
Postado originalmente por
Elmer_Jeep
Vamos lá.
VINÍCIUS: por mais que o cabeçote tenha sido rebaixado a camara do OHC é bem funda. Se as válvulas empenaram é porque estavam abertas... se estavam abertas havia uma condição totalmente favorável pro combustível sair pelos dutos de escapamento... Ou seja, essa desculpa está muito esfarrapada. Como disse o Sukys, calço hidráulico não empena válvulas, pois pra haver o calço as válvulas tem que estar fechadas e o líquido(agua/combustivel/oleo) não tem por onde sair daí os pistões se chocam com esse líquido presente na camara de combustão e pode ocorrer quebra de anéis, quebra da canaleta dos pistões, empenamento ou quebra das bielas e em ultimo caso (que nao é nada raro) quebrar o bloco.
Resumindo, seu motor devia estar fora de ponto e ocorreu o contato dos pistões nas válvulas... que estavam abertas quando o pistão chegou ao PMS (ponto morto superior).
João Henrique: como expliquei acima é perfeitamente possível as bielas empenarem por conta de um calço hidráulico independente de qual seja o liquido em excesso presente na camara de combustão. Se a peneira de óleo estava entupida isso prejudicou a lubrificação das partes móveis, mas se a biela empenou foi calço hidráulico mesmo.
ZYKÃO: Vc deu sorte, também já vi alguns motores levarem bastante tranco estando "calçados" e não aconteceu nenhum dano, mas a maioria sofre grave consequencias.
[]'s