Postado originalmente por
Paulo Sabra
Jeferson,
Bem Vindo ao Fórum.
Todos que aqui estão, começaram como você, perguntando muito e pesquisando na internet sobre Jeep. Cronograma de Fabricação, motorização etc...
Em 1954 o CJ-3B começou a ser fabricado no Brasil, antes eram importados;
Em 1955, a Willys do Brasil, recebeu novas estampas e começou a fabricar o modelo CJ-5;
Em 1957, iniciou-se a fabricação do Jeep com 80% da nacionalizção das peças;
Em 1959, foi substituido o motor "Hurricane" Americano pelo BF 161 6 Cil em linha 2600 cc, 90 HP a 4.400 rpm, torque apróximado de 18,6kgfm, totalmente nacional, fabricado em Taubaté/SP;
Em 1960, foi modificado o modelo das caixas de rodas traseiras, que antes eram oval e passou a ter o formato trapezio;
Em 1968, a Ford comprou a fabrica da Willys e passou o Jeep a recer a denominação de Ford Willys;
Em 1976, o valente motor BF 161, foi substituído por um mais moderno, o Ford OHC 4 cil. 90 HP 2400 cc, e novo câmbio de 4 marchas;
Em 1981, entra no mercado o Motor movido à álcool;
Em 1983, encerra-se a fabricação do Jeep no Brasil.
Eu não me lembro quem mencionou a utilização do motor GM do Opala, mas hoje os companheiros jipeiros vem utilizando de uma versatilidade enorme e os motores mais usados para susbtituir os antigos são os GM do Opala e o AP.
Boa sorte.