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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Velocimetro Radioativo




    Parece loucura, mas é isso mesmo. Pesquisei na web para verificar como devo proceder a recuperação de um velho velocimetro militar de jeep 1942. A tinta utilizada para que os numeros e ponteiros brilhem contém radium-226.

    Parece que nos avioes militares antigos e alguns relógios antigos também tem esse material...

    segue link:

    http://www.g503.com/forums/viewtopic...dec98906116449

    http://www.angelfire.com/electronic/...ad/gauges.html

  • #2
    Não será fácil de achar, devido o elemento radioativo.

    Mas antigos relojoeiros podem ter um resto de tinta. Procure aquele famoso velhinho que ainda concerta carrilhão mesmo estando a 30 anos aposentado!

    Apesar da radioatividade ser baixa, foi constatado contaminação em pessoas que usavam relógios com esse elemento por muito tempo. Por isso, sugiro que você busque as novas tintas. Você não deixará de ganhar placa preta por isso.
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  • #3
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    A fácil....

    procura cobalto e mói ele e gruda com super-bonder no velocimetro vai ficar um azul bonito...
    pena que vc num vai viver muito tempo para poder admirar tanto ahuahuahuauhauhauhahua


    considerando que é um veiculo primeiramente feito rpa levar "os buchas de canhào" pra morrer, podia ser radioativo, o banco ser só de ferro que num tinha erro ahuauhaua


    Bom agora a solução séria...

    Colorgin tem uma tinta chamada FOSFORESCENTE em spray, caso vc queira uma tinta reagente à luz negra ou led UV vc usa a tal da LUMINOSA

    Fosforecente só existe num verde bem parecido ai dos jeeps e a LUMINOSA existe azul e vermelho


    5 fotos do que fix usando máscaras e tintas colorgin:

    desenhei todo o fundo do velocimentro do voyage sport que tinha (instrumentos do GTI) no Illustrator, criei uma máscara preta e depois utilizei os sprays e pintura de impressão a lazer preta por cima, ficou aceitável (fotos ruins eram deo meu antigo palm)

    Barra de luz negra e reator (não pode deixar a luz negra em "campo visível"pois ofusca sua visão a noite)


    PS - iluminação do relogio com leds vermelhos e isso não é aqueles kits que vendem na internet que ficam horriveis... a cor meio roxa é que a camera é muito ruim mesmo
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #4
    Usuário Avatar de Dodger
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    !!!

    Vai ver que é por isso que agente num encontra mais ninguém que mexa com instrumentos mais antigos. Morreu tudo...

    No mercado Livre tem ua infinidade de tintas para painel de carros, fluorescentes, fosforescentes, reativas a luz UV(negra)-leds, etc vermelha, verde amarela, et, etc, etc, é prato cheio pra tuneiro, mas pode muito bem serem usadas na restauração de intrumentos antigos.

    Eu mesmo comprei uns leds pra restaurar a iluminação do painel do meu Maverick que tava pra lá de apagada, agora falta comprar estas tintas para os ponteiros que ficam muito pouco visiveies a noite. Ficou legal sem ficar tuning. tem foto ai do que fiz no painel do maveko.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Velocimetro Radioativo-painel-com-leds.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Pessoal, nao estou querendo colocar o mesmo tipo de tinta e nada parecido. A reforma se resumiu em zera o hodometro e lubrificação dos mecanismos. Vou deixar original e sem alterações.

    Postei como curiosidade e informação no forum. Até pq o que menos me interessa são coisas brilhando no painel do jeep.
    4X4 Brasil

  • #6
    Fabiano,

    Brincadeira em!!!!!

    Justo agora que consegui um relojoeiro de Chernobyl!!!!!!!!!!

    Tinha até falado com o pessoal de Angra-1!!!!!! Tava tudo acertado!!!!


    Abraços!!!!!
    Emoticon verde radioativo pra vc:
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL Ver Post
    Pessoal, nao estou querendo colocar o mesmo tipo de tinta e nada parecido. A reforma se resumiu em zera o hodometro e lubrificação dos mecanismos. Vou deixar original e sem alterações.

    Postei como curiosidade e informação no forum. Até pq o que menos me interessa são coisas brilhando no painel do jeep.

    O negocio num é enfeitar painel, mas sim conseguir saber a que velocidade vc está, a temperatura do motor e quanto tem de gasolina no tanque quando tá escuro. Pq tem uns paineis que a noite ficam só decorativos, pq vc num enxerga bost@ nenhuma, como no caso do meu Maverick.

  • #8
    Relojoeiro de Chernobyl...soh posso dar risada...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH... agora se não tivesse sido trágico aquele acidente daria mais risada..

  • #9
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Quem quiser postar piadinhas este é o lugar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=21


    Participo de forum internacionais de veiculos miliatares e esse assunto da recuperação de velocimentros e radium é levado a sério. Há preocupação com material pré-existente que pode contaminar quem manusear na desmontagem... quem souber ingles, leia os links ue postei lá acima.

    Como tb uso o 4x4brasil como ferramentea de pesquisa e NUNCA vi isso mencionado aqui, postei esses links.

    Pena que aqui no pais tupiniquim levam tudo na brincadeira.

    Solicitarei aos moderadores a retirada deste post, caso persista assuntos alheios ao postado.

  • #10
    Fabiano,

    Acordou com o pé esquerdo nessa Sexta-Feira 13? Que bom que no nosso país levamos na brincadeira. Assista uma palestra do Daniel Godri e verá que os gringos pesquisam para saber como o povo brasileiro é tão animado!!!

    Voltando o assunto:
    Ele emite radiação alfa, beta e gama. A alfa e beta não atravessam pela tampa de vidro do instrumento. A radiação gama que passa através do vidro e é facilmente detectado por alguns metros. Em 30 cm a radiação é normalmente 30 vezes menor do que a superfície do instrumento.

    Para comparação, a radiação na face do relógio é de 0,5 mR / h. Em 30 cm, a radiação é inferior a 0,03 mR / h. A uma distância de 2 metros, a radiação é difícil de distinguir da normal. Na maioria dos casos não há nenhuma razão para estar preocupado.
    Estes dispositivos não devem ser desmontados ou ter o vidro removido.

    Caso quebre o vidro, coloque ele em um saco plástico e veja com a secretaria de meio ambiente onde jogar fora. Os velocimetros não devem ser guardados em grande quantidades (20 ou mais). A quantidade de radiação emitida é relacionada com a quantidade de tinta e não com a idade ou o tamanho do velocimetro.
    Comece o dia sorrindo: http://geekcats.com

  • #11
    Usuário Avatar de MARCELO VITARA SUBMARINO
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    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL Ver Post
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    Participo de forum internacionais de veiculos miliatares e esse assunto da recuperação de velocimentros e radium é levado a sério. Há preocupação com material pré-existente que pode contaminar quem manusear na desmontagem... quem souber ingles, leia os links ue postei lá acima.

    Como tb uso o 4x4brasil como ferramentea de pesquisa e NUNCA vi isso mencionado aqui, postei esses links.

    Pena que aqui no pais tupiniquim levam tudo na brincadeira.

    Solicitarei aos moderadores a retirada deste post, caso persista assuntos alheios ao postado.
    O revoltado boa sexta proce!!!
    PAJERO FULL 3000 V6 GLS B 3 D - SUBMARINO (M/T, MUD 33", ARB DIANT)
    TRACKER SILVER SUB (Da patroa)
    EX TROLLER T4 RED SUB / EX VITARA SUBMARINO


  • #12
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL Ver Post
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    Pena que aqui no pais tupiniquim levam tudo na brincadeira.

    Solicitarei aos moderadores a retirada deste post, caso persista assuntos alheios ao postado.
    Se for assim vamos ter que remover todos os tópicos daqui do forum.

    Debater o assunto como se estivessemos numa roda de conversa de amigos é uma coisa, desvirtuar completamente o assunto do tópico é outra.

    Desculpe, sou meio intolerante a chatice. Já chega nosso dia a dia repleto de chatices que temos que engolir sorrindo.

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