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Cardan dianteiro - muito inclinado

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  • 29/09/2004, 13:31
    leopoldo
    Re: Informação adicional
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET
    .........neste caso, será que nao dá pra colocar molas limitadoras como no caso das suspensoes "conta-ativas"? colocando uma mola mais resistente e mais reta sobre o feixe para avitar um arqueamento exagerado (quando a mola vai pra curso muito para baixo), assim a mola vai oferecendo resistencia gradual ao alongamento de curso quando a suspensao for "para baixo", ficando sem atuação quando for solicitada "para cima", tipo no desenho que fiz:

    Observe que entre a "contra mola" e o feixe, tem um "calço" para distanciar uma da outra ok?


    Caro ET........... nada a ver.................

    Esse sistema que você desenhou é justamente para outra coisa:

    É para reforçar a mola.

    Veja nessa página da rancho :

    http://www.gorancho.com/products/loadcontrol.stm#Lev


    E

    Suspensão ativa é outra coisa......um tanto mais complicada que uma simples montagem de molas.

    Agora....... contra-ativa?????? :roll:

    Não estou familiarizado com este conceito.

    Explique!
  • 29/09/2004, 14:14
    equipeminas4x4
    suspensão
    Me fala uma coisa, se temos ângulo aceitável de cardan, curso de amortecedor de sobra, pra que limitar o curso para baixo????
    Não entendi??

    []´s
  • 29/09/2004, 14:38
    Wallace
    Re: suspensão
    Citação:

    Postado originalmente por equipeminas4x4
    Me fala uma coisa, se temos ângulo aceitável de cardan, curso de amortecedor de sobra, pra que limitar o curso para baixo????
    Não entendi??

    []´s

    Talvez não seja o caso, mas tal para não tombar...
    É por isso que usamos guinchos para fechar as suspensões em inclinações...
  • 29/09/2004, 16:13
    leopoldo
    Re: suspensão
    Citação:

    Postado originalmente por equipeminas4x4
    Me fala uma coisa, se temos ângulo aceitável de cardan, curso de amortecedor de sobra, pra que limitar o curso para baixo????Não entendi??[]´s

    Caramba ! voces não lêem direito?

    eu escreví : pensar = avaliar a necessidade.

    Pois pode ser que mesmo com o amortecedor no comprimento correto, pode-se extrapolar o angulo de trabalho do cardan ou o angulo de trabalho dos pivos de direção na condição limite. Além do mais, quem disse que nessa montagem o amortecedor estará certo ou com curso correto ?

    É por isso que tem que ser pensado todos os itens que estão "amarrados" juntos

    INCLUSIVE FLEXÍVEIS DE FREIO,

    senão voce arruma um treco e estoura outro !
  • 29/09/2004, 16:38
    Mauro B.
    1 Anexo(s)
    Oi pessoal, desculpem a demora! :D

    Citação:

    Postado originalmente por Wallace
    Desfazer a solda não é recomendado.
    O melhor é cortar o tubo do eixo, girar e soldar com reforço interno.
    É mais complicado, dá mais trabalho, mas não deixa ainda mais frágil o metal junto à solda original.

    É verdade, refazer uma solda acaba deixando mais frágil... :? Porém eu nunca soube de um cj que teve algum problema desses por causa dessa solda aí, mas... :) Wallace, vc já viu algum cj que deu problema por causa desse trabalho de refazer a solda nessa região???

    Ah, na realidade, para ficar mais fácil, acho que o pessoal costuma fazer o corte apartir da lateral interna da solda original, como mostra o desenho que fiz abaixo. :D

    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Realmente não precisa de tudo aquilo, e eu faria só um dispositivo bem mais simples para poder angular por igual os 2 munhões.

    Bah leopoldo, tu falou isso numa hora oportuna! :D Quero ver se nesse verão eu giro os munhões do meu cj5! Fala mais detalhes desse dispositivo aí!!! Não sei se esse assunto interessa pro pessoal daqui desse tópico, já que ninguém disse nada (até agora), então, se preferir, pode ser em pvt mesmo...! :wink:

    []'s
  • 29/09/2004, 16:41
    Elmer_Jeep
    claro que interessa :D
    Leopoldo se for postar o coment por favor que seja aqui mesmo. 8)
  • 29/09/2004, 16:56
    leopoldo
    soldas e outras cozitas
    Mauro,

    Eu cortaria no cordão mesmo afinal ZTA por ZTA.....tá toda aquela area afetada mesmo!

    Não gostaria de fazer emenda em cima de outro cordão.

    Sobre o RIG, eu usaria um dispositivo feito de ferro quadrado estrutural 50x50x5mm.

    Dependendo do caso,

    poderia ser um dispositivo preso ao suporte dos grampos das molas dianteiras, que fosse um pouco mais largo que a largura correspondente à externa dos munhões externos.

    Ai poderia fazer um suporte soldado numa base, presa a este barramento preso à suspensão.

    Nesse suporte, faria uma base rotativa e ajustável com um transferidor(poderia ser de plástico mesmo), para cada lado e faria um acoplados ao munhão externo.

    Pode ser pelos parafusos do spinner (manga de eixo)

    Algo assim. O segredo é fazer algo que permita girar angularmente as esferas. O chato é o angulo de trabalho da superfície de encaixe do spinner não é 90º em relação ao suporte.

    Quando fiz os meus eixos, o torneiro fez um RIG mas para o eixo ser trabalhado numa mesa. Preciso ir à sampa pegar esse dispositivo.
  • 01/10/2004, 18:26
    MARCOS NASCIMENTO CJ5
    Ja que foi colocado em questão, quanto ao inclinamento do cardã dianteiro gostaria de esclarecer outra duvida, :idea: se por exemplo vc invertece a posição do suporte das molas colocando assim os jumelos na frente como no jeep bandeirante nao resolveria o problema da inclinação tanto do cardã quanto do munhão???? :wink:
  • 01/10/2004, 19:03
    leopoldo
    inversão.
    Caro colega,

    O projeto original do jeep (USA) é assim mesmo. Jumelo na frente. Mesmo nos antigos CJ's americanos CJ5 e 7. Isso prolonga a vida da luva do cardan. O nosso é que é invertido.

    Só no novo jeep americano, que vem com molas helicoidais a coisa mudou. Mas interessante, lá nos USA eles mudam para o nosso padrão - o invertido- para deixar a suspensão mais macia.

    Mas respondendo diretamente a sua pergunta, não....não faz diferença no ângulo do cardan.

    MAS......contudo.....entretanto:

    veja bem.......

    Mantendo os centros dos parafusos em relação ao chassis, ou seja, a mesma cota.

    O que quero dizer é que para fazer isso você não pode colocar o suporte fixo da mola - esse original do jeep que fica junto ao parachoque dianteiro- na parte do jumelo, pois ficaria muito alto e consequentemente pioraria o ângulo.

    Teria que usar o suporte da mola traseira.


    Portanto, preste atenção......

    quanto mais se distancia do chassis o olhal traseiro da mola, pior para o cardan.
  • 03/10/2004, 00:07
    Mauro B.
    Re: soldas e outras cozitas
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Eu cortaria no cordão mesmo afinal ZTA por ZTA.....tá toda aquela area afetada mesmo!

    Acho que se cortar bem no cordão corre-se o risco de não soltar o bojo, porque a solda sempre "come" o material pra todos os lados.... Talvez seja por isso que haja alguma preferencia por cortar um pouquinho mais pra dentro, para garantir a soltura(!)...sei lah! :lol: Mas concordo contigo que seria melhor não fazer outra emenda em cima de outro cordão.... :wink:

    []'s
  • 28/06/2005, 13:28
    Marcio Vargas
    Re: soldas e outras cozitas
    Este foi ressucitado lá do fundo do baú.


    Citação:

    Postado originalmente por Mestre leopoldo

    Eu cortaria no cordão mesmo afinal ZTA por ZTA.....tá toda aquela area afetada mesmo!

    Não gostaria de fazer emenda em cima de outro cordão.

    Sobre o RIG, eu usaria um dispositivo feito de ferro quadrado estrutural 50x50x5mm.

    Dependendo do caso,

    poderia ser um dispositivo preso ao suporte dos grampos das molas dianteiras, que fosse um pouco mais largo que a largura correspondente à externa dos munhões externos.

    Ai poderia fazer um suporte soldado numa base, presa a este barramento preso à suspensão.

    Nesse suporte, faria uma base rotativa e ajustável com um transferidor(poderia ser de plástico mesmo), para cada lado e faria um acoplados ao munhão externo.

    Pode ser pelos parafusos do spinner (manga de eixo)

    Algo assim. O segredo é fazer algo que permita girar angularmente as esferas. O chato é o angulo de trabalho da superfície de encaixe do spinner não é 90º em relação ao suporte.

    Quando fiz os meus eixos, o torneiro fez um RIG mas para o eixo ser trabalhado numa mesa. Preciso ir à sampa pegar esse dispositivo.


    Vc tem fotos deste dispositivo?
    Poderia dar mais detalhes da fabricação deste gabarito?

    Estou pensando em fazer um destes...

    [ ]'s ressucitadores de topico...
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