Eu também tenho um CJ3, e realmente com o motor original dele não dá pra "brincar" de verdade nas trilhas, são apenas 60cvlinhos de potência que infelizmente deixam a desejar...
Na questão de qual motor seria o ideal para ele, poderiamos ficar um mês inteiro aqui discutindo que provavelmente não chegariamos a um denominador comum, pois existe os fanáticos por APs, os fanáticos por V6, por V8, por 4.1, por 4.9, por injeção, por carburação, e assim vai...

NO MEU CASO, resolvi em colocar um 4.1MPFI da Silverado... são 148cv originais,e a diferença de peso (existe) não é muuita coisa não... quanto ao tamanho dele, este sim é um ponto crítico... estou fazendo um "capuzinho" que "entra" pra dentro do jeep, em uns 8cm... na verdade poderia até ser menor mas preferi coloca-lo o mais pra tras/baixo possível, visando uma melhor distribuição do peso...
Outro motor LEGAL

Quanto aos AP´s não posso dizer muita coisa pois até hoje só ví um com este motor, e nem cheguei a andar nele.... mas com certeza não deve ficar ESTÚPIDAMENTE FORTE não... além do mais quando você disse que só trocaria o original por alguma coisa MUITO POTENTE....
Bom, acho que é isso, se tiver mais alguma dúvida quanto ao câmbio, adaptação, etc, pode perguntar pois eu já estou com a mão na massa mesmo (adaptando o meu

[]´s