x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Retirar o difusor para oxigenar melhor o velho BF161. Alguém já tentou?

Bom dia pessoal, ontem tentei retirar o difusor do carburador para aumentar a passagem de ar, e conseguentemente tentar aumentar a potência do meu motor que hoje roda no GNV/gasolina. Como no Aero Wilys temos 20 HP a mais que o bf161 só com a adição de um cabeçote melhorado com dois carburadores e um escapamento melhor dimensionado, estou tentando obter esses valores com pequenas alterações.
    O BF original possui uma entrada de Ø27mm (572mm²), sendo que sem o difusor esse valor passa para Ø40mm (1256mm²). Para um 6 cil eu acho muito pouco esse valor, pois só como exemplo, minha moto com motor de 350 cilindradas tem uma entrada de Ø32mm original e passei a mesma para Ø36mm melhorando consideravelmente a potência.
    Sei que essa alteração implica em aumentar a quantidade de combustível jogada para o motor, mas quero fazer testes para deixar esse motor menos travado no GNV.
    Na gasolina já tentei aumentar o giclê de Ø1,2 para Ø1,6mm, mas ainda preciso usar o afogador um pouco puchado, e no GNV como só tenho uma entrada do gás no pé do carburador, provavelmente não consigo chegar na mistura correta por causa da baixa vazão.
    Outra alteração que já providenciei foi a troca da tubulação original por uma de 2" e também otimizei a saída dos gases do coletor original. Cortei fora o flange de saída do coletor e refiz o escapamento de forma que os gases dos cil 1, 2 e 3 não encontrem diretamente com os gases dos 4,5 e 6 gerando contra pressão dentro co coletor.
    Alguém já fez esse motor rodar sem o difusor? Conseguiu uma média de consumo razoável?

Obrigado

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    o difusor pelo que entendo é aquele estreitamento que tem no carburador. ele é reposnável por aumentar a velocidade do ar. Este ar em velocidade alta, vai criar uma depressão na tubulação da cuba e vai sugar a gasolina. Se voce tira o difusor, a gasolina não vai sair da cuba. Mesmo que voce aumente todos os gicles, não vai depressão na cuba

Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    o difusor pelo que entendo é aquele estreitamento que tem no carburador. ele é reposnável por aumentar a velocidade do ar. Este ar em velocidade alta, vai criar uma depressão na tubulação da cuba e vai sugar a gasolina. Se voce tira o difusor, a gasolina não vai sair da cuba. Mesmo que voce aumente todos os gicles, não vai depressão na cuba
    Pois é, mas a minha idéia é fazer o motor funcionar melhor no GNV sem o difusor (+ar e + GNV). Na gasolina como eu praticamente não rodo mais e na pior das hipóteses, eu pucho o afogador um pouco para aumentar o vácuo.

Hoje eu vou tentar aumentar p/ próximo de 2mm o furo do giclê e testar. Vai que funciona...
    No GNV vou colocar mais uma entrada no pé do carburador e ver se fica menos manco.

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Ta usando variador de avanço eletronico ? Que distribuidor voce tem ? Só o eletronico adaptado com avanço de outro carro ? Olha as explicações do mestre Sukys sobre esta questão.

Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Ta usando variador de avanço eletronico ? Que distribuidor voce tem ? Só o eletronico adaptado com avanço de outro carro ? Olha as explicações do mestre Sukys sobre esta questão.
    Não tenho variador. Até pensei em comprar um da Tury, próprio para GNV carburado. Mas fiz uns testes no avanço com 5º (original) e depois com 10º a 15º e não mudou praticamente nada em alta rotação. O certo era rebaixar o cabeçote p/ esse motor trabalhar mais taxado no GNV, mas fui ver na retífica e o cara me falou que iria ter que plainar umas 4 vezes a R$55,00 cada limpada. Não sei se vale a pena gastar mais 200 neste motor tão antigo.

Meu distribuidor é original, mas não uso mais platinado. Fiz o esquema do tal Fabricio Nicolini (indutiva) e ficou bom.

Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
    Entrada
    27/02/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimentos: 0
    Rafa,
    Cara vc conseguiu funcionar o motor sem o difusor? Qual foi o resultado? Tava pensando em retira-lo e levar num torneiro e passar ele de 27 para uns 30 mmm. Deve melhorar a performance pelo menos em alta rotação.
    O q acha?
    Abraço

Pois é... como ficou esse história ?

Abraços.

All !!

Fiz uma experiencia deste tipo á algum tempo atrás.
    Retiramos o "difusor / venturi" 27, colocamos duas juntinhas lá na base pra compensar e ficou tudo certo. Deu trabalho foi para acertar a injeção da rápida e da giclagem que tivemos que aumenta-la bastante e usando diversas broquinhas até encontrar uma boa vazão.

O jeep mudou bastante, aceleração mais rapida e puxando bem na arrancada. Porém sempre tem pontos negativos e neste caso foram 2:
    - Alto Consumo e perda de torque;

Do original, para melhorar no dia-a-dia, dá pra usar o difusor 30, perde-se um pouco de torque, mas nada que não seja compensado pela reduzida na trilha.

No seu caso Rafaminc, com o GNV, se retirar o difusor, da mesma forma que na gasolina, terá que encontrar a correta mistura Ar x GNV.

Mesmo assim, no meu ponto de vista, a melhor forma de tirar "algo mais" deste motor que resulte em resposta sem aumentar o consumo, seria de mexer primeiramente na taxa (razão de compressão), para ter o melhor aproveitamento de queima mistura ar x combustivel.

Abraço,
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Agradecimentos: 0
    ........................

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    ........................

Não é só vc Fabiano. tem outros.

[]´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Agradecimentos: 38
    eu trocaria o carburador por um 2E, ai ele vai respirar mais com um fincionamento correto, tenho um ap 1.8 que furei só o primeiro estagio para o gaz ficou um avião, pois quando era tldz no gaz era fraco

eu acho melhor solução, pois como ja disse um colega falta vacuo par puxar a gasol, e se aumentar muito o redutor do gaz tb não dar conta. pois precisa deste vacuo para abrir o kit

carlos sallespickup

Amigo,
    por que perde torque ?

Obrigado.

Citação Postado originalmente por Fabiano Willys CJ5 1959 Ver Post
    All !!

Fiz uma experiencia deste tipo á algum tempo atrás.
    Retiramos o "difusor / venturi" 27, colocamos duas juntinhas lá na base pra compensar e ficou tudo certo. Deu trabalho foi para acertar a injeção da rápida e da giclagem que tivemos que aumenta-la bastante e usando diversas broquinhas até encontrar uma boa vazão.

O jeep mudou bastante, aceleração mais rapida e puxando bem na arrancada. Porém sempre tem pontos negativos e neste caso foram 2:
    - Alto Consumo e perda de torque;

Do original, para melhorar no dia-a-dia, dá pra usar o difusor 30, perde-se um pouco de torque, mas nada que não seja compensado pela reduzida na trilha.

No seu caso Rafaminc, com o GNV, se retirar o difusor, da mesma forma que na gasolina, terá que encontrar a correta mistura Ar x GNV.

Mesmo assim, no meu ponto de vista, a melhor forma de tirar "algo mais" deste motor que resulte em resposta sem aumentar o consumo, seria de mexer primeiramente na taxa (razão de compressão), para ter o melhor aproveitamento de queima mistura ar x combustivel.

Abraço,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem