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Tópico: radiador selado

  • #85
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    Bom, sei que as dúvidas aqui foram sanadas e a galera já está selada ( ops! ).
    Porém, como eu tb resolví fazer essa bagaça, acabei documentando os procedimentos e acredito que pra alguém que futuramente possa vir a ter dúvidas, as fotos possam ajudar em algo.

    Primeiramente fui na casa de peças e pedí o reservatório de expansão do Gol G3, pois o bico que foi instalado no radiador seria dessa bitola. Garfei dois suportes do varão da cortina de casa ( que a patroa não leia isso ) pra usar de suporte do reservatório no cofre do motor do Jeep.
    Mandei trocar a colméia do radiador com um especialista aqui do Ipiranga, eliminar o bocal superior e já instalar o bico de saída da água superior.
    Por sorte, meu mecânico na reforma inicial do Jeep, já tinha deixado o T no cano da parte de baixo do radiador, então não tive que ir em busca disso.
    Comprei as mangueiras superior e inferior ( 1 metro de cada ), e as 4 braçadeiras.
    Meia horinha depois, estava colocando água de novo no radiador via reservatório. Muito bacana!

    Seguem as fotos:
    Foto 1 -> Suportes na parede corta-fogo;
    Foto 2 -> Reservatório Instalado;
    Foto 3 -> Ligação da mangueira superior no radiador.
    4X4 Brasil

  • #86
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    Continuando..

    Foto 4 -> Suportes na parede corta-fogo;
    Foto 5 -> Close no reservatório já devidamente conectado;
    Foto 6 -> Instalação no T da mangueira inferior do radiador;
    Foto 7 -> Reservatório.

    []s
    Caio
    4X4 Brasil

  • #87
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    Citação Postado originalmente por megadeth Ver Post
    Continuando..

    Foto 4 -> Suportes na parede corta-fogo;
    Foto 5 -> Close no reservatório já devidamente conectado;
    Foto 6 -> Instalação no T da mangueira inferior do radiador;
    Foto 7 -> Reservatório.

    []s
    Caio
    Boa noite prezado ! comprei hoje um radiador menor para colocar no CJ64, utilizo hoje o sistema de vaso de expansao, similar ao da C-20, quando cheguei em casa eh que percebi que ele eh para o sistema selado, nao tem como colocar uma valvula nele , nao vou trocar porque suas dimensoes sao perfeitas para o que quero, estou ciente do que tenho que fazer mas gostaria de ver suas fotos, como faco para acessa-las ?
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #88
    Não tá dando pra visualizar as fotos megadeth... Se der posta de novo que certamente vai ajudar muita gente.

    Abraço!!!

  • #89
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    É, as fotos se foram... deixa eu ver o que consigo aqui:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos radiador selado-1.jpg   radiador selado-2.jpg   radiador selado-3.jpg   radiador selado-4.jpg   radiador selado-5.jpg  

  • #90
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    O resto das imagens. Acredito estar na mesma ordem de quando eu tinha postado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos radiador selado-6.jpg   radiador selado-7.jpg  

  • #91
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    Bom dia prezado ! obrigado pelas fotos, foram muito esclarecedoras . . . um abraço !
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  • #92
    Caro Jacimar estive em sua cidade de passagem, minha hilux soltou uma mangueira do intercooler e um meca chamado Celso me ajudou. Nesta oportunidade ele me falou deste sistema selado para a hilux q eu não teria nunca mais problemas de aquecimento e a durabilidade do motor seria muito aumentada. O telefone dele é 97446054, entre em contato com ele e pergunta o passo a passo, depois posta aqui. ok.

    PS.: minha viatura é uma hilux sw4 97, até agora não tive o famoso problema de aquecimento, porém não vou arriscar. Fica a pergunta esse sistema para os cjs ficaria bom para a hilux? tenho q mudar alguma coisa no radiador, tamanho etc?
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  • #93
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    Citação Postado originalmente por GalegoFerrari Ver Post
    Caro Jacimar estive em sua cidade de passagem, minha hilux soltou uma mangueira do intercooler e um meca chamado Celso me ajudou. Nesta oportunidade ele me falou deste sistema selado para a hilux q eu não teria nunca mais problemas de aquecimento e a durabilidade do motor seria muito aumentada. O telefone dele é 97446054, entre em contato com ele e pergunta o passo a passo, depois posta aqui. ok.

    PS.: minha viatura é uma hilux sw4 97, até agora não tive o famoso problema de aquecimento, porém não vou arriscar. Fica a pergunta esse sistema para os cjs ficaria bom para a hilux? tenho q mudar alguma coisa no radiador, tamanho etc?
    Bom dia prezados ! GalegoFerrari eu confirmei com o Celso mecânico, ele é amigo de longa data e muito prestativo, conversando com ele sobre essa questão dos sistemas refrigeração, ele me esclareceu porque foi feita essa evolução de sistema de vaso expansão para sistema totalmente selado, até então eu achava que era apenas modismo mas existem vantagens para se fazer a alteração, apenas para refrescar a memória vamos voltar um pouco no tempo :

    Antigamente o motorista toda manhã antes de ligar o carro completava a água do radiador, recolocava a tampa, e andava normalmente, a medida que o motor aquecia, a água expandia e o excesso era jogado fora, mesmo que ele ficasse algum tempo sem completar a água não tinha problema porque o topo do radiador e a tampa ficavam acima do nível máximo em relação ao motor, não havia o risco de uma bolha de ar ficar presa dentro do bloco e criar problema na refrigeração.

    A medida que os projetistas foram melhorando a aerodinâmica e abaixando a frente dos carros, esse sistema já não era adequado e passou-se a utilizar o sistema de vaso de expansão ( parece que é o seu caso ) nesse sistema a água a invés de ser jogada fora ela vai para um reservatório ( abaixo do radiador ) devido a pressão positiva dentro do sistema, a medida que o motor esfria cria-se um “vácuo” ( na realidade uma pressão negativa ) dentro do sistema, e a água do reservatório retorna para dentro do radiador, tudo controlado pela tampa do radiador, o problema é que se houver uma falha na tampa ou uma entrada de ar, o sistema não funciona direito, e o que acontece ? você olha o vaso de expansão para completar a água e ele está normal mas dentro do seu radiador tem ar, podendo queimar a junta de cabeçote e outros problemas . . .

    No sistema selado, o reservatório fica em nível superior ao radiador e motor, a pressão é controlada pela tampa do reservatório e não mais pela tampa do radiador que agora é cega, em caso de problema a detecção é mais fácil, pois, você olha o reservatório e se ainda tiver pelo menos um pouquinho de água, com certeza seu radiador está cheio.

    No meu CJ64 vou mudar de vaso de expansão para selado porque estou trocando o radiador e ele não tem como colocar válvula, infelizmente prezado GalegoFerrari, não conheço a Hilux, talvez alguém do fórum ou o seu mecânico de confiança saiba como fazer a alteração, se você julgar interessante, o Celso inclusive comentou que está com um Pajero na oficina com problema no motor devido a essa questão, espero ter ajudado, quando passar por Ipatinga novamente dê uma ligada, podemos almoçar na Dª Conceição, o restaurante é referência aqui na região, meu nº é 31 9988 4850, boa sorte e um abraço !
    4X4 Brasil Razão: Complemento da resposta
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  • #94
    Caro Jacimar, pelo visto o Celso é mesmo fera, o sistema da minha hilux é mesmo o de vaso de expansão, e ele me explicou q para transformar o sistema em selado tinha q retirar a parte inferior da tampa do radiador, creio q é a tal válvula, tendo esta a função apenas de selar o radiador. Em seguida a mangueira q vai para o vaso de expansão iria para o novo reservatório (gol g3, fiat, etc), e seria instalada uma segunda mangueira mais grossa na saida inferior do novo reservatório direto p/ motor. Na época nossa conversa foi muito rápida pois estava em transito e já haiva perdido mais de 4h de viagem. Acho q lembrei dos passos básicos e seguirei seu conselho e falar com meu mecanico. Agradeço a prestesa e qdo passar por Ipatinga ( cidade muito agradável) te ligo para o almoço.

    PS.: Peço desculpas pela intromissão no tópico dos amigos, e se alguém conhece o sistema da hilux sw4 97 e puder confirmar os passos acima e acrescentar informações eu agradeço,pois minha intenção é não ter q abrir um novo tópico com o mesmo assunto na seção Toyota.

    []´s agradecidos

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