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Convex Datacenter
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  • #1

    Motorzão ou não ?




    Quando comprei o meu CJ3B, há quase um ano, vários mecânicos me disseram que o estado do motor original era bom e como sou apreciador da originalidade dos jipes, embora sem fanatismo, jurei para mim mesmo que somente trocaria o motor dele, se fosse para colocar um motor muito potente, que realmente fizesse valer a pena o trabalho de trocar o motor, além do custo. Em face do que descrevi, faço algumas perguntas: É realmente necessário trocar o motor, para fazer trilhas pesadas (muito barro, travessias em água profunda, buracos, pedras etc...), como quero fazer ? qual o motor potente mais adequado para adaptar no meu Jipe ? Já me disseram que os AP 2.0 ou 1.8 seriam adequados, já que o cofre do motor é pequeno e o Jipe também, e um AP daria conta do recado perfeitamente. Isto é verdadeiro ? Pensei num FORD 302 ou num DODGE V8. Será que é demais para o CJ3B, ou dá para adaptar ?

    Espero as respostas dos craques deste fórum.

    Grato.

    Everton.

  • #2
    Fala Epiro,

    Eu também tenho um CJ3, e realmente com o motor original dele não dá pra "brincar" de verdade nas trilhas, são apenas 60cvlinhos de potência que infelizmente deixam a desejar...
    Na questão de qual motor seria o ideal para ele, poderiamos ficar um mês inteiro aqui discutindo que provavelmente não chegariamos a um denominador comum, pois existe os fanáticos por APs, os fanáticos por V6, por V8, por 4.1, por 4.9, por injeção, por carburação, e assim vai...
    NO MEU CASO, resolvi em colocar um 4.1MPFI da Silverado... são 148cv originais,e a diferença de peso (existe) não é muuita coisa não... quanto ao tamanho dele, este sim é um ponto crítico... estou fazendo um "capuzinho" que "entra" pra dentro do jeep, em uns 8cm... na verdade poderia até ser menor mas preferi coloca-lo o mais pra tras/baixo possível, visando uma melhor distribuição do peso...
    Outro motor LEGAL pra por no CJ3 são os V6... tanto o 4.2V6 da F250, como o 4.3V6 da S10/Blazer, ou o 4.0V6 da Ranger, sendo este último o mais difícil e $$$ de achar... os V6 são uma boa pedida pois tem um tamanho (comprimento) bastante reduzido, o que implica em menos dor de cabeça na hora de adapta-lo, além da potência que eles desenvolvem (mais de 200cv)... Já os V8, tem mais cavalo que um haras, tem muuiiito torque, porém o peso deles descompensa tudo isso ...
    Quanto aos AP´s não posso dizer muita coisa pois até hoje só ví um com este motor, e nem cheguei a andar nele.... mas com certeza não deve ficar ESTÚPIDAMENTE FORTE não... além do mais quando você disse que só trocaria o original por alguma coisa MUITO POTENTE....

    Bom, acho que é isso, se tiver mais alguma dúvida quanto ao câmbio, adaptação, etc, pode perguntar pois eu já estou com a mão na massa mesmo (adaptando o meu ), dae fica mais fácil...

    []´s

  • #3
    Walter, realmente tenho que concordar contigo de que com o motor original não dá para ir muito longe, veja o que tem me acontecido: Ontem fui dar uma volta de jipe e dei uma acelerada mais forte "um pau" no jipe e comecei a ouvir um barulhão, que parecia uma rajada de metralhadora, sendo que segundo um mecânico que mora perto de casa, um biela foi pro "saco"; dias atrás notei vazamento em algumas juntas do motor, na lateral; o distribuidor é muito antigo e funciona, mas logo vai se entregar; o carburador está problemático etc... OU seja, se resolver consertar tudo isto, são R$ 200,00 daqui, mais R$ 300,00 ali etc..., quando tu vê, gastou mais do que uma adaptação bem feita, que dá mais potência, e facilidade para encontrar peças. Realmente, deixei o meu conservadorismo de lado, e já me decidi a trocar de motor...

    Valeu pela resposta.

    Abraços.

    Everton.

  • #4
    Epiro,
    É isso ae... compensa colocar logo um motor mais novo sim, ainda mais pra faze trilhas HARD...
    Porém não se esqueça que o ga$to não se restringe ao motor..
    Por baixo, pode-se colocar:
    Motor
    Coxim pro novo motor
    Cambio novo
    Uma cx. de transferencia nova vai bem tamém (da band)
    Serviços de torno
    Reforço no chassis
    Molas para aguentarem o novo peso do motor

    E mais algumas coisinhas..
    Mas o importante é não desanimar (eu que o diga hein!!!) !!!!

    []´s

  • #5
    Usuário Avatar de Cícero Franco
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    Motorzão

    Se o motor tá indo pro pau é bom trocar mesmo. O AP 1.8 é excelente. O André, aqui de Floripa, tem um no CJ dele e o bicho anda muuuuito bem. Dá prá botar motores maiores, mas aí é uma encrenca. Tem que trocar a caixa sem nem pensar, pq a caixa do CJ não agüenta o tranco. Se quiseres colocar o 250S (de opala) ou o da Silverado, vais perder espaço dentro, pois tem que deslocar a placa corta-fogo.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #6

    Re: Motorzão

    Citação Postado originalmente por Cícero Franco
    Se o motor tá indo pro pau é bom trocar mesmo. O AP 1.8 é excelente. O André, aqui de Floripa, tem um no CJ dele e o bicho anda muuuuito bem. Dá prá botar motores maiores, mas aí é uma encrenca. Tem que trocar a caixa sem nem pensar, pq a caixa do CJ não agüenta o tranco. Se quiseres colocar o 250S (de opala) ou o da Silverado, vais perder espaço dentro, pois tem que deslocar a placa corta-fogo.

    []s
    Fala Cícero,
    Pelo que ele falow, só iria trocar se fosse por um motor REALMENTE potente.. =D Isso inclui potência (cv) / torque... Sendo assim, um 4.1 ou V6, nem se compara com um AP neh!? O AP precisa de altas rotações para mostrar os seus CV/Torque, enquanto estes que eu citei precisam de bem menos..
    Com o detalhe que o AP tem a tal correia do comando de valvulas, que é um ítem bem sensível e se chegar a estourar em uma trilha.... um abraço pro gaitero...

    []´s explicativos...

  • #7
    Esqueci de falar do famoso e elogiadíssimo GM 6 cilindros, mas acho que as considerações feitas acima valem para este motor também, só não sei exatamente qual a potência e torque deste motor...

  • #8
    Citação Postado originalmente por Epiro
    Esqueci de falar do famoso e elogiadíssimo GM 6 cilindros, mas acho que as considerações feitas acima valem para este motor também, só não sei exatamente qual a potência e torque deste motor...
    Epiro,
    O 4.1 vem a ser o próprio GM 6cc.. =DDDD
    Que tanto pode ser Injetado ou Carburado...
    No meu caso (MPFI) é injetado e tem 148cv originais, que já foram aumentados um pouco com o uso do alcool como combustível, e daki uns tempos com a troca do chip de potência...

    []´s

  • #9
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Epiro,

    Meus 2 centavos ...
    Eu acho que qualquer motor original de jipe, quando abre o bico, deve ser trocado sim por um motor mais moderno. Nestas andanças minhas pela vida, percebi que a questão de motorzinho ou motorzão é uma questão mais regional. Na minha cidade todo mundo adora o AP, mas na cidade aqui do lado onde o meu outro CJ esta sendo reformado, 250S é café pequeno...

    Acredito que voce tem duas opções:

    Se o seu Jeep, não for seu único veiculo, se voce for usa-lo em trilhas, passeios de final de semana, ou eventuais viagens, sugiro um motorzão 6 canecos. Ele vai te dar torque absurdo em baixa rotação que é o ideal para vencer qualquer obstaculo nas trilhas, mas por outro lado vai beber... Mas como voce nao vai usa-lo no dia a dia, tudo bem!

    Se o Jeep é tb o seu veiculo do dia a dia, eu sugiro um AP. Este motor é forte, economico, muito elastico, com peças abumdantes e fácil de concertar. Voce vai rodar de jeep, como se estivesse andando em qualquer outro carro VW. Voce nao vai fazer feio nas trilhas, mas pode esperar que vai ter que exigir um pouco mais do motor e da embreagem em alguns obstáculos. ( baixo torque em baixo giro )

    Em ambos os casos, opte por motores modernos, mas não esqueça antes de verificar os preços e a disponibilidade de peças para reposição. Para voce ter uma idéia eu tava afim de colocar o V6 da GM. Até achei um por um preço legal, mas desisti quando fui num mecanico e vi uma Grand Blazer parada, problema na hélice do motor que custaria só ela 800.00 latinhas.

    Outra coisa a ser levada em conta... Todo motor que voce for colocar, vai exigir um tanto de adaptação. Uns mais outros menos, mas todos vão. Compute muito bem isso, pois voce verá que o preço do motor é apenas o começo.

    Antes que voce pergunte, no meu jipe que esta reformando aderi ao Powertech 4.1 MPFI mesmo. Pelos motivos que citei anteriormente. É forte, tem torque em baixa, é moderno, é injetado, custa barato, tem peça facil e o consumo é toleravel uma vez que não vai ser meu carro do dia a dia. Se voce quiser saber mais da diferença entre ele e o de opala, visite... http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=312

    Espero ter ajudado, e não complicado, mas a dica é essa, primeiro descubra para que e como voce vai usar seu jeep, depois escolha o propulsor....

    []'s Powertecados e Injetados...
    Gustavo

  • #10
    Gustavo, valeu a resposta, que foi muito elucidativa.

    Abraços.

    Everton.

    Obs: não esquece dos meus adesivos, pois quero divulgar este excepcional fórum, sem dúvida nenhuma o melhor do Brasil !

  • #11
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Citação Postado originalmente por Epiro
    Gustavo, valeu a resposta, que foi muito elucidativa.
    Abraços.
    Everton.
    Obs: não esquece dos meus adesivos, pois quero divulgar este excepcional fórum, sem dúvida nenhuma o melhor do Brasil !
    Amanha mesmo estará no correio, 8)
    Fico feliz que tenha gostado de nosso fórum! Seja bem vindo!!!
    []'s
    Gustavo

  • #12
    Usuário Avatar de Cícero Franco
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    Motorzão

    Pessoal

    Vão no site http://trilha4x4.com.br/. Entre em Soluções 4x4, Motores e no artigo "Motores de jipes ou adaptaveis em jipes". Ali estão os dados técnicos de vários motores que se pode usar em jipes.

    Sempre vale as dicas apresentadas neste debate: qual o uso e a disponibilidade de $ para manutenção.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

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