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  • #1

    Problema sério com suporte do feixe




    Pessoal

    To com um problema sério. Quando recebi o carro em casa, depois de ter feito serviço de molas, vi que tinham soldas entre os berços das molas e o chassis. Ao perguntar sobre isso, o moleiro disse que o chassis tava rachado e que fez uma solda mais ou menos porque tinha fio elétrico passando perto e que la eles não faziam esse serviço, etc, etc, etc.

    Bom, o problema é esse dos dois lados do jeep, o pior e o lado direito (foto).

    Pergunta. Resolve somente com solda? Precisa colocar algum reforço? Que tipo de solda, elétrica? Isso é normal quando os jumelos são mais altos?

    Detalhe: comprei o jeep a 6 meses, nunca fiz trilha, tem barra estabilizadora, não senti o jeep jogar. Provavelmente o problema já estava lá e eu não vi. Corri risco? Qual.

    Agora só ta soldado pelo lado de fora, mas assim que começar o ano que vem eu tenho que fazer o serviço!!!

    Abraços

    Use ctrl+ para dar zoom
    Imagens Anexas -img_0955.jpg -img_0956.jpg 

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    em 1º lugar, com esse tamanho da foto, NÂO dá para ver !

    em 2º lugar, procure o tópico refoprço de chassis.
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  • #3
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    em 1º lugar, com esse tamanho da foto, NÂO dá para ver !

    em 2º lugar, procure o tópico refoprço de chassis.
    Em 1º lugar, tive que diminuir tamanho da foto pra fazer o upload mas como ela tá com boa resolução dá pra aumentar pelo zoom. Pressione Ctrl e a tecla +.

    Em 2º vou procurar.

    Em 3º lugar alguém tem mais alguma opinião?

    Obrigado

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Bom , mesmo com crtl + não dá para ver.

    É o seguinte:

    os suportes de jumelo costumam fraturar em volta do material base de suporte do chassis, na aba alargada.

    Soldar simplesmente é um reparo temporário, para vc poder levar ao local adequado.

    O certo é remover a barra de tração, suspender o chassis (jeep) e colocar em cavalete, soltar a mola, remover o jumelo, remover o suporte de jumelo furando os rebites e depois removendo os cordões de solda (NÃO use talhadeira, use esmeriilhadeira com disco de corte de 1mm de espessura, que corta a solda como se fosse manteiga). Com isso, procede a limpeza completa com remoção dos cordões de solda temporários, escovamento e aplicação do ferrox.

    Enquanto isso, vc corta o material de reforço, que pode ser uma tira de aço 1010-1020 de 1/4" e comprimento do parachoque traseiro a uns 20 cm à frente da linha do suporte de jumelo. Vc vai posicionar, marcdar os furos que eram dos rebites e fazer a furação para montar tudo junto.

    Vai ter que colocar um suporte vertical entre a aba de cima e a de baixo do chassis, que pode ser um pedaço deste material de reforço da longarina.

    Outra opção é colocar uma cantoneira em L entre as abas, verticalmente. São 2 pedaçõs pequenos, e de qualquer forma, tanto este perfil em L quanto o pedaço de chapa 1/4" deve ficar de pé, entre os rebitas do suporte do jumelo, mas mis para a borda das abas. Cuidado para não colocar perto demais dos furos pois vc, depois de furar e soldar tudo, ainda vai colocar parafusos allen substituindo os rebites que removeu.

    Se vc poder usar um cano de aço passante por dentro dos olhais dos suportes de jumelo para alinhar os mesmos no momento da solda ... é conveniente.

    NÂO SOLDE com os allen no lugar. Use outros parafusos para alinhar tudo antes de mandar cordão de solda. Só depois de tudo frio, vc coloca os allen, e com trava química.

    Depois, é com o wash-primer e a pintura. Uma verdadeira cirurgia.

    Tempo estimado de trabalho: 2 dias.
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  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    1 - Opa, a dica do Ctrl+ eu não sabia, mesmo assim a foto não está nítida...

    2 - Procure o tópico citado pelo Mestre Leopoldo, lá tem várias informações sobre os pontos que surge trincas no chassi do CJ e sobre como reparar.

    3 - Esse jumelo alto é o causador de todo problema.

    []'s e boa sorte

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    elmer, faça isso (ctrl + ou ctrl -) mesmo em qualquer página da internet, mesmo a do forum ... vc vai se divertir.
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  • #7
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Bom , mesmo com crtl + não dá para ver.

    É o seguinte:

    os suportes de jumelo costumam fraturar em volta do material base de suporte do chassis, na aba alargada.

    Soldar simplesmente é um reparo temporário, para vc poder levar ao local adequado.

    O certo é remover a barra de tração, suspender o chassis (jeep) e colocar em cavalete, soltar a mola, remover o jumelo, remover o suporte de jumelo furando os rebites e depois removendo os cordões de solda (NÃO use talhadeira, use esmeriilhadeira com disco de corte de 1mm de espessura, que corta a solda como se fosse manteiga). Com isso, procede a limpeza completa com remoção dos cordões de solda temporários, escovamento e aplicação do ferrox.

    Enquanto isso, vc corta o material de reforço, que pode ser uma tira de aço 1010-1020 de 1/4" e comprimento do parachoque traseiro a uns 20 cm à frente da linha do suporte de jumelo. Vc vai posicionar, marcdar os furos que eram dos rebites e fazer a furação para montar tudo junto.

    Vai ter que colocar um suporte vertical entre a aba de cima e a de baixo do chassis, que pode ser um pedaço deste material de reforço da longarina.

    Outra opção é colocar uma cantoneira em L entre as abas, verticalmente. São 2 pedaçõs pequenos, e de qualquer forma, tanto este perfil em L quanto o pedaço de chapa 1/4" deve ficar de pé, entre os rebitas do suporte do jumelo, mas mis para a borda das abas. Cuidado para não colocar perto demais dos furos pois vc, depois de furar e soldar tudo, ainda vai colocar parafusos allen substituindo os rebites que removeu.

    Se vc poder usar um cano de aço passante por dentro dos olhais dos suportes de jumelo para alinhar os mesmos no momento da solda ... é conveniente.

    NÂO SOLDE com os allen no lugar. Use outros parafusos para alinhar tudo antes de mandar cordão de solda. Só depois de tudo frio, vc coloca os allen, e com trava química.

    Depois, é com o wash-primer e a pintura. Uma verdadeira cirurgia.

    Tempo estimado de trabalho: 2 dias.
    Valeu Leopoldo

    Acho que o mais difícil disso é achar alguem que faça esse serviço por aqui. Insisti no tópico porque queria ver algo mais espcífico pro meu caso que só quebrou a parte debaixo do chassi, bem ao redor da base do suporte. Muito obrigado pela dica e um bom final de ano para todos!

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