x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário Avatar de ortiz
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Três Corações/MG e Caraguatatuba/SP
    Idade
    51
    Posts
    477
    Agradecimentos: 0

    Cardan: corrente ou inverter?




    Pessoal mesmo pesquisando não achei uma resposta satisfatória:
    o que vale mais a pena: uma corrente (cabo de aço ou algo parecido) ou inverter a montagem do cardan.
    O cardam esta todo desmontado e será montado agora, então se for pra inverter não dará trabalho algum a mais....
    qual "os contras" de se inverter o cardan?

    grato pela atenção
    Ivan Paulo

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Amigo, desculpe a minha ignorancia mas eu não entendi bulhufas nenhuma do que vc quis dizer com essa sua pergunta, me explique melhor o que vc realmente quer saber. Por favor fiquei curioso pra saber o que vc realmente quis dizer com toda essa historia de corrente ou inverter e bla bla bla bla...

  • #3
    Citação Postado originalmente por ortiz Ver Post
    Pessoal mesmo pesquisando não achei uma resposta satisfatória:
    o que vale mais a pena: uma corrente (cabo de aço ou algo parecido) ou inverter a montagem do cardan.
    O cardam esta todo desmontado e será montado agora, então se for pra inverter não dará trabalho algum a mais....
    qual "os contras" de se inverter o cardan?

    grato pela atenção
    Ivan Paulo
    Depois vou confirmar, mas acho que o meu, o meca montou invertido para não depender do cabo de aço, ou corrente, sem ele está...

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Ivan, pesquise melhor, na minha assinatura tem um tópico com dicas de como utilizar a pesquisa de forma mais eficiente pelo google, dê uma conferida.

    Apenas digitei CORRENTE CARDAN e encontrei um tópico antigo com várias opiniões favoráveis e contrárias sobre este tema: Corrente de segurança no Cardan

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de ortiz
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Três Corações/MG e Caraguatatuba/SP
    Idade
    51
    Posts
    477
    Agradecimentos: 0

    Elmer e pesquisas

    Prezado Elmer,
    eu pesquisei sim (inclusive li as doze ocorrências de resposta qdo vc procura por cardan somente em títulos, pois em muitos topicos começa com um assunto e depois ele se desvia, o que eu não acho ruim........). inclusive vc pode ate verificar que eu solicitei ontem uma retificação do tópico: Torci meu cardam
    isto prova que pesquisei e inclusive pedi a retificação deste tópico porque ao ler completamente achei coisas interessantes sobre barra anti-torção (barra esta que fiz uma pergunta em outro tópico e vc o encerrou antes de obter uma resposta, aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=53433&page=2).
    Sei que manter a ordem nesta bagunça deve ser complicado, mexer com gente dos mais variados tipos pior ainda, mas a minha intenção foi justamente abrir uma discussão de um assunto que "pra mim"não ficou bem claro (se quiser pode ler pra minha ignorância, ou falta de conhecimento ou entendimento, pois seu não entendo quase nada de mecânica e pouco que aprendi foi aqui e com a boa vontade de muitos que tiveram a paciência de responder) .Solicitei inclusive uma explicação "técnica" (prós e contras de se inverter o cardan) pois ate vc mesmo teve esta duvida e se ela foi sanada não foi naquele tópico. Ontem se minha internet não tivesse tão ruim teria ate colocado uma foto que vc mesmo postou (a do gringo com o cardan invertido) e que se encontra neste tópico que eu ja tinha lido e vc me indicou com sua pesquisa. Mas valeu, se a moderação achar que este tópico esta redundante tudo bem, postarei minha pergunta no devido lugar, se este me for indicado.
    há braços
    Ivan Paulo

    ps. se possível restaure as fotos do tópico torci meu cardam, pois o assunto la me interessa bem mais que a posição do cardam.

  • #6
    Usuário Avatar de ortiz
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Três Corações/MG e Caraguatatuba/SP
    Idade
    51
    Posts
    477
    Agradecimentos: 0

    Mauricio

    ola, a questão é a seguinte: vc já reparou a posição do cardam traseiro do jeep willys? Ele fica com a espiga voltada para a frente (cambio, ou seja em caso do cardam cair, o jeep pode realizar um salto com vara ou destruir o seu diferencial traseiro, suspensão e outras coisas. Com isto o pessoal costuma colocar uma corrente que normalmente vai de uma longarina, passando por baixo do cardam chegando ate a outra longarina. Caso o cardam venha a cair ele fica dependurado por esta corrente, não batendo imediatamente no chão. Alguns usam correntes, outro cabos de aço, outros borrachas, uns acham que não se deve usar nada (Bill), outros falam em inverter o cardam, colocando a espiga(ponteira voltada para o diferencial).
    blz?
    há braços
    Ivan Paulo

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Ah tá, agora entendi do q se trata este tópico... Pois bem vamos as minhas consideraçoes, se é que elas mereçam alguma consideração.


    Pois bem, realmente a situaçao do `salto com vara` é um problema sério, ja perdi cardan inumeras vezes e depois de muita batida de cabeça e cruzetas desintegradas cheguei a conclusão de que a correntinha é a melhor opção. Simples, barato, eficiente e prático. Na minha humilde opinião, bem mais fácil do que inverter o cardan ou qualquer outra coisa. Iclusive achei importante instalar uma na frente também, e instalei. Pois bem... apesar do meu pouco tempo como membro desse fórum me acho experiente o suficiente para dizer uma coisa: nem tudo que os gringos fazem deve ser exaustivamente copiado por nós tupiniquins, prova mor é a insistencia deles em motores enormes, pesados e beberroes, pratica que por aqui nao decola e a maioria prefere (e com muito mérito) os motores leves e ágeis com altos regimes de rotacoes. Mesmo eu sendo fã incondicional de veoitões e linguições 6 bocas sei admirar um bom 4cil preparado e bom de braço.

    Sendo assim, a minha opinião é simples e direta: CORRENTE NO CARDAN!


    e fim de papo.

  • #8

    Curioso

    Fiquei curioso tb, será que o cardã invertido causa um desgaste maior na espiga ou luva do mesmo?

  • #9
    Usuário Avatar de ortiz
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Três Corações/MG e Caraguatatuba/SP
    Idade
    51
    Posts
    477
    Agradecimentos: 0

    Mauricio

    Olá colega, no meu caso não irá dar trablho algum inverter o cardam pois, como falei, o mesmo encontra-se desmontado.........
    qto a corrente alguns a condenam por ser mais uma coisa a enrroscar debaixo do jeep e enrroscando ela pode romper-se e perder sua eficiencia........ por isto levantei a possibilidade de copia dos gringos......

    há braços
    Ivan Paulo

  • #10
    Maurício vc. tem umas fotos de como fazer para por estas correntes...isto me interessou.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Fotos não tenho aqui, mas posso postar, porém acho meio desnecessario ja que é só parafusar a correntinha de um lado do chassis passando por baixo do cardan e parafusar do outro lado do chassis, furos pra isso não faltam no seu Jeep.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Fiz um desenho técnico para mostrar em mais detalhes como instalar a corrente. Afffff
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cardan: corrente ou inverter?-corrente.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade