o difusor esse valor passa para Ø40mm (1256mm²). Para um 6 cil eu acho muito pouco esse valor, pois só como exemplo, minha moto com motor de 350 cilindradas tem uma entrada de Ø32mm original e passei a mesma para Ø36mm melhorando consideravelmente a potência.
Sei que essa alteração implica em aumentar a quantidade de combustível jogada para o motor, mas quero fazer testes para deixar esse motor menos travado no GNV.
Na gasolina já tentei aumentar o giclê de Ø1,2 para Ø1,6mm, mas ainda preciso usar o afogador um pouco puchado, e no GNV como só tenho uma entrada do gás no pé do carburador, provavelmente não consigo chegar na mistura correta por causa da baixa vazão.
Outra alteração que já providenciei foi a troca da tubulação original por uma de 2" e também otimizei a saída dos gases do coletor original. Cortei fora o flange de saída do coletor e refiz o escapamento de forma que os gases dos cil 1, 2 e 3 não encontrem diretamente com os gases dos 4,5 e 6 gerando contra pressão dentro co coletor.
Alguém já fez esse motor rodar sem o difusor? Conseguiu uma média de consumo razoável?
Obrigado