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  • #1
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Motor ratiando...um mistério!!




    Boa noite!!

    Hoje fui instalar um CD Player no Jipao. Saí normal de casa com ele, e no caminho, em uma arrancada, eu percebi que o jeep tava ratiando um pouco. Não parei, fui direto pro eletricista.

    Enquanto o cara instalava o radio, eu ia fazendo o teste nas velas pra ver qual cilindro nao estava funcionando, e percebi que era o 6°!!!

    Com o jeep na marcha lenta, tirei o cabo do 6° cilindro, e a marcha lenta nao mudou. Apenas aproximei a ponta do cabo na vela, cerca de 1cm, e a centelha pulou , e a marcha lenta ficou normal. Encostando o cabo na vela, o problema voltava. Ou seja, só funcionava a distancia.

    Cheguei em casa, tirei a vela, tava enxarcada de óleo. Coloquei outra, o problema persistiu. Troquei o cabo, e nada!!! Fuçando daqui e dali, o problema resolveu em parte, parou de falhar na lenta, mas acelerando ainda dava uma ratiada.

    Passei a vela do cilindro 3 pro cilindro 6 e vice versa....agora é o terceiro que tá falhando (mesmo sintoma quando era o sexto!!)

    Já troquei de vvela e cabo de novo, e não pára!!

    Só pra desencanar se era ou não o cabo, quando o sexto cilindro tava falhando, eu cheguei a colocar os cabos do motor do Opala 4.4L que tenho parado aqui, cabos Accel 8.8!!! E nem assim o problema parou!!

    O que pode ser??????


    PSs:

    Motor BF161
    Cabos novos (Finaparts 8.0mm supressivos)
    Velas Bosch
    Tampa de distribuidor nova;
    Rotor novo
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    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
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  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Ninguém??

    Fiz o teste lá d novo, agora são 2 cilindros que só funcionam se o cabo tiver a 1cm de distancia da vela!!
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  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Mistério lucas.
    Veja se a sequencia dos cabos está correta e se não tem marca de fuga de corrente na tampa.
    Como falta pouco para teu 4.4 ficar pronto , tuchos na vela podem evitar uma troca de anéis por algum tempo.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Mistério lucas.
    Veja se a sequencia dos cabos está correta e se não tem marca de fuga de corrente na tampa.
    Como falta pouco para teu 4.4 ficar pronto , tuchos na vela podem evitar uma troca de anéis por algum tempo.
    João, eu já tirei os cabos todos e já pus de novo, e tá tudo certo!!! Já coloquei uma tampa reserva e nao adiantou.

    Sei lá, eu tô achando que é o cabo!!


    Alex, acredito não ser o distribuidor, mas aceito qualquer dica de teste a ser feito la!

    ABrss..
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  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Bom, vamos por partes!!

    Agora pouco fui lá no jeep, liguei a criança e tava falhando mesmo...1° e 3º cilindro so funfava quando aproximava o cabo da vela.

    Bem, testei [quase] tudo que vcs imaginarem. Olhei o cabo de aterramento, dica do nosso amigo Fabil, mas o problema não era la.

    Então, parei e pensei. Depois tirei a vela do 1 e 3 cilindro, e troquei com o 2 e 5, respectivamente. Liguei, o motor continuava falhando, mas agora era o 2 e o 5 cilindro que falhava. Pela lógica, cheguei a conclusão que eeram as velas!!!

    Tirei as velas do 2 e 5, medi a resistencia..deu algo em torno de 1.5ohms. Peguei outras velas que tinha parado aqui, deu mais de 100ohms...como achei a diferença brutal, coloquei as de 100!!

    Motor redondo, voltou ao normal, mas não sei por quanto tempo ele vai ficar assim.

    Aproveitando pra acabar de testar, dei uma esgoelada no coitado aqui no quintal, e não abriu o bico. Agora ele está na garagem quietinho, só esfriando, em cima de 2 pedaços de madeira de uns 30cm de altura cada um!!

    Amanhã vou sair com ele a noite, e faço o teste final!!

    PS.: Peguei o rotor do motor do opala que tá aqui, e pelo que me parece ele é resistivo. Coloquei ele no lugar do que usava, e vai ficar lá agora!! bom que ajuda no rádio!! hehe


    []'s já providenciando $$ para um jogo de velas novas!!
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  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Pode ter formado carvão entre o eletrodo central e o corpo da vela e matou a mesma. Muito comum em motores 2T ou 4T queimando óleo.
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  • #7
    Usuário Avatar de alexvale2001
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    ...
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    Uma vez o Xico tb tava com algo semelhante! O mexanico mexeu no distribuidor que, mesmo sendo novo, tava bixado!!

    Boa sorte!

  • #8
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    Olá ! já vi os tópicos sobre injeção, um dia chego lá . . . se você vai partir para a ignição eletrônica, certifique-se que o kit que vai comprar tenha os avanços centrífugo e a vácuo, muitos vendedores de lojas conceituadas não pensam duas vezes antes de afirmar que determinado kit é totalmente funcional mas nem sempre o são, relatei em outro tópico que eu instalei no CJ58 da minha exposa um kit que ela comprou no ML, feito em BH a partir do distribuidor do Fusca ( que também gira ao contrário ) e ficou perfeito, no meu CJ64 veio um distribuidor feito a partir do Opala ( que gira no sentido convencional ) e ficou sem os avanços, um dia fui à oficina do Ivan em Coronel Fabriciano e ele - que é Jeepeiro desde sempre - inverteu a mesa do distribuidor e passei a ter pelo menos o avanço centrífugo, melhorou mas não chega aos pés do CJ de minha exposa . . . por isso penso muito no Motor Spice ! um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #9
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Ola Jacimar, essa do avanço eu nao sabia, mais tem uns que garanten que os dois avavanços funcionam, foi bom vc me lembrar, vou ver isso , mais o 58 e 4 cilindro ? e o que era fabricado na America , que usa a lataria do M38a1, aqui na regiao tem um desses parado ha 20 anos , ja tentei comprar ele mais o dono e eu nao chegamos a um acordo $$$$ heheh, mais valeu vou pequisar bem pra ver se pego uma igni;cao boa .

    obrigado.

  • #10
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    Bom dia prezado ! quando ela comprou a ignição eu ajudei a escolher, no próprio anúncio o vendedor fazia questão de dizer que era feito a partir do distribuidor do Fusca, foi bem tranquilo . . . o Jeep dela é 58, caixa de roda redonda e tudo, e no documento consta cinquenta e poucos cavalos, sendo que o BF são noventa . . . parece que em algum momento da vida dele trocaram o motor para o BF e colocaram a caixa de 4 marchas, ficou um conjunto muito bom, qualquer coisa é só falar, um abraço !
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  • #11
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Bem Jacimar vamo continuar essa proza , eu olhei com o vendedor dos ters que eu estava em vista , so um me comfirmou o funcionamento dos dois avanços, esse ai o Ignição Eletrônica Jeep 6cc Rural 6cc Maverick 6cc - R$ 400,00 no MercadoLivre mais os otros dois um disse que so o a vacuo funciona o outro nao deu a resposta ainda, mais eu to no griloe com essa bobina , e Marflex o meca aqui vizinho disse que trocou a dele por uma Bosch por que num tava bom, vai ver o dele nao funciona os dois avanços, ou essas Marflex e ruin mesmo??

  • #12
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Bem Jacimar vamo continuar essa proza , eu olhei com o vendedor dos ters que eu estava em vista , so um me comfirmou o funcionamento dos dois avanços, esse ai o Ignição Eletrônica Jeep 6cc Rural 6cc Maverick 6cc - R$ 400,00 no MercadoLivre mais os otros dois um disse que so o a vacuo funciona o outro nao deu a resposta ainda, mais eu to no griloe com essa bobina , e Marflex o meca aqui vizinho disse que trocou a dele por uma Bosch por que num tava bom, vai ver o dele nao funciona os dois avanços, ou essas Marflex e ruin mesmo??
    Eu to com o amigo Jacimar

    Se é pra gastar, gasta direito e DIS nele.. Arranca o distribuidor fora e acaba com o problema.. Esse R$ 400,00 desse distribuidor vai acabar saindo muito mais que isso, se for colocar uma bobina, tampa e rotor (bosh).. A caixinha é recon, pois senão me engano não se acha mais novas para vender.

    Alem de tudo isso ainda corre o risco de ficar pior doque estava, por causa das curvas de avanço, etc..

    Agora é so pesar na balança os prós e contras.

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

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