Postado originalmente por
Guilherme Kyrillos
Amigos, saudações.
Eu TINHA instalado no meu CJ5 um sistema igual ao do Sidney. Filtro de ar de motores a diesel, ligado por mangueira sanfonada a um tubo de fibra de vidro com "chapeuzinho".
Ficou com um visual beleza, MAS ....

1 - o motor ficou sufocado, quando acelerava forte e rápido dava "buraco" e não desenvolvia, mas quando desligava as mangueiras do filtro de ar, FUNCIONAVA PERFEITO.
2 - o elemento filtrante usado é caro pra danar. Por aqui custa algo em torno de R$ 50,00.
3 - Esse filtro, mais especificamente falando, essa "caixa" preta de ferro, nela existe um tubo/cano/passagem coberta com uma tampa de borracha. Não sei pra que serve. No meu caso, servia pra entrar água e molhar o elemento filtrante.
Eu instalei esse filtro de ar por achar que sendo GRANDE passaria mais ar, mas foi ao contrário, FALTAVA AR PRA MISTURAR COM O COMBUSTÍVEL.

CONCLUSÃO: NO MEU CASO, no motor GM151A 4cc, NÃO FUNCIONOU.

ARRANQUEI TUDO e instalei dentro do carro, embutido entre a parede de fogo e o painel, a esquerda da coluna de direção, escondido, bem acima, o filtro de ar usado nos Fiat Uno/Pálio.
1 - NÃO FAZ BARULHO DE SUCÇÃO (PODE ACREDITAR)
2 - ficou protegido da água (só recebe água se houver o suficiente para alcança-lo a cima da linha do painel. (CASO CHEGUE, SAIA NADANDO, POIS O CARRO AFUNDOU)

3 - elemento filtrante bem baratinho R$ 10,00
4 - E O MELHOR, NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA COM REGULAGENS OU ENGASGOS DE CARBURADOR.

5 - usando o filtro de ar "grande", senti muita dificuldade para ter acesso as velas, pois o filtro ficava na frente.
6 - a "caixa" preta é de plático (não vai enferrujar nunca) e custou aqui R$ 40,00.
RECOMENDO

[]s