Pouca gente sabe que o distribuidor dos motores Continental Go Devil
(4 cil) e dos BF161 (6cil) viram ao contrario da maioria dos motores.
Se vc tirar a tampa do distr. desses motores e pedir ao Zequinha que
dê partida vc notara que o rotor (cachimbo) vira anti-horário. Na maioria
dos motores de projeto mais moderno o sentido de rotação do distribuidor
é horário. E eu com isso ? deve estar se perguntando o colega jipeiro.
É o seguinte: quando se pensa em modificação para deixar o jipe ainda mais
confiável uma das coisas que vem a cabeça de todo jipeiro é a eliminação
do platinado. Com a instalação de ignição eletrônica se ganha em confiabilidade,
praticidade (pois nesse sistema a manutenção é quase zero) e, principalmente, pode-se
fazer uma vedação muito eficiente do distribuidor sabendo-se que não será
preciso mexer no mesmo por muito tempo.
Só tem um probleminha: a maioria dessas adaptações usa (como ñ poderia deixar de ser)
o distribuidor do Chevrolet Opala c/ ignição eletrônica e esse distribuidor trabalha no
sentido horário. Ou seja, quando se acelera o motor e a rotação sobe, o ponto de ignição
ao invés de adiantar, atrasa. Isso se traduz em um funcionamento que não é 100%
redondo, não aproveitamento da potência total do motor, gasto de combustível
desnecessário etc...
Qual a solução? O distribuidor dos veículos Monza trabalha anti horário, igual
aos nossos Jeeps, é só usar um desses na adaptação e estamos resolvidos.