x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50

SPOAr meu CJ5 - Dicas, Conselhos e Opiniões.

Seguinte: meu CJ5 (o Prateado) usa feixes da band, a suspensão tá spUa e os jumelos originais(band). Esse conjunto de suspensão já deu uma boa altura nele comparando com os feixes e jumelos originais.
    A carroceria está montada no chassi com coxins do motor de chevette que medem 5 cm.

O que acontece é que nesse fim de semana montei nele um jogo de pneus MTR 35" e logo de cara percebi que vou ter mexer nessa suspensão .
    A primeira coisa que veio na mente foi SPOA.

Tenho oficina, sou mecânico e tenho um bom mecânico aqui que vai me auxiliar nesse up-grade, já li muito sobre o assunto em vários tópicos aqui do fórum e o que estou precisando no momento é tirar algumas dúvidas antes de fazer essa modificação recebendo dos amigos o máximo de informações pra que eu realize um serviço decente

Gostaria da opinião de quem tem o CJ spOado com eixos originais, fica seguro? fica instável? fica confortável? quero manter os eixos no tamanho original, lembrando que uso rodas 15x10 com -44 de off-set.
    Outro detalhe é sobre a barra de direção, tenho no Prateado a barra da band(munhões também) e pelo que andei olhando me parece que ela vai ficar desprotegida ali na frente do diferencial, é normal?
    Estabilizador, (vai precisar?) se eu usar a barra estabilizadora dianteira da band vai limitar muito o curso de suspensão?? (peço ajuda aos toyoteiros)
    Sobre à posição de amortecedores depois vou dar meu jeito no tamanho e a fixação ideal pra eles.

Pra quem teve paciência de ler até aqui agradeço desde já e conto com a ajuda de todos pra concluir meu projeto.
    Obrigado 8)

[]'s.

Re: SPOAr meu CJ5 - Dicas, Conselhos e Opiniões.

Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Seguinte: meu CJ5 (o Prateado) usa feixes da band, a suspensão tá spUa e os jumelos originais(band). Esse conjunto de suspensão já deu uma boa altura nele comparando com os feixes e jumelos originais.
    A carroceria está montada no chassi com coxins do motor de chevette que medem 5 cm.

O que acontece é que nesse fim de semana montei nele um jogo de pneus MTR 35" e logo de cara percebi que vou ter mexer nessa suspensão .
    A primeira coisa que veio na mente foi SPOA.

Tenho oficina, sou mecânico e tenho um bom mecânico aqui que vai me auxiliar nesse up-grade, já li muito sobre o assunto em vários tópicos aqui do fórum e o que estou precisando no momento é tirar algumas dúvidas antes de fazer essa modificação recebendo dos amigos o máximo de informações pra que eu realize um serviço decente

Gostaria da opinião de quem tem o CJ spOado com eixos originais, fica seguro? fica instável? fica confortável? quero manter os eixos no tamanho original, lembrando que uso rodas 15x10 com -44 de off-set.
    Outro detalhe é sobre a barra de direção, tenho no Prateado a barra da band(munhões também) e pelo que andei olhando me parece que ela vai ficar desprotegida ali na frente do diferencial, é normal?
    Estabilizador, (vai precisar?) se eu usar a barra estabilizadora dianteira da band vai limitar muito o curso de suspensão?? (peço ajuda aos toyoteiros)
    Sobre à posição de amortecedores depois vou dar meu jeito no tamanho e a fixação ideal pra eles.

Pra quem teve paciência de ler até aqui agradeço desde já e conto com a ajuda de todos pra concluir meu projeto.
    Obrigado 8)

[]'s.
    to trocando os sapatos do meu cj e to querendo SPOA mais to com medo pois nao to colocando fe no meu meca,,, oque acha de documentar a sua experiencia?

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Eu tenho um cj5 1960 SPOA com eixos originais, rodas de off-set -30 e pneus BF 295/75 R16.
    Sim fica mais instável, claro, pois aumentou a altura, mas eu achava que ficaria mais instável do que ficou. Em outras palavras ficou melhor que o esperado por mim.
    Como tu tens rodas de off-set -44, espaçadores de 38mm na traseira e pneus 35", acho que podes ficar mais tranquilo... :P

Normalmante sim, ela fica desprotegida. Mas vc pode fazer com que ela fique por cima dos feixes, bastanto fazer duas linguetas ao invés de uma somente. Com isso todas as barras ficam protegidas, pois ficarão por cima dos feixes. :P

Se a rolagem da carroceria te incomoda, coloque uma barra estabilizadora na frente. Sobre reduzir a torção da suspensão, sim, irá reduzir, pois ela é feita justamente pra isso. Mas basta tu fazeres um esquema de desengate rápido para que numa trilha, por exemplo, tu a desconecte, ficando com todo o curso que o SPOA pode te oferecer.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa....

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Maurão, já ajudou até demais no nosso bate papo via msn, obrigado pelo comentário,

Semana passada quando postei o tópico eu tava realmente inspirado pesquisei sobre spoa além do fórum até em sites de busca, mas meu pai não tava aqui pra me ajudar a começar a obra.
    Domingo agora fui numa trilhazinha básica(praia grande) pertinho da cidade, o pneu trazeiro encostou na caixa de roda por duas vezes, mais uma vez senti a necessidade de + espaço entre pneu e carroceria.

Ainda não fiz o serviço, mas to com muitas fotos de band spoada, muitas idéias boas, muito interesse, necessidade de fazer e continuo contando com a colaboração dos amigos.

[]'s.

Usuário
    Entrada
    29/04/2004
    Agradecimentos: 0
    Ô hederi vc só precisa de 250 mil reais? Quê isso se eu soubesse eu te emprestava, mas, agora que eu comprei uma gaiola pro meu passarinho e uma casinha pro meu cachorrinho... Me avisa com antecedência!

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Apenas pra atualizar o tópico, após muita pesquisa, compra de algumas peças e encontrar tempo pra realizar o serviço. Aí está, to chegando nos finalmente, mas ainda falta coisa pra kct.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/al...hp?user_id=729

Esses dias to dedicando meu tempo pra realizar esse trampo, quando tiver tempo pra internet vou atualizar meu tópico no Frota 4x4.

[]'s

Elmer,

Não fica seguro. Vc vai tombar muito fácil.

Soluções:

1- usar espaçador de rodas e virar as rodas deixando o off-set o mais negatico possível (-50%)

2- (ideal) - usar eixos de Rural + rodas com off-set de - 25%

Acontece, mas prepare-se para empenar direto.

Solução: aletrar a geometria e usar hi-steer

Não use barra estabilizadora.

Solução: se quiser conforto, use molas aspirais (saveiro) auxiliando. Além de conforto o carro não fica dando aquelas quebradas de lado, que muito contribuem pra tombamentos no uso de SPOA
    Solução: use-os o mais perpendiculares possível em relação ao chassis (em pé mesmo).

Dianteiros: Ranger traseiros (280 mm de curso)
    Traseiros: F-250 (320 mm de curso)

Todas essas soluções foram testadas no Velociraptor. A suspensão dianyeira ainda é SPOA com auxilio de helicoidais. Não ouví falar ou vi num carro de amigo, com excessão do uso de eixo de CJ com espaçadores e rodas.

[]'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    leovalle, obrigado pelas dicas.

Muita coisa mudou de 1 ano pra cá(o tópico ja fez aniversário), antes eu desconhecia high-steer, e não tinha intenção de usar eixos + largos.

Porém com o tempo fui conseguindo e projetando algumas peças, tais como: eixos largos + espaçadores de roda + high-steer + barra estabilizadora desmontável etc.

Então agora q já to com tudo em mãos comecei a fazer o serviço e novamente andei lendo vários tópicos sobre spoa, body rool, anti-squat, junta cv, eixos f75, estabilizadores, etc. Entre tantos tópicos encontrei esse e resolvi atualizar.

[]'s ainda coletando dicas

O problema está em ler demais.

[]'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem